Faltando poucos dias para 2018 acabar, é hora de relembrar dos acontecimentos deste ano movimentado para o setor automotivo. Tivemos uma grande quantidade de lançamentos, que vieram em uma crescente até o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, e também a decisão de um novo Regime Automotivo, o Rota 2030, que vai definir os rumos da indústria nacional daqui para a frente. Além das apresentações, ainda mostramos flagras de novidades muito importantes para nosso mercado, como as novas gerações dos líderes de venda Chevrolet Onix e do Hyundai HB20. E fomos a primeira mídia do país a publicar as primeiras avaliações dos novos Volkswagen Jetta e Toyota Corolla. Reveja o que de mais importante rolou em 2018:
Começamos 2018 antecipando a briga mais quente do mercado nacional, com os três SUVs compactos que compõem o pódio do segmento. Hoje já sabemos que o Hyundai Creta conseguiu a liderança no fim de 2018, com o Honda HR-V em segundo e o Nissan Kicks em terceiro, mas a diferença entre eles é relativamente pequena e pode esquentar ainda mais em 2019. Lembrando que ano que vem a VW finalmente entra nesta seara com o T-Cross.
O segundo produto a utilizar a plataforma MQB-A0 foi o Volkswagen Virtus, a versão sedã do Polo. Com o sucesso do hatch, a expectativa para o sedã era alta. E ele respondeu à altura, trazendo como diferencial o entre-eixos alongado em 9 cm (2,65 m contra 2,56 m do Polo) e um porta-malas de 521 litros. Chegou dominando o segmento, emplacando quase o dobro do principal rival, o Chevrolet Cobalt, ao longo do ano.
Enquanto por aqui conhecíamos o Virtus, nos EUA foi o mês da apresentação de outro sedã da Volkswagen, o novo Jetta. Revelado durante o Salão de Detroit, ele enfim adotava a plataforma MQB do Golf e mudava de cara. Apareceu com o motor 1.4 TSI de 150 cv e algumas novidades para o mercado norte-americano, como o câmbio automático de 8 marchas.
Quase no final do mês, a Fiat apresentou o Cronos, revelando as versões e preços do sedã baseado no Argo. Produzido na Argentina, ele acabou com um posicionamento diferente do que o esperado, brigando mais com o Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S do que com Volkswagen Virtus e Honda City. Esta diferença apareceu também nos preços, já que o sedã chegou com algumas versões mais baratas inclusive do que o Argo.
Tudo bem, foi a Toyota que começou esta moda, mas foi a Chevrolet que fez ela pegar força. O Onix Advantage surgiu como uma opção mais barata para quem queria o hatch com câmbio automático, ficando abaixo do Onix 1.4 LT equivalente. A própria GM já tinha usado essa fórmula na Spin e, pouco depois, também lançou o Prisma Advantage. Hoje, a maioria das marcas tentam oferecer uma versão com menos equipamentos e preço mais acessível, mas com câmbio automático.
Volta e meia aparece um carro na redação que gostamos, mas que acaba não vai vendendo nada. Os motivos são variados. Pode sofrer pela imagem que a fabricante tem, pode ser culpa do preço fora da realidade, por preconceito dos clientes ou até mesmo pela mudança no gosto dos clientes. Sendo assim, listamos os 10 carros que vendem menos do que mereciam.
Os fãs do Toyota Corolla tiveram que ter muita paciência para conhecer a nova geração do sedã. A marca japonesa decidiu lançar primeiro a versão hatch, apresentada no Salão de Genebra (Suíça) ainda com o nome de Auris (que foi abandonado pouco depois, tornando-se Corolla Hatch). Ele adiantou muitas das novidades do sedã, como o visual mais ousado, o interior clean e as versões com motorização híbrida.
O segmento dos sedãs compactos ficou adormecido por muito tempo, com poucos carros. A chegada do Fiat Cronos e do Volkswagen Virtus animou as coisas, somando-se ainda à reestilização do Honda City. Já em março, aproveitando o lançamento do City de cara nova, reunimos os três sedãs para conferir qual era o melhor para o seu bolso.
