Responsáveis por quase 28% dos emplacamentos no país em abril, os hatches perderam fôlego em maio. Somados, os representantes das três categorias tiveram 39.072 unidades comercializadas no mês passado, 23,5% do total de 166.361 veículos registrados. Na comparação com o mesmo período de 2022 (46.054), houve uma retração superior a 15%, contra quase 8% de queda frente a abril (42.385).
Na categoria de entrada, a retração superior a 30% teve participação decisiva do resultado negativo em 44% do líder Fiat Mobi (4.196). Vice, o Renault Kwid (2.725), no entanto, registrou a maior queda frente a abril (-34,4%) e viu seu rival abrir quase 3 mil unidades no acumulado do ano. O Caoa Chery iCar (11) e o aposentado Volkswagen Up! (1) completaram a lista.
Hatches Compactos I | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | MAI/23 | ABR/23 | MAI/22 | % MAI 23 | % ABR 23 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | FIAT MOBI | 23548 | 4196 | 4686 | 7493 | 60,52% | 52,94% | -10,46% | -44,00% |
2º | RENAULT KWID | 20715 | 2725 | 4152 | 2756 | 39,30% | 46,91% | -34,37% | -1,12% |
3º | CAOA CHERY ICAR | 38 | 11 | 13 | 0 | 0,16% | 0,15% | -15,38% | - |
4º | VW UP! | 4 | 1 | 0 | 2 | 0,01% | 0,00% | - | -50,00% |
44305 | 6933 | 8851 | 10251 | 100,00% | 100,00% | -21,67% | -32,37% |
Entre os modelos intermediários, algo inédito: com 7.636 unidades, seu novo recorde de vendas (superando as 7.244 unidades de outubro de 2019), o Volkswagen Polo assumiu a liderança pela 1ª vez com boa vantagem sobre o 2º colocado - deste total, segundo a Fenabrave, 2.799 unidades foram do Polo Track (36,7% do total). Praticamente estável frente a 2022, o Chevrolet Onix foi o preferido por 6.947 consumidores.
O pódio foi completado pelo Fiat Argo (4.710). Nº 1 em março, o Hyundai HB20 (4.245) perdeu quase 56% de seus emplacamentos do ano passado. Aproveitando promoções realizadas pela rede de concessionárias da Peugeot, o 208 (2.463) entrou no top 5, mas com apenas 5 unidades de vantagem sobre o Toyota Yaris (2.458), ambos com seus resultados mais expressivos em 2023.
Muito próximo do 208 em abril, o Citroën C3 (1.607) perdeu fôlego e ficou bem para trás. Honda City Hatch (968) e Renault Sandero (598), na sequência, registraram quedas acima dos 45%. Maio marcou ainda os primeiros emplacamentos do elétrico BYD Dolphin (10), ainda sem comercialização oficial por aqui. As três últimas posições foram ocupadas por modelos já descontinuados.
Hatches Compactos II | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | MAI/23 | ABR/23 | MAI/22 | % MAI 23 | % ABR 23 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | VW POLO | 27773 | 7636 | 6063 | 391 | 23,91% | 18,16% | 25,94% | 1852,94% |
2º | CHEVROLET ONIX | 35852 | 6947 | 7376 | 6982 | 21,75% | 22,10% | -5,82% | -0,50% |
3º | FIAT ARGO | 25173 | 4710 | 5475 | 3415 | 14,75% | 16,40% | -13,97% | 37,92% |
4º | HYUNDAI HB20 | 27583 | 4245 | 7143 | 9633 | 13,29% | 21,40% | -40,57% | -55,93% |
5º | PEUGEOT 208 | 8828 | 2463 | 1901 | 2812 | 7,71% | 5,70% | 29,56% | -12,41% |
6º | TOYOTA YARIS | 9940 | 2458 | 1818 | 2281 | 7,70% | 5,45% | 35,20% | 7,76% |
7º | CITROËN C3 | 8408 | 1607 | 1965 | 0 | 5,03% | 5,89% | -18,22% | - |
8º | HONDA CITY HATCH | 5849 | 968 | 867 | 1800 | 3,03% | 2,60% | 11,65% | -46,22% |
9º | RENAULT SANDERO | 2555 | 598 | 419 | 1089 | 1,87% | 1,26% | 42,72% | -45,09% |
10º | VW GOL | 5843 | 225 | 318 | 6980 | 0,70% | 0,95% | -29,25% | -96,78% |
11º | JAC E-JS1 | 188 | 63 | 34 | 72 | 0,20% | 0,10% | 85,29% | -12,50% |
12º | BYD DOLPHIN | 10 | 10 | 0 | 0 | 0,03% | 0,00% | - | - |
13º | FIAT UNO | 17 | 3 | 1 | 23 | 0,01% | 0,00% | 200,00% | -86,96% |
14º | FIAT PALIO | 3 | 1 | 0 | 1 | 0,00% | 0,00% | - | 0,00% |
15º | FORD KA | 6 | 1 | 0 | 0 | 0,00% | 0,00% | - | - |
158028 | 31935 | 33380 | 35479 | 100,00% | 100,00% | -4,33% | -9,99% |
Entre os modelos mais caros, o Mini Cooper (89) completou quatro meses seguidos no topo e abriu boa vantagem no acumulado. Vice, o Chevrolet Cruze Sport6 (45) chegou ao 7º mês seguido sem conseguir ultrapassar a casa das 100 unidades e viu a aproximação do Audi A3 (36). Isto mostra como a GM já tirou o pé da produção do hatch médio, que terá sua fabricação encerrada até o final do ano. Zerado em abril, o Chevrolet Bolt conquistou 12 consumidores.
Hatches Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | MAI/23 | ABR/23 | MAI/22 | % MAI 23 | % ABR 23 | VARIAÇÃO MAI/ABR | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | MINI COOPER/JCW | 344 | 89 | 79 | 83 | 43,63% | 51,30% | 12,66% | 7,23% |
2º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 171 | 45 | 41 | 165 | 22,06% | 26,62% | 9,76% | -72,73% |
3º | AUDI A3 | 134 | 36 | 20 | 14 | 17,65% | 12,99% | 80,00% | 157,14% |
4º | CHEVROLET BOLT | 34 | 12 | 0 | 0 | 5,88% | 0,00% | - | - |
5º | FIAT 500E | 36 | 8 | 4 | 11 | 3,92% | 2,60% | 100,00% | -27,27% |
6º | NISSAN LEAF | 105 | 6 | 5 | 37 | 2,94% | 3,25% | 20,00% | -83,78% |
7º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 20 | 5 | 0 | 6 | 2,45% | 0,00% | - | -16,67% |
8º | BMW SÉRIE 1 | 12 | 2 | 5 | 2 | 0,98% | 3,25% | -60,00% | 0,00% |
9º | BMW i3 | 11 | 1 | 0 | 6 | 0,49% | 0,00% | - | -83,33% |
867 | 204 | 154 | 324 | 100,00% | 100,00% | 32,47% | -37,04% |
Fonte: Fenabrave