Com Golf líder, VW garante pódio 100% na Alemanha em novembro
Destaque do mês vai para a Toyota, que praticamente dobrou suas vendas naquele país no penúltimo mês de 2024
Maior mercado do continente europeu, a Alemanha registrou retração nas vendas de 0 km em novembro de 2024. Segundo os números oficiais da KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram registrados no penúltimo mês do ano passado 244.544 veículos, 0,5% a menos em relação ao mesmo período de 2023. O desempenho, de acordo com o Best Selling Cars Blog, é 18,2% inferior ao do período pré-pandemia (2019).
O acumulado dos onze primeiros meses, de 2.592.610 unidades, é 0,4% inferior ao do ano passado, ressaltando que até julho o desempenho era positivo. A Volkswagen (47.610), praticamente estável nos últimos doze meses, manteve uma confortável liderança, com a Mercedes-Benz (25.869) tranquila na 2ª posição.
Com 22.464 unidades, a BMW repetiu a 3ª posição pelo 5º mês consecutivo. Em queda de mais de 19%, a Audi foi novamente o destaque negativo entre as líderes. Em situação oposta, a Toyota (10.262) dobrou as vendas de 2023 e superou a Ford (7.927) pelo 8º lugar. Menção também para os quase 79% de crescimento da Peugeot (7.114).
Toyota Urban Cruiser 2024
POS. |
MARCA |
NOV.2024 |
% MERCADO 2024 |
NOV.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW |
47.610 |
19,5% |
47.279 |
19,2% |
0,7% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
25.869 |
10,6% |
24.446 |
9,9% |
5,8% |
3º |
BMW |
22.464 |
9,2% |
21.981 |
8,9% |
2,2% |
4º |
SKODA |
18.448 |
7,5% |
15.836 |
6,4% |
16,5% |
5º |
AUDI |
17.445 |
7,1% |
21.603 |
8,8% |
-19,2% |
6º |
SEAT |
11.747 |
4,8% |
11.237 |
4,6% |
4,5% |
7º |
OPEL |
11.625 |
4,8% |
12.571 |
5,1% |
-7,5% |
8º |
TOYOTA |
10.262 |
4,2% |
5.017 |
2,0% |
104,5% |
9º |
FORD |
7.927 |
3,2% |
8.500 |
3,5% |
-6,7% |
10º |
HYUNDAI |
7.885 |
3,2% |
8.939 |
3,6% |
-11,8% |
11º |
PEUGEOT |
7.114 |
2,9% |
3.985 |
1,6% |
78,5% |
12º |
DACIA |
5.730 |
2,3% |
5.407 |
2,2% |
6,0% |
13º |
RENAULT |
5.520 |
2,3% |
5.571 |
2,3% |
-0,9% |
14º |
VOLVO |
5.500 |
2,2% |
5.382 |
2,2% |
2,2% |
15º |
KIA |
5.103 |
2,1% |
6.139 |
2,5% |
-16,9% |
16º |
CITROËN |
3.883 |
1,6% |
3.322 |
1,4% |
16,9% |
17º |
MAZDA |
3.462 |
1,4% |
4.039 |
1,6% |
-14,3% |
18º |
FIAT |
3.064 |
1,3% |
5.035 |
2,0% |
-39,1% |
19º |
MINI |
3.049 |
1,2% |
4.040 |
1,6% |
-24,5% |
20º |
PORSCHE |
2.722 |
1,1% |
2.331 |
0,9% |
16,8% |
... |
... |
... |
... |
|
... |
|
|
TOTAL |
244.544 |
100,0% |
245.701 |
100,0% |
-0,5% |
|
ACUMULADO |
2.592.610 |
100,0% |
2.602.726 |
100,0% |
-0,4% |
Na disputa entre os modelos, a líder VW emplacou os três modelos preferidos dos alemães, com o Golf (8.890) à frente do T-Roc (6.414) e do Tiguan (6.033). Vale lembrar que o Golf MK 8,5 está previsto para retornar ao Brasil agora em 2025 na versão GTI. Quarto colocado – novo recorde, segundo o BSCB -, o Toyota Yaris (4.134) mais do que dobrou os números de 2023. Fechando o top 5, o VW Passat, agora apenas na versão SW, conquistou a preferência de 4.106 consumidores.
Único do top 10 a vender menos do que em 2023, o Opel Corsa (3.956) caiu para a 7ª posição. Mostrando a forte aceitação da nova geração, o BMW Série 5 (3.745) garantiu o 8º lugar com alta de quase 94%. Com a maior queda dentre os modelos do top 50, o VW Polo (2.559) novamente foi batido em sua terra natal pelo Peugeot 208 (2.609), este mais do que triplicando as vendas do ano passado.
