Representante do grupo Toyota no segmento de veículos premium, a Lexus deverá ampliar seu portfólio de SUVs em breve com lançamento de inédito modelo compacto. Em teasers divulgados recentemente, a marca confirmou para o próximo dia 5 de junho a apresentação oficial do crossover e atiçou a curiosidade do público com detalhes sobre o design. Além disso, revelou qual será o nome da novidade: LBX.

O codinome segue exatamente o padrão de nomenclatura adotado pela Lexus em SUVs, com combinações sempre terminadas em X. No portfólio da empresa, o modelo cumprirá papel de entrada e, portanto, ficará posicionado abaixo do UX. Detalhes técnicos ainda não foram fornecidos, mas tudo indica que o modelo tomará como base a plataforma GA-B do Toyota Yaris Cross vendido na Europa, cuja estrutura é sustentada na arquitetura TNGA.

Lexus LBX 2024 - Teasers

Levando em conta que o equivalente da Toyota mede 4,20 metro de comprimento e 2,56 metros de distância entre-eixos, o LBX não fugirá dessas medidas. Para efeito de comparação, o irmão UX - posicionado logo acima - mede cerca de 4,50 metros e 2,64 metros, respectivamente.

No design, imagens adiantadas pela própria Lexus revelam faróis pontiagudos e bem integrados ao para-choque, além de lanternas interligadas na traseira com assinatura luminosa bastante chamativa. Outra foto vazada revela o modelo de perfil e antecipa todo o design lateral e dianteira de forma mais clara.

Sob o capô, são esperadas as mesmas opções de motorização do Yaris Cross. Ou seja, motores 1.5 aspirado a gasolina de 125 cv e 1.5 com sistema híbrido e 116 cv. Neste último caso, há opção de tração nas quatro rodas. O câmbio no Toyota pode ser manual de 6 marchas ou automático do tipo CVT.

O lançamento acontecerá no próximo mês de junho, com vendas logo na sequência. O mercado europeu será o principal a ser alcançado. Por lá, o LBX 2024 brigará com outros SUVs premium como Audi Q2 e Mini Countryman.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com