À venda no mercado internacional desde o final de 2018, a atual geração do Kia Soul acaba de entrar para a linha 2023 com importantes retoques no visual. Dentro da chama reestilização de meia-vida, o crossover ganhou novo desenho para o conjunto frontal e atualizações tecnológicas na cabine. No mercado norte-americano, especificamente, perdeu algumas versões, sendo oferecido agora com catálogo bem mais enxuto.

Por fora, a grande novidade fica por conta do dianteira remodelada. Ligeiramente mais convencional (levando em conta o estilo ousado e agressivo do modelo anterior), a frente perdeu o esquema de iluminação em dois andares e agora ostenta faróis mais simples. A grade continua estreita e agora abriga o logotipo, que antes vinha junto ao capô. O para-choque manteve o estilo descolado com abertura tipo bocão, mas ganhou elementos metálicos e cromados.

Galeria: Kia Soul 2023

Nas laterais, destaque apenas para as rodas redesenhadas, que podem ser de 16, 17 ou 18 polegadas, conforme cada versão. A traseira também mudou pouco, recebendo atualizações pontuais. Já a paleta de cores recebeu novas tonalidades, especialmente opções mais chamativas e personalização bicolor (Clear White e Surf Blue com teto contrastante Fusion Black).

Na cabine as mudanças também foram sutis e concentradas basicamente na lista de equipamentos. A versão de entrada conta com central multimídia de 8 polegadas, enquanto todas as demais têm sistema de entretimento de 10,25 polegadas. Recursos de segurança também forma incorporados à lista, incluindo detector de pontos cegos e assistente de colisão cruzada.

Kia Soul 2023

Pacotes opcionais incluem faróis e lanternas em LED, sistema de som Harman Kardon, assentos dianteiros aquecidos e freio de estacionamento elétrico. A gama de versões é composta pelos acabamentos LX, S, EX, GT-Line e GT-Line Tech. Todos são equipados com o mesmo conjunto mecânico formado por motor 2.0 aspirado de 149 cv e 18,2 kgfm de torque, e câmbio automático.

O propulsor 1.6 T-GDI oferecido até então, com 204 cv e transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, foi descontinuado. A variante aventureira X-Line também deixa de ser oferecida no Soul 2023.

Kia Soul 2023
Kia Soul 2023

As vendas no mercado norte-americano serão iniciadas nos próximos meses e, desde já, a Kia espera manter o ritmo de crescimento do modelo pré-facelift. Em 2021, por exemplo, foram vendidas 75.000 unidades nos EUA, o que representou crescimento de 5% sobre o ano anterior.

No Brasil, o Soul está longe das lojas desde maio de 2020, quando deixou o mercado ainda na geração anterior. O crossover estreou por aqui em 2009 e teve em 2011 seu melhor ano de vendas, com 25 mil exemplares emplacados. Em 2012, porém, foi atingido pelo chamado "super-IPI" e acabou perdendo força e competitividade.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com