A apresentação era do novo Volkswagen Touareg. O evento aconteceu na China e a marca aproveitou para mostrar mais alguns modelos que, à primeira vista, pareciam ser exclusivos para aquele mercado. Só que, no meio deles, apareceu um conceito chamado Powerful Family SUV, que era nada menos do que o conceito do Tarek, futuro SUV médio que será feito na Argentina e tem chegada ao Brasil marcada para 2020.
Nosso colega Denis Armelini, do Minuto Motor, encontrou um sedã diferente pela região serrana de SP e nos mandou as fotos. Na época, achamos que era o novo Cobalt, previsto no projeto GEM, e que daria origem a uma série de modelos para o nosso mercado, todos com plataforma chinesa. Tempos depois, descobrimos que, na verdade, era o novo Prisma, que ficará maior e deve aposentar o Cobalt - ou seja, não estávamos errados...
A espera pelo novo Jetta nos Estados Unidos não demorou muito. Três meses após a apresentação em Detroit, o sedã já foi avaliado pela mídia norte-americana. Motor1.com estava lá e publicamos as primeiras impressões do modelo com exclusividade no Brasil. Pena que a versão de lá acabou mostrando-se mais acertada do que a daqui, algo que só descobriríamos meses depois quando o sedã chegou ao nosso mercado.
Além do novo Jetta, ainda tivemos a oportunidade de acelerar o novo Toyota Corolla antes de todo mundo. A versão hatchback adianta muito do que veremos no sedã, como o novo motor 2.0 de 170 cv e o câmbio CVT melhorado. E pode esperar que traremos as impressões da versão sedã também assim que ela for lançada no exterior, para te ajudar a esperar pela estreia nacional, prevista para o segundo semestre de 2019.
Em abril, a Ford anunciou que iria encerrar a venda de hatchbacks e sedãs nos EUA para focar em picapes e SUVs - notícia que causou muita polêmica. E como isso afetaria a operação no Brasil? Fomos atrás de pessoas ligadas à fabricante para entender como será o futuro da Ford em nosso mercado.
Está na hora da Chevrolet começar a renovar sua linha. A marca abriu um pouco de sua estratégia e revelou que irá lançar 20 carros novos no Mercosul até 2022 e mais 10 versões e séries especiais. Algumas delas acabaram reveladas ao longo dos meses, como o elétrico Bolt, a reestilização do Cruze e do Cruze Sport6, e o Camaro renovado. Outros ela tenta esconder o jogo, como é o caso da nova geração de Onix e Prisma.
A segunda geração do Duster ainda vai demorar para chegar ao Brasil - é coisa para 2020. A Renault quer deixar o ano que vem para outras novidades, como a dupla Sandero e Logan reestilizada e com motor 1.6 aliado ao câmbio CVT. Enquanto isso, a fabricante francesa vai testando o novo SUV compacto no país, como mostrou esse flagra nos arredores de Curitiba (PR).
Esperado há anos, o Toyota Yaris enfim foi lançado no Brasil. Veio no modelo tailandês, nas versões hatch e sedã, para ocupar uma lacuna entre o Etios e o Corolla na faixa entre R$ 55 mil e R$ 80 mil. Com a base do Etios e visual mais agradável, o Yaris chegou com motores 1.3 (somente hatch) e 1.5, sendo o primeiro com opção de câmbio manual ou automático CVT e o segundo somente com o CVT. Caiu no gosto do público, mas acabou canibalizando o Etios, ao invés de somar forças para a Toyota no mercado.
Desde que a Fiat lançou os motores Firefly no Brasil já falávamos que eles teriam versões turbo. Elas fizeram sua estreia no Renegade reestilizado na Europa, usando o 1.0 turbo de 120 cv e o 1.3 turbo nas versões de 150 cv e 180 cv. É uma pena que eles tenham ficado de fora da renovação do SUV compacto feito por aqui.
Até junho, a Chevrolet podia se orgulhar de ter a picape média a diesel mais potente do mercado, equipada com motor 2.8 turbo de 200 cv. Isso mudou com a chegada da Volkswagen Amarok com o motor 3.0 V6 turbo de 225 cv vindo da Audi. Nós tiramos a prova neste comparativo.
