Nova Toyota Tacoma 2024 antecipa a próxima geração da Hilux
Feita para o mercado norte-americano, picape média conta até com versão híbrida
A Toyota apresentou sua nova estratégia para o segmento de picapes médias. A Hilux é o modelo mais vendido do mundo desta categoria, mostrando a sua importância para a marca. Para os EUA, a empresa tem outra caminhonete, a Tacoma, que é praticamente uma prima da Hilux e que, nesta nova geração, será ainda mais próxima do modelo global, compartilhando plataforma, mecânica e até mesmo parte do design – apesar que a Hilux fará sua estreia somente em 2024.
A separação entre a Toyota Hilux e Tacoma é uma questão de tradição, pois é vendida nos Estados Unidos, Canadá e México há 30 anos. Mesmo que estivesse ficando velha, a versão anterior ainda era muito popular, emplacando 237 mil unidades nos EUA em 2022, o suficiente para liderar o segmento com folga – a segunda colocada foi a Chevrolet Colorado, a versão gringa da S10, com 89 mil unidades.
Para criar a Tacoma, a Toyota passou a utilizar a plataforma TNGA-F, uma variante da arquitetura modular feita para veículos com carroceria sobre chassi, presente em modelos como Tundra e Landcruiser. Utiliza materiais mais leves, como aço de alta resistência e tem uma rigidez torcional maior do que a anterior, além de usar métodos de produção mais eficientes. Seu centro de gravidade é mais baixo, aproveitando o uso de paineis de alumínio na carroceria. Também permite a adoção de uma suspensão traseira independente do tipo multibraços, que estará nas versões mais caras da Tacoma.
Seu design é exatamente o que vimos em imagens de registro no Brasil, com uma frente mais ousada ao adotar uma grade octagonal bem comprida e mais fina, para dar espaço para uma segunda entrada de ar no para-choque. Os faróis pequenos abusam dos LEDs e estão posicionados acima de uma peça plástica que imita outra passagen de ar (porém, é fechada). Sua carroceria é bem musculosa e cheia de vincos, principalmente nas laterais da parte dianteira e da caçamba. A traseira tem uma lanterna vertical bem fina.
A cabine traz toda a tecnologia que a Hilux estava devendo. Tem um painel de instrumentos digital de 12,3 polegada nas versões mais caras, enquanto as mais básicas usam um cluster menor de 7 polegadas. A central multimídia pode ser de 8 polegadas ou 14 polegadas, dependendo da configuração, e ambas utilizam o novo sistema que foi introduzido na Tundra, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e respostas mais rápidas. Pode contar até com retrovisor digital, mostrando a imagem de uma câmera traseira.
A adoção dessas telas fez com que a Toyota desenhasse um interior com uma proposta diferente, abusando das linhas retas e do formato retangular para a tampa do porta-luvas, saídas de ar e a moldura da área onde estão os controles do ar-condicionado. Até o volante tem um centro um pouco quadrado, com comandos grandes. Se a Hilux adotar um visual semelhante, passará uma sensação de ser bem mais moderna.
O grande destaque está sob o capô. A Tacoma estreia uma motorização híbrida, combinando um motor 2.4 turbo a gasolina com um propulsor elétrico de 48 cv, entregando uma potência combinada de 330 cv e 64,3 kgfm de torque. É alimentado por um conjunto de bateria de apenas 1,9 kWh, bem pequena e pouca coisa maior do que a de 1,3 kWh do Corolla Hybrid. A Toyota não revelou ainda a estimativa de consumo para esta versão. As configurações abaixo usarão o mesmo 2.4 turbo, nas variantes de 231 cv e 33,6 kgfm; 273 cv e 42,8 kgfm; e 282 cv e 43,8 kgfm. Poderá ter transmissão manual de 6 marchas ou automática de 8 posições.
A Hilux também contará com uma versão híbrida, uma antiga promessa da Toyota, que diz que todos os seus veículos terão ao menos uma variante eletrificada. Porém, não deve ser exatamente a mesma motorização da Tacoma, pois a Hilux ainda aposta em motores diesel na maioria dos mercados onde atua. A parte elétrica deve ser acoplada ao 2.8 turbodiesel, reduzindo suas emissões e melhorando a eficiência energética.
A nova Toyota Tacoma começará a ser vendida na Estados Unidos ainda em 2023. No caso da Hilux, a fabricante indicou uma apresentação entre 2024 e 2025, porém o ano que vem é a aposta mais segura, ainda mais depois de executivos apontarem que a picape média ganhará uma versão elétrica a partir de 2024. Ainda assim, a estreia no Brasil pode ficar somente para 2025, pois a empresa ainda não anunciou o investimento para modernizar a fábrica argentina em Zárate.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Hyundai HB20 foi o carro que mais desvalorizou em 2024
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Nissan Kicks, mais perto do lançamento no Brasil, aparece em SP
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Com apenas 1 carro, SUV elétrico da Chrysler vira dúvida
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina