Injustiçados - Chevrolet Trailblazer
SUV derivado da S10, o Trailblazer tem bons argumentos para vender bem - basicamente os mesmos de sua irmã picape. É comercializado somente na configuração topo de linha LTZ, com 7 assentos e duas motorizações. A mais barata é a que utiliza o motor 3.6 V6 de 279 cv, por R$ 177.990, enquanto a mais cara é a 2.8 turbodiesel de 200 cv, por R$ 212.990, sempre com câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4. Mesmo assim, vende menos da metade da rival Toyota SW4.
Injustiçados - Citroën C4 Lounge
Entre em qualquer notícia que fale sobre sedãs médios e terá alguém nos comentários para lembrar que o C4 Lounge tem motor 1.6 turbo e é mais barato do que a concorrência. É verdade, ele parte de R$ 89.990 já com o 1.6 THP de 173 cv e com itens bem interessantes, como ar-condicionado de duas zonas, controle de estabilidade, câmbio automático de 6 marchas e central multimídia. Nos rivais, este é o preço do modelo mais básico e com transmissão manual. Mas o franco-argentino sofre para vender. Emplacou somente 363 unidades em janeiro, bem abaixo das 4.486 unidades do líder Toyota Corolla. E ainda tem os problemas de pós-venda que a Citroën tinha e vem lutando para resolver.
Injustiçados - Citroën C4 Picasso
Outro Citroën? Pois é, mas desta vez é por ser uma das poucas minivans do mercado. Seu problema é estar na mesma faixa de preço que os SUVs médios, partindo de R$ 121.400. Por este valor, os clientes preferem apostar em um crossover do que em uma minivan, embora esta seja muito mais indicada para uso familiar.
Injustiçados - Hatches médios
Neste caso, colocamos um segmento todo como se fosse um carro só. É que não dá para eleger apenas um hatch médio quando temos três excelente carros que estão apanhando no mercado. O Chevrolet Cruze Sport6 ainda lidera, com 453 unidades emplacadas em janeiro, só que mesmo este resultado é mínimo considerando que o segmento representa míseros 0,75% de todo o mercado nacional. Ford Focus e VW Golf vendem ainda menos, a ponto de suas próximas gerações correrem sério risco de não serem vendidas no Brasil.
Injustiçados - Honda Civic
A briga pela liderança dos sedãs médios, durante anos, foi entre Honda Civic e Toyota Corolla. A mudança para a décima geração não fez bem para o Civic, que veio com design bem mais arrojado e acabou não dialogando tão bem com o público cativo do sedã. Além disso, como parte de R$ 89.400, está bem acima do poder aquisitivo de quem gostou do visual mais agressivo - ou seja, os jovens.
Injustiçados - Nissan Frontier
Após muito tempo de espera, a Nissan finalmente trouxe a nova geração da Frontier ao Brasil. Importada do México, acabou vindo em uma única versão, a topo de linha LE, por R$ 168.700, um valor bem competitivo em comparação com as demais picapes médias. Tem excelente suspensão com braços múltiplos na traseira e câmbio automático de 7 marchas. Ganhou versão mais barata recentemente, com a chegada do modelo SE por R$ 150.990. Ainda assim, a Frontier sua para conquistar os clientes, ocupando a última posição do segmento, com 349 unidades emplacadas em janeiro.
Injustiçados - Peugeot 208
A Peugeot poderia começar todas as propagandas do 208 com uma única chamada: “O carro flex mais econômico do Brasil, segundo o Inmetro”. De fato, tirando os modelos híbridos, a versão com motor 1.2 de 3 cilindros é a mais eficiente, superando muitos carros 1.0 e até um híbrido, o Lexus CT200h (que usa a mecânica da segunda geração do Prius). O hatch tem ainda outros bons atributos, como o design, a posição de dirigir (pelo volante pequeno e painel elevado). bom acabamento e a ampla lista de equipamentos. Porém, assim como o Citroën C4 Lounge, ainda sofre com o estigma do pós-venda ruim da PSA nas últimas décadas.
Injustiçados - Suzuki Vitara
Sucesso de vendas nos anos 1990, a Suzuki hoje tem uma operação tímida no Brasil. E o Vitara é um dos bons produtos esquecidos pelo consumidor. Parte de R$ 83.990, preço de hatch médio. E oferece um belo motor na configuração 4Sport, com o 1.4 turbo de 146 cv e 23,5 kgfm, além do 1.6 aspirado nas versões de entrada. Emplacou 1.830 unidades em 2017, menos do que as 2.032 do ancião Jimny.
Injustiçados - Volkswagen Golf Variant
Enquanto os hatches médios estão ameaçados de extinção, as peruas estão na beira do precipício. A única “acessível” e que merece um espaço na garagem é a Volkswagen Golf Variant. É mais versátil, tem mais espaço do que o Jetta e anda muito bem, aproveitando o desempenho do motor 1.4 TSI de 150 cv. Tem o preço a seu favor, já que custa R$ 97.020 na versão Comfortline, somente R$ 2.830 a mais do que o Jetta na mesma configuração. Melhor ainda no topo de linha, por R$ 107.980, R$ 620 a menos do que os R$ 108.600 do sedã.
Injustiçados - Volkswagen Up!
O Up! é um carro que tem estrutura robusta, mecânica moderna e versatilidade para um citycar. No entanto, ele sofre com alguns problemas. O brasileiro se acostumou com hatches maiores e com design menos "caixote". A própria Volkswagen acabou o posicionando de forma confusa, como um carro mais caro para o público “descolado”, acima do Gol. Junte isso com o preço mais alto do que os rivais como Fiat Mobi e Renault Kwid e o Up! acabou bem abaixo da média de vendas do segmento.