A Hyundai é conhecida por suas alterações radicais de uma geração para a outra e o novo Santa Fe seguirá o exemplo, parecendo completamente diferente do modelo atual. Embora esteja envolto em camuflagem pesada, é fácil ver que o SUV de médio porte optará por uma forma quadrada que deve torná-lo mais espaçoso por dentro.
A área envidraçada parece generosa e dá a impressão de que o modelo de quinta geração será mais longo, mais largo e mais alto. Conseguimos flagrar um protótipo que não teve vergonha de exibir suas incomuns luzes diurnas em forma de "H" funcionando como piscas. O veículo de teste da Hyundai já pode estar usando a carroceria final de produção, pois há recortes na camuflagem para os sensores de estacionamento dianteiros, bem como a câmera e o radar montados acima e abaixo da placa, respectivamente.
Galeria: Flagra mostra próxima geração do Hyundai Santa Fe
Dando a impressão de que estamos lidando com o Land Rover Defender 130 da Coreia do Sul, o novo Santa Fe tem rodas que parecem pequenas demais para o tamanho imponente do veículo. Isso pode ser por causa do acabamento totalmente preto, pois tais rodas não são exatamente minúsculas, medindo generosas 20 polegadas e combinadas com pneus Kumho 255/45 R20.
Olhando para a parte de trás do protótipo, novamente um produto da Hyundai-Kia esconderá os piscas no para-choque. Isso representa um problema quando você está atrás do veículo, pois não consegue ver se o motorista pretende ir para a esquerda ou para a direita. O novo Santa Fe tem uma barra de luz larga para os piscas montados no para-choque, porém. A luz laranja não está incorporada nas lanternas traseiras principais, que aparecem através da camuflagem de malha.
Assim como na frente, há furos na camuflagem para expor os sensores de estacionamento e a câmera central montada na porta traseira. O protótipo tem uma distância em relação ao solo generosa, com uma suspensão elevada que permite ver o sistema traseiro independente. Um recorte no para-choque mostra uma única saída de escape, que presumivelmente é reservada para uma versão mais de entrada do novo Santa Fe.
Como o protótipo foi pego em movimento, nossos espiões não puderam flagrar a cabine. No entanto, um veículo de teste diferente foi visto parado em março, revelando seu painel apenas com telas digitais. No típico estilo Hyundai, o console ainda tinha botões convencionais para algumas das funções, além de botões para ajustar a temperatura. Deu a impressão de ter o seletor de marchas reposicionado na coluna do volante para liberar espaço no console central. Esse Santa Fe também tinha borboletas atrás de seu volante.
A estreia mundial da nova geração do Hyundai Santa Fe está programada para ocorrer ainda em 2023, de acordo com um anúncio feito pela Hyundai no final de janeiro.