Quando a Volkswagen lançou o Polo na Europa, já aproveitou para mostrar também a versão GTI com motor 2.0 turbo de 200 cv. Como esperado, ficamos sem essa (cara) configuração. Ao menos a fabricante fará alguma coisa próxima disso por aqui, lançando o Polo GTS (e também o Virtus GTS), com o mesmo visual do GTI e motor 1.4 TSI de 150 cv emprestado do Golf. Esta foto ilustra a primeira vez que o esportivo foi avistado, antecipando a apresentação que aconteceria meses depois, no Salão de São Paulo, em novembro. Chegada às lojas será em 2019.
O Yaris ainda estava fresquinho nas lojas quando levamos o hatch para brigar com o Volkswagen Polo, a referência do segmento. Ambos têm propostas semelhantes, mirando no público disposto a pagar mais de R$ 50 mil em um hatchback um pouco maior e mais equipado. Confira quem levou a melhor.
O ano de 2018 teve uma estreia no Motor1.com, com a primeira edição do Seleção Motor1.com, nossa premiação para os carros com melhor custo-benefício. Para isso, dividimos os carros em 10 faixas de preço, descartamos os carros que ninguém da redação recomendaria e analisamos 364 modelos de acordo com seu preço, custo de seguro, revisões, peças e desvalorização. Reveja os vencedores no link acima.
O câmbio automático está cada vez mais comum e o público urbano pegou gosto por eles. Isso levou as fabricantes a oferecerem o item de conforto em versões mais baratas, até mesmo em seus carros de entrada. Foi o que aconteceu com o Ka, que ganhou o conjunto mecânico do EcoSport (1.5 AT) na linha 2019, e com o Gol, que recebeu a mecânica do Polo (1.6 AT). Foi a deixa para um comparativo entre os quatro carros automáticos mais baratos do mercado: Onix Advantage, Ka SE, Etios X e Gol AT.
A preferência do mercado pelos SUVs está fazendo com que as montadoras tentem oferecer o máximo possível de variações neste segmento. A Renault é uma delas, com planos de vender um utilitário com ares de cupê, posicionado acima do Captur. Ele foi revelado na Rússia na forma do Renault Arkana, que começará a ser produzido por lá em 2019 e deve estrear por aqui em 2020 como modelo topo de linha da marca.
Após anos sem um lançamento de peso, a Citroën do Brasil lançou em agosto a versão nacional do C4 Cactus. Com mudanças visuais e estruturais em relação ao carro europeu, o Cactus brasileiro chegou com uma suspensão mais alta e parruda, além de ser o primeiro PSA compacto a unir o motor 1.6 turbo THP com a transmissão automática de 6 marchas. Hoje, o modelo já responde por mais da metade das vendas da marca, mas a Citroën precisa de mais. Por isso, já anunciou que em 2019 virá o C5 Aircross importado.
Após sua apresentação na Tailândia, a Toyota Hilux recebeu o novo design no Brasil. A picape média feita na Argentina trocou a grade frontal e o para-choque, aproveitando também para receber um novo painel de instrumentos. Mecânica ficou inalterada, tanto no 2.7 Flex quanto no 2.8 Turbodiesel.
Os japoneses dominam o segmento dos sedãs médios com muita folga. O Corolla reina absoluto, enquanto o Civic mantem o segundo lugar com tranquilidade. Eis que a Volkswagen tenta, novamente, quebrar essa hegemonia com a nova geração do Jetta, maior e mais equipada. Em seu lançamento no Brasil, levamos o Jetta 1.4 TSI para enfrentar os rivais nipônicos.
Lançado em 2012, o Hyundai HB20 começa a mostrar sua idade. Está na hora de mudar e a fabricante coreana já trabalha em uma nova versão. Foi em setembro que vimos os primeiros flagras do hatchback em testes na Coreia do Sul, revelando que ele deverá crescer um pouco e adotar estilo próximo ao do sedã Elantra. Descobrimos também que, ao invés de adotar uma nova plataforma, a Hyundai irá melhorar a atual.
A Lexus é uma marca de luxo com ótimo desempenho de vendas nos Estados Unidos, mas que ainda tenta se firmar em outros mercados, incluindo o Brasil. A nova aposta por aqui será oferecer apenas modelos híbridos, e quem vai liderar essa ofensiva será o UX, SUV compacto que começará a ser vendido no início de 2019. Motor1.com foi uma das duas únicas mídias brasileiras convidadas para andar no modelo durante seu lançamento mundial.
