Um dos grandes marcos automotivos nacionais nos anos 2000 foi o surgimento dos SUVs compactos, com o lançamento do Ford EcoSport sendo responsável por popularizar tal ideia. Mas, aparentemente, a Volkswagen poderia ter dado uma resposta a altura se o protótipo acima, de 2007, tivesse ido para frente.
Mais uma vez, o ex-designer da VW, Luiz Veiga, abriu sua coleção de registros de conceitos feitos por ele na empresa. No mais recente, Veiga afirmou que projetou o visual para um pequeno utilitário esportivo baseado no Fox da época. A ideia era similar à da Ford, que usou a base do Fiesta para produzir o EcoSport.
O resultado foi um carro com uma silhueta bem reta e quadrada, dando um ar de robustez que era tão buscadas pelos SUVs pequenos daquela época. Além disso, contava ainda com rack de teto e lanternas traseiras elevadas para passar uma impressão de altura maior. No entanto, é possível ver que as rodas são as mesmas de 15 polegadas utilizadas pelo Fox.
A dianteira é remanescente das linhas que a Volkswagen adotava na época em seu catálogo europeu, com uma grade em forma de escudo e faróis que avançavam sobre a lataria da dianteira. Os espelhos retangulares também deram um charme ao conceito, enquanto os faróis de neblina redondos na porção inferior do para-choque reforçavam o ar de robustez.
Veiga afirmou que as imagens foram feitas no estúdio Volkswagen Design Potsdam, em Berlim (ALE) no ano de 2007: "eu era responsável por mercados emergentes e fiz esta proposta de SUV usando a plataforma do Fox. Eu tinha absoluta certeza que SUVs seriam muito bem aceitos, principalmente em mercados como da América do Sul e Asiáticos, mas, mais uma vez, acho que eu estava muito adiantado no timing. Na Volkswagen não houve interesse, mas a ideia foi parar na Kia, que então criou o Kia Soul".
De fato as linhas do SUV do Fox que nunca existiu lembram muito às do hatch elevado da Kia que chegou alguns anos depois. Vale lembrar também que, naquela época, a Volkswagen tinha modelos um pouco maiores derivados de hatches, como foi o caso do Golf e sua respectiva minivan, a Golf Plus. No entanto, as linhas feitas por Veiga não foram completamente em vão, pois acabaram chegando às ruas com o Skoda Yeti, feito pela subsidiária de baixo custo do Grupo Volkswagen.