O tão esperado SUV compacto da Toyota para o mercado brasileiro enfim foi revelado pela fabricante. Apresentado na Indonésia, o Toyota Yaris Cross é um modelo diferente da variante vendida na Europa, produzido com uma plataforma mais simples, design inspirado tanto no Corolla Cross quanto no RAV4 e com um porte maior do que seu primo europeu. Este será o carro que a empresa irá produzir em Sorocaba (SP) a partir de 2024.

Derivado da nova geração do Yaris, o Toyota Yaris Cross não é tão próximo assim do sedã (o hatchback não trocou de geração na Ásia), ao menos visualmente. O seu design mistura elementos de diversos carros da fabricante, como Corolla Cross, RAV4 e até o Highlander vendido nos Estados Unidos. A frente é formada por uma grade trapezoidal um tanto largo considerando o tamanho do carro. Os faróis são bem angulares, com uma linha em LED na parte superior, enquanto as luzes de neblina ficam emu ma posição vertical.

O perfil mostra como é um carro um tanto quadrado. A lanterna, em formato de losango é parecida com o do RAV4, porém sem a barra cromada. Por outro lado, a Toyota divulgou uma foto do interior, mostrando que seguirá um pouco do estilo do Yaris na versão sedã, mudando pequenos detalhes como o acabamento. Terá equipamentos como painel de instrumentos digital  de 7 polegadas e uma central multimídia com tela flutuante de 10,1 polegadas. Entre os equipamentos, a marca lista 6 airbags, controle de estabilidade, monitor de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico e sensor de estacionamento.

Toyota Yaris Cross (Ásia)

Construído com a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA do Corolla e Corolla Cross, o Yaris Cross terá um porte um pouco grande para o segmento. São 4.310 mm de comprimento, 1.770 m de largura, 1.615 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. Isto o deixa no meio do caminho entre o Hyundai Creta (4.300 mm) e o Honda HR-V (4.330 mm).

IMG-20230515-WA0021

Para o mercado asiático, a Toyota anunicou duas opções de motorização. A mais básica é o 1.5 a gasolina de 106 cv e 14 kgfm de torque, combinado a uma transmissão manual de 5 marchas ou uma automática do tipo CVT. As versões mais caras contarão com um sistema híbrido, combinando o motor 1.5 de 80 cv com um elétrico de 90 cv. A fabricante não deu mais detalhes sobre esta motorização, nem mesmo a estimativa de consumo. Segundo a mídia local, o Yaris Cross ainda receberá uma outra variante híbrida posteriormente, com o chamado e-Smart Hybrid, que usa um propulsor elétrico para mover o carro, deixando o motor a combustão para trabalhar como gerador de energia.

A Toyota já se prepara para produzir o Yaris Cross no Brasil. A fabricante anunciou um investimento de R$ 1,63 bilhão em suas fábricas em Porto Feliz e Sorocaba, com a previsão de lançar o carro em 2024. Oficialmente, a empresa não confirma que será de fato o SUV, afirmando que será um “modelo compacto” com uma motorização híbrida-flex. Porém, fontes ligadas à marca confirmam que será o Yaris Cross.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com