BMW i5 2024
POS. |
MODELO |
NOV.2024 |
% MERCADO 2024 |
NOV.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW GOLF |
8.890 |
3,6% |
7.503 |
3,1% |
18,5% |
2º |
VW T-ROC |
6.414 |
2,6% |
4.491 |
1,8% |
42,8% |
3º |
VW TIGUAN |
6.033 |
2,5% |
5.684 |
2,3% |
6,1% |
4º |
TOYOTA YARIS |
4.134 |
1,7% |
1.964 |
0,8% |
110,5% |
5º |
VW PASSAT |
4.106 |
1,7% |
3.866 |
1,6% |
6,2% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
4.010 |
1,6% |
2.845 |
1,2% |
40,9% |
7º |
OPEL CORSA |
3.956 |
1,6% |
4.516 |
1,8% |
-12,4% |
8º |
BMW SÉRIE 5 |
3.745 |
1,5% |
1.933 |
0,8% |
93,7% |
9º |
MERCEDES GLA |
3.647 |
1,5% |
2.535 |
1,0% |
43,9% |
10º |
OPEL ASTRA |
3.607 |
1,5% |
3.191 |
1,3% |
13,0% |
11º |
BMW X1 |
3.577 |
1,5% |
3.534 |
1,4% |
1,2% |
12º |
MERCEDES CLASSE E |
3.565 |
1,5% |
3.400 |
1,4% |
4,9% |
13º |
MERCEDES GLC |
3.442 |
1,4% |
3.204 |
1,3% |
7,4% |
14º |
BMW SÉRIE 3 |
3.273 |
1,3% |
2.947 |
1,2% |
11,1% |
15º |
SKODA ENYAQ |
3.066 |
1,3% |
3.588 |
1,5% |
-14,5% |
16º |
MINI COOPER |
3.049 |
1,2% |
4.040 |
1,6% |
-24,5% |
17º |
AUDI A6 |
2.930 |
1,2% |
2.871 |
1,2% |
2,1% |
18º |
SEAT LEON |
2.894 |
1,2% |
3.000 |
1,2% |
-3,5% |
19º |
SKODA KAROQ |
2.727 |
1,1% |
2.044 |
0,8% |
33,4% |
20º |
FORD TRANSIT |
2.716 |
1,1% |
4.540 |
1,8% |
-40,2% |
21º |
MERCEDES CLASSE C |
2.690 |
1,1% |
3.361 |
1,4% |
-20,0% |
22º |
AUDI A3 |
2.635 |
1,1% |
3.234 |
1,3% |
-18,5% |
23º |
VW T-CROSS |
2.628 |
1,1% |
3.168 |
1,3% |
-17,0% |
24º |
VW ID.7 |
2.613 |
1,1% |
564 |
0,2% |
363,3% |
25º |
PEUGEOT 208 |
2.609 |
1,1% |
825 |
0,3% |
216,2% |
26º |
VW TAIGO |
2.609 |
1,1% |
2.027 |
0,8% |
28,7% |
27º |
VW POLO |
2.559 |
1,0% |
4.996 |
2,0% |
-48,8% |
28º |
VW ID.4 |
2.394 |
1,0% |
2.240 |
0,9% |
6,9% |
29º |
DACIA SANDERO |
2.385 |
1,0% |
1.670 |
0,7% |
42,8% |
30º |
SKODA FABIA |
2.332 |
1,0% |
1.844 |
0,8% |
26,5% |
31º |
VW TRANSPORTER |
2.309 |
0,9% |
2.383 |
1,0% |
-3,1% |
32º |
SEAT FORMENTOR |
2.297 |
0,9% |
2.161 |
0,9% |
6,3% |
33º |
VOLVO XC60 |
2.157 |
0,9% |
2.287 |
0,9% |
-5,7% |
34º |
VW TOURAN |
2.130 |
0,9% |
1.716 |
0,7% |
24,1% |
35º |
BMW X3 |
2.095 |
0,9% |
2.694 |
1,1% |
-22,2% |
36º |
BMW SÉRIE 4 |
2.057 |
0,8% |
3.155 |
1,3% |
-34,8% |
37º |
HYUNDAI TUCSON |
2.048 |
0,8% |
2.251 |
0,9% |
-9,0% |
38º |
MERCEDES CLASSE A |
2.024 |
0,8% |
2.512 |
1,0% |
-19,4% |
39º |
SKODA KODIAQ |
2.006 |
0,8% |
2.032 |
0,8% |
-1,3% |
40º |
MERCEDES CLASSE V |
1.984 |
0,8% |
1.583 |
0,6% |
25,3% |
41º |
BMW SÉRIE 2 |
1.937 |
0,8% |
1.730 |
0,7% |
12,0% |
42º |
OPEL GRANDLAND X |
1.925 |
0,8% |
1.337 |
0,5% |
44,0% |
43º |
SEAT BORN |
1.907 |
0,8% |
1.554 |
0,6% |
22,7% |
44º |
TOYOTA AYGO |
1.896 |
0,8% |
884 |
0,4% |
114,5% |
45º |
DACIA DUSTER |
1.844 |
0,8% |
1.367 |
0,6% |
34,9% |
46º |
OPEL MOKKA |
1.834 |
0,7% |
2.375 |
1,0% |
-22,8% |
47º |
SKODA SUPERB |
1.786 |
0,7% |
1.166 |
0,5% |
53,2% |
48º |
VW CADDY |
1.786 |
0,7% |
1.496 |
0,6% |
19,4% |
49º |
SKODA KAMIQ |
1.776 |
0,7% |
1.599 |
0,7% |
11,1% |
50º |
TESLA MODEL Y |
1.769 |
0,7% |
2.840 |
1,2% |
-37,7% |
VEJA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE
Fonte: KBA, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena