Primeiras impressões Hyundai Santa Fe 2019 - Novo visual, maior e revitalizado

– Seoul, Coréia do Sul

Com as distrações das Olimpíadas de Inverno e minha primeira vez dirigindo um carro movido a célula de combustível, você deve pensar que testes um novo SUV foi a parte menos interessante da minha viagem a Coréia do Sul. Mas depois de passar um dia inteiro pela estradas com ocasionais paradas para comer peixe, ficou vem claro que o novo Santa Fe é algo excitante. 

A Hyundai está baixando o segmento do Santa Fe, o movendo para concorrer com Toyota RAV4 e Honda CR-V. Mesmo assim, o Santa Fe 2019 é maior que a geração anterior em qualquer medida: 7,9 cm a mais no comprimento, 6,6 cm no entre-eixos e mais 1 em largura. 

Hyundai Santa Fe 2019 - Primeiras impressões
Hyundai Santa Fe 2019 - Primeiras impressões

Para mudar um pouco mais, enquanto o Santa Fe será lançado com apenas duas fileiras e cinco lugares, será oferecida uma variante "Santa Fe XL" em 2019, com sete lugares. Ao menos nos Estados Unidos, esta variante será equipada com motor 2.2 turbodiesel. Algo disso faz sentido para alguém além do pessoal da Hyundai? Não sei, mas vamos rodar nele agora. 

Infelizmente, meu teste não revelou nada sobre o conjunto mecânico para o mercado americano. Isso pois os carros testados usavam o 2.0 turbodiesel, de 180 cv e 40,4 kgfm de torque, que não será vendido nos Estados Unidos. Ao invés, teremos o 2.4 com 185 cv e 24,6 kgfm com gasolina, ou o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 44,2 kgfm. Todos os três tem câmbio automático de 8 marchas. 

O turbodiesel que eu dirigi não será oferecido aos americanos, mas meu senso diz que o Santa Fe será melhor com o mot...