Em anúncio realizado nesta quinta-feria (13) em Brasília (DF), a Toyota do Brasil confirmou que produzirá em solo nacional a partir do ano que vem o primeiro veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel do mundo. Capaz de rodar com gasolina, etanol ou apenas eletricidade, este novo veículo terá como atributos alta eficiência, baixos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, graças ao combustível 100% renovável. A identidade do modelo não foi confirmada, mas tudo indica que será o Prius (responsável por testar a tecnologia) ou alguma versão da nova geração do Corolla.

A produção será iniciada na segunda metade de 2019 e foi viabilizada em grande parte pelo recém-aprovado programa Rota 2030, que oferece previsibilidade para as empresas investirem no longo prazo no país e estimula a fabricação de veículos mais eficientes. O projeto vem sendo desenvolvido pela Toyota desde 2015 e resulta de uma parceria firmada entre a montadora e universidades federais brasileiras.

Toyota Prius Flex - Apresentação

Estudos realizados pela marca apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO 2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), ao utilizar o biocombustível, o carro emitirá um terço das emissões dos veículos elétricos que circulam na Europa.

Toyota Corolla 2020

“Este é um trabalho que envolveu diversos agentes, como governo, entidades, fornecedores, concessionários e, claro, nossos colaboradores, que trabalham incessantemente sob a filosofia da melhoria contínua. Além disso, destaca o Brasil no cenário mundial das alternativas para a eletro mobilidade, como produtor de um dos automóveis mais limpos do mundo, em consonância com o Programa Rota 2030”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Fotos: Divulgação

Galeria: Toyota Corolla 2020

Envie seu flagra! flagra@motor1.com