Os chineses deram uma forcinha para matar a nossa curiosidade sobre como será a cara do novo Onix. No caso, o que vimos foi o novo Chevrolet Prisma, que por lá será chamado de Onix Sedan. Revelado por imagens de registro de patentes, o modelo deixou claro seu maior porte e design inspirado no Cruze. E ainda serviu para dar uma ideia das linhas do Onix e também do futuro SUV compacto nacional, que serão frutos do mesmo projeto.
A marca alemã finalmente apresentou seu SUV compacto. Só que a VW do Brasil desenvolveu um T-Cross específico para nosso mercado, com direito a base alongada do Virtus (com 2,65 m de entre-eixos em vez de 2,56 m como o T-Cross europeu) e saídas de ar dedicadas para o banco traseiro. Terá motores 1.0 TSI (128 cv) e 1.4 TSI (150 cv) em uma faixa de preços estimada de R$ 85 mil a R$ 110 mil. A chegada às lojas está prevista para abril.
Quem gosta das motos Honda terá um 2019 bem animado. A fabricante prometeu nada menos que nove lançamentos para o ano que vem - tecnicamente sete, já que adiantaram a trail XRE300 e o scooter Elite 125 para este ano. Serão quatro modelos inéditos e cinco atualizações, incluindo a PCX 150 reestilizada. Também deverão vir as novas CB650R e gama CB500 atualizada.
Em agosto, a Ford divulgou imagens de um SUV médio chamado Territory, feito para a China. Para a nossa surpresa, a marca resolveu apresentá-lo no Brasil, jogando com a ideia de vendê-lo por aqui como uma forma de enfrentar o Jeep Compass. A decisão, que parecia certa, ainda não foi confirmada pela marca.
Um dos eventos mais importantes da Europa, o Salão de Paris deste ano foi bem interessante, com muitas novidades que interessam aos brasileiros. Para começar, foi o palco da estreia do novo BMW Série 3, já confirmado para o Brasil em abril do ano que vem; já a Honda aproveitou o evento para mostrar o HR-V reestilizado, antecipando a mudança que seria feita no Brasil poucos dias depois; a Citroën surpreendeu e revelou que o novo C5 Aircross será lançado aqui; enquanto a Renault mostrou o K-ZE, conceito que antecipa não só o Kwid elétrico como também a reestilização do subcompacto.
Quem gosta de carros já sabe: ano com número par significa que tem Salão do Automóvel em novembro. A edição deste ano mostrou o otimismo da indústria para os próximos anos, adiantando tanto lançamentos mais próximos quanto conceitos que antecipam produtos para depois de 2020. A Fiat, por exemplo, exibiu o protótipo Fastback, que serviu de vitrine para seu novo design e a ideia de um SUV de porte médio. A Volkswagen mostrou o T-Cross ao público, adiantou a chegada de Polo e Virtus GTS e ainda revelou a Tarok, uma picape que ficará entre a Saveiro e a Amarok para 2020. Ainda vimos Chevrolet, Nissan e Renault divulgarem o lançamento de seus carros elétricos no Brasil e a Hyundai mostrar um conceito do novo HB20, chamado Saga.
Uma das disputas do Salão de São Paulo foi a dos carros elétricos. A Renault passou na frente da Chevrolet e da Nissan anunciando que iria vender o Zoe no Brasil. E foi além, colocando o preço abaixo dos rivais, por R$ 149.990, e já vendendo o modelo em duas concessionárias no país.
O Salão de São Paulo não foi importante somente para mostrar carros. Foi lá que o presidente Michel Temer assinou o decreto que regulamenta o novo regime automotivo Rota 2030. O texto foi aprovado às pressas pelo Senado e, horas depois, Temer assinou o documento durante a abertura do Salão. A indústria comemorou, pois agora sabe quais são as exigências do governo e podem ajustar seus investimentos com maior previsibilidade.
