Hoje em dia já é difícil imaginar que, há pouco mais de uma década, você precisava saber o caminho ou consultar o finado guia de ruas de papel para achar o seu destino. Com a popularização da internet móvel, o celular virou a principal escolha dos motoristas que precisam encontrar orientações de rota, mais até que aparelhos dedicados de GPS.

Ainda mais hoje em dia, com os carros cada vez mais oferecendo espelhamento de smartphones por meio de aplicativos como Android Auto e Apple Car Play de série, depender do celular para se navegar é um caminho sem volta. Entre os aplicativos mais usados está o Google Maps, nativo em qualquer aparelho que utiliza o sistema operacional Android do próprio Google.

Sendo assim, qualquer atualização do Google Maps atinge uma parcela grande dos motoristas e a Google anunciou importantes novidades para o aplicativo. Em empresa informou que, nas próximas semanas, o Maps irá oferecer o cálculo de custo de pedágio nas rotas sugeridas pelo app. 

Google Maps

Este era um dos únicos pontos que ainda poderiam causar ansiedade nos usuários, já que o Google Maps informa até agora somente se o caminho sugerido tem ou não pedágio. Não há até o momento indicativos de quantas praças de pedágio estão presentes na rota, muito menos qual é o custo delas para percorrer o trajeto desejado.

De acordo com a Google, a atualização que deve ocorrer em breve "reunirá informações confiáveis coletadas de autoridades locais". Sendo assim, será possível calcular o custo das tarifas rodoviárias em cada trajeto antes de sair de casa. Isso permite que as pessoas escolham o roteiro que faz mais sentido financeiramente. O valor estimado pelo aplicativo levará em consideração fatores como o dia da semana e horário - em caso de pedágios que possuam variações de preço -, e o custo para quem utiliza sistemas de cobrança eletrônicos como tags do Sem Parar, por exemplo.

A atualização permanecerá oferendo uma alternativa de rota sem pedágios, sempre que estiver disponível. Quem quiser fazer um percurso totalmente sem cobranças, basta  continuar selecionando a opção "Evitar pedágios" nas configurações do Google Maps atualmente. 

A Google se limitou a dizer apenas que o novo recurso está previsto para chegar ao Brasil "em breve". Neste primeiro momento, o Maps trará informações de pedágios em países como EUA, Índia, Indonésia e Japão. A atualização também trará novos componentes no mapa, como semáforos e placas de sinalização, para auxiliar a navegação.

Vale lembrar que o Waze, outro aplicativo de navegação da própria Google, já faz uma estimativa de valores de pedágio na rota selecionada. No entanto, o faz por um sistema colaborativo onde os usuários do app informam o valor de cada pedágio. Ou seja, não é tão confiável.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com