Após publicarmos que o compacto da Hyundai flagrado em testes na Coreia do Sul era na verdade o novo HB20 e não o i10 Grand, começaram a surgir outras imagens indiscretas do hatch. E as fotos mais próximas do carro parado mostram que se trata de um facelift mais profundo do que aquele feito em 2016, mas que ainda não é uma nova geração. Diversas partes da carroceria mantêm formato muito próximo do modelo atual, embora as chapas sejam novas. Também apuramos que a plataforma será mantida, assim como aconteceu com os outros compactos da Hyundai oferecidos em mercados internacionais.

Novo Hyundai HB20 2020
Novo Hyundai HB20 2020

Carroceria manterá muito do formato atual, embora com linha de cintura ascendente; bancos terão melhor apoio lateral

Pelo que podemos observar na imagem acima, a dianteira vai manter os faróis bem espichados para cima, bem como o recorte do capô e a inclinação da coluna A. Na parte camuflada se esconde a nova identidade visual da Hyundai, com faróis e grade de formato mais retilíneo e com cantos vivos, semelhante ao que foi implementado no Elantra (foto abaixo). Já as laterais revelam uma linha de cintura ligeiramente ascendente na parte da porta traseira e novos retrovisores, além de calotas e rodas de liga (dependendo da versão flagrada) com novo desenho. Na traseira, as lanternas ficarão maiores e em posição mais baixa.

Hyundai Elantra 2019

Grade e faróis seguirão as linhas pontiagudas adotadas recentemente no Elantra - é a nova linguagem visual da Hyundai

Segundo apurou nosso colega do site AutoBuzz, o jornalista Glauco Lucena, o HB20 terá o entre-eixos alongado em cerca de 50 mm, para ampliar o espaço interno. Desta forma, o modelo irá dos atuais 2.500 mm para 2.550 mm, acompanhando a tendência de crescimento do segmento - vide Fiat Argo e VW Polo. Outra mudança se dará no painel de instrumentos, que segundo sites asiáticos será completamente redesenhado. A única imagem interna até agora mostra bancos com melhor apoio lateral. 

Na parte mecânica, espera-se que o HB20 enfim receba a injeção direta no motor 1.0 turbo, como já existe no i20 europeu, além de uma atualização no 1.0 aspirado (que ainda mantém, por exemplo, o arcaico tanquinho de gasolina para a partida a frio). O 1.6 também deverá seguir, assim como as transmissões manual de 5 (1.0) ou 6 marchas (1.6) e automática de 6 posições (1.6). Novidades ficarão por conta dos controles de tração e estabilidade (hoje só oferecidos no SUV Creta) e da direção elétrica para todas as versões (hoje disponível somente no HB20X). 

Novo Hyundai HB20 2020

Lanternas ficarão maiores e serão posicionadas mais abaixo que no carro atual; placa seguirá no para-choque

De acordo com Lucena, o lançamento do HB20 renovado acontecerá no segundo semestre de 2019, como linha 2020, seguido pelo sedã HB20S e pelo aventureiro HB20X - todos produzidos em Piracicaba (SP). 

Fotos: Hyundai Palisade Club e bobaedream.co.kr

Galeria: Flagra: Hatch compacto Hyundai (Novo HB20)

Envie seu flagra! flagra@motor1.com