Após meses de espera, a Toyota revelou a nova geração do Corolla sedã em um evento na China. Para complicar, a empresa mostrou o modelo com três visuais diferentes, cada uma para um mercado. Assim como o hatch e a perua, o Corolla sedã terá versões híbridas e traz um design mais audacioso. A estreia no Brasil acontecerá no segundo semestre de 2019, com uma inédita versão híbrida flex.
Ano chegando ao fim, mergulhamos de cabeça nos números oficiais de emplacamento para entender como foi o mercado ao longo de 2018 e apresentar 10 fatos da indústria automotiva neste período, como a queda do Etios após a chegada do Yaris e a disputa acirrada entre os SUVs compactos, entre outros acontecimentos.
Enquanto o Salão do Automóvel acontecia em São Paulo, a Honda levou alguns jornalistas para conhecer a nova CB1000R na Itália - e o Motor1.com estava lá. Tivemos a chance de rodar por mais de 300 km com a supernaked de 145 cv que será lançada no Brasil no primeiro trimestre de 2019.
A última semana de novembro teve uma situação bem incomum. A General Motors anunciou nos EUA que iria fechar cinco fábricas, incluindo a do Chevrolet Cruze, e a agência Reuters adiantou então que o sedã médio sairá de linha por lá. Executivos da fábrica da GM no México também confirmaram o fim da produção por lá. Enquanto isso, a GM Mercosul aproveitou o lançamento do Camaro reestilizado para anunciar que o Cruze renovado chega ao Brasil em 2019, com o design que foi apresentado para os Estados Unidos no Salão de Detroit deste ano. Que confusão!
Nos bastidores da indústria, a notícia que movimentou o ano foi a prisão de Carlos Ghosn, presidente da Renault-Nissan. O executivo brasileiro é acusado de fraude fiscal, por ter declarado um salário menor do que o real e ainda teria usado dinheiro da empresa para fins pessoais, como pagar reformas de suas casas. A coisa está tão feia que o executivo passou o natal preso no Japão e a promotoria continua fazendo novas denúncias contra ele.
Em apenas um ano, a Caoa Chery lançou três carros diferentes no Brasil e ainda promete mais dois para o ano que vem. Só no último trimestre de 2018, a empresa colocou nas lojas o sedã Arrizo 5 e o SUV Tiggo 5x. O Arrizo 5 tentará roubar clientes de Honda City, Toyota Yaris e Volkswagen Virtus, enquanto o Tiggo 5x é a aposta da empresa no segmento dos SUVs compactos. Fomos conhecer a dupla na fábrica da empresa em Anápolis (GO) e contamos os detalhes.
A Ford trabalha em uma nova picape monobloco, que ficará posicionada no mesmo segmento que a Fiat Toro. Ela foi avistada pela primeira vez em testes nos Estados Unidos e deve ser lançada entre 2020 e 2021, com produção no México. O modelo já é cotado para o Brasil, aproveitando que é um segmento que está crescendo. Até o momento, os rumores apontam que ela pode ser batizada como Ranchero ou Courier - embora a primeira opção seja a mais forte.
Após um ano de desenvolvimento, a Toyota confirmou que irá produzir a versão flex de seu motor híbrido. A fabricante usou um Prius para testes e promete que o novo motor começará a ser feito em 2019, sem confirmar qual será o carro a utilizá-lo. Tudo indica que sua estreia será na nova geração do Corolla.
Foi um ano cheio de lançamentos e, para abrir espaço para as novidades, as fabricantes tiveram que decretar o fim de alguns carros. Finalmente vimos o enterro do velho Hyundai Tucson, que deixa de ser produzido em Anápolis (GO), enquanto a Renault encerrou a fabricação do sedã Fluence na Argentina e a Fiat enfim tirou a dupla Palio e Punto de seu site, após vender as últimas unidades. Teve até morte decretada para 2019, como é o caso do Ford Focus e seu sedã Fastback, que deixarão de ser feitos na Argentina em maio próximo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A pintura deste Lamborghini Revuelto é artesanal e levou 480 horas
Flagra: Novo BYD Song Plus é visto em SP
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026
CAOA Chery sobe de novo preço do Tiggo 8 PRO e encosta nos R$ 200 mil
Novo Aston Martin homenageia 007 com ouro de verdade
VW Polo vai ter sobrevida na Europa com eletrificação
Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova série especial Motorsports