Hyundai bate o martelo e confirma Bayon como novo SUV do i20, abaixo do Creta
Modelo ficará abaixo do Creta e aproveitará boa parte da estrutura do hatch, mas terá visual e carroceria próprios
Já flagrado há algum tempo em testes, o novo SUV derivado do i20 teve seu nome oficialmente confirmado pela Hyundai: Bayon. O nome, que já vinha sendo especulado há algum tempo, segue a ideia do hatch e também dá continuidade a uma designação que já está presente lá fora, principalmente no mercado europeu.
Desta vez, o Bayon surgirá primeiro na Índia, que, tal como aqui, vive uma onda de novos SUVs na casa dos 4 metros de comprimento. Não há muita informação oficial, por enquanto, além do nome, mas já se sabe pelos flagras que ele terá muito do i20, aos moldes do que faz a Chevrolet com Sonic/Onix e Fiat com Pulse/Argo.
Hyundai Bayon: o que já sabemos
Conhecido internamente como BC4 CUV, os protótipos já revelam que o novo carro usará alguns dos truques de seus rivais já presentes no mercado. Ele não será totalmente inédito, tendo muito do i20 como forma de redução de custos.
No Bayon, esse parentesco aparece principalmente no miolo da carroceria, com para-brisa, coluna A, retrovisores e parte das portas seguindo proporções muito próximas às do novo i20. A Hyundai, porém, mexerá bastante nas extremidades para dar ao SUV uma identidade própria, com teto mais alto, caixas de roda bem marcadas e mais retangulares e uma traseira consideravelmente mais vertical que a do hatch.
Onde ele parece entregar mesmo seu parentesco é no interior. Mesmo com praticamente todo o painel coberto, o protótipo já mostra o mesmo volante de dois raios do i20, inclusive sem o tradicional logotipo da Hyundai no centro. Em seu lugar estão os quatro pontos que representam a letra H em código Morse, detalhe adotado pela marca em seus modelos mais recentes.
Os flagras até aqui também permitem ver o formato do conjunto de duas telas em uma peça levemente curvada para o motorista, além de câmera para visão 360° e uma câmera dedicada aos sistemas de assistência instalada no alto do para-brisa. Segundo a mídia indiana, aliás, esta última será usada por recursos como manutenção em faixa, reforçando que o Bayon não deverá abrir mão de equipamentos apenas por ocupar uma posição abaixo do Creta.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Tucson 2027 aposta forte nos híbridos e chega a 292 cv
Ram Rampage chegará aos EUA em 2028 como carro barato da marca
É o fim do HB20? Hyundai prepara i20 mais barato e mais caro
Lula x Flávio Bolsonaro: propostas para o transporte no 2º turno
Rival de Tera e Avenger, novo Hyundai Bayon deve estrear já em outubro
GWM inicia pré-venda do Haval H7 no Brasil com híbrido plug-in flex e 4x4
Carros fáceis de furtar: Hyundai e Kia podem pagar US$ 1 bi