A corrida pela condução autônoma continua e a Mercedes-Benz tem investido pesado na tecnologia desde 2015. A marca alemã conseguiu a aprovação de testar a tecnologia nas ruas e quer oferecer a autonomia de nível 3 nos Estados Unidos até o final do ano. E, para provar que o sistema funciona, colocou a divisão esportiva Mercedes-AMG para preparar um carro e fazê-lo completar uma volta rápida em uma pista de forma totalmente autônoma.

O vídeo acima é um pouco longo, mas o link já está no momento certo, em que um Mercedes-AMG GT 63 S 4-Door Coupe faz uma volta rápida sem que o motorista mova um único dedo para dirigir. O carro acelera, freia nas curvas e segue o traçado programado para fazer uma volta completa. Temos que destacar que, embora o carro tenha ido bem rápido, a velocidade máxima estava limitada a 170 km/h. Ainda assim, é algo totalmente insano. Imagine estar dentro de um carro andando a uma velocidade dessas sem você precisar fazer alguma coisa.

Galeria: Mercedes-AMG GT 63 e 63 S 4 Door Coupe 2022

Claro, este carro é apenas um protótipo - ao menos por enquanto. Ainda assim, serve muito bem para ver o quanto a tecnologia está melhorando. Pouco depois da volta com duas pessoas dentro do carro, a AMG mostra um trecho em que o esportivo faz algumas voltas sem ninguém dentro do veículo. 

O resto do vídeo fala sobre aplicações práticas desta tecnologia de carro autônomo e todos os sistemas utilizados, enquanto o veículo anda em uma rodovia. Está em alemão, com legendas em inglês, caso queira conferir o vídeo todo.

Sem dúvidas, a Mercedes-Benz está apostando pesado na tecnologia autônoma. Até anunciou que aceitará qualquer processo legal caso um de seus carros cause um acidente quando estiver utilizando o sistema, algo que pode ajudar a conseguir a premissão para o mercado norte-americano.

Claro, não é a única a buscar o nível 3 de automação, quando o motorista pode tirar as mãos do veículo e deixar o carro seguir sozinho, mas sempre atento para intervir em alguns casos. Tanto a Honda quanto a Nissan lançaram carros no Japão que podem seguir de forma autônoma em alguns locais selecionados. Outras enfrentaram mais problemas, como a Audi, que montou um A8 em 2017, mas desistiu de oferecer a tecnologia nos EUA e Europa. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com