A divisão de baixo custo da Renault, a Dacia, mudou o seu logotipo. A novidade foi apresentada em um vídeo divulgado pela montadora romena em seu canal do youtube e, de quebra, acabou mostrando também um pouco do novo Duster 2022, que irá receber uma nova reestilização visual para abandonar as lanternas de Renegade.

Assim como a Renault, que apresentou o seu novo logotipo neste ano (e vai aplicá-lo nos carros a partir de 2022), a Dacia vai adotar em definitivo o novo emblema em breve, que ficou bem mais arrojado que o antigo. Antes, o logo da Dacia consistia em um emblema cromado em formato de “V” com a base a parte inferior vazada e o nome Dacia gravado em azul logo acima.

Galeria: Dacia Duster reestilizado - Flagra

Para quem não se recorda, esse logo novo já tinha sido visto no Bigster, um conceito inspirado no Duster com capacidade para levar sete ocupantes. E por falar nele, o novo desenho traz as consoantes do nome Dacia destacados, com as letras “D” e “C” espelhadas com uma nova fonte mais pontiaguadas, que rompe totalmente com a antiga arredondada. A montadora romena diz que o novo logo representa “a mentalidade astuta e sutil da marca”, e que as letras “D” e “C” próximas uma da outra representa “elos de uma corrente que se unem em um vínculo forte e coeso”.

Justificativas da equipe de design e marketing à parte, é verdade que o novo logo ficou com um desenho mais robusto. E apesar da inscrição DC da Dacia estar em destaque agora, felizmente ela não será confundida (apesar da sigla igual) com a DC Comics, editora norte-americana especializada em histórias em quadrinhos do Superman, Batman, entre outros. Além do novo design,o logo DC adota a cor verde que “reflete a proximidade da empresa com a natureza”.

Galeria: Dacia - novo logotipo 2022

Por enquanto, sabe-se que a novidade irá estrear ainda este mês nos sites oficias da empresa, publicidade e em materiais impressos. Na Europa, é previsto que as concessionárias da fabricante adotem a nova identidade a partir do início do ano que vem, enquanto os carros começarão a sair da linha de montagem com o logo DC no segundo semestre de 2022. Para divulgação, a Dacia disponibilizou um vídeo mostrando todos os detalhes de sua nova identidade, mas as imagens mostram algo a mais.

Ao final do vídeo, é possível conferir bem rápido um SUV passando em uma estrada a noite. Mas não pense que é o conceito Bigster de 7 lugares, já que pela silhueta é possível apostar que o novo Dacia Duster, que abandonará as lanternas semelhantes ao do Renegade para adotar um conjunto com arranjo interno em “Y”, nos mesmos moldes dos novos Sandero e Taliant (a versão romena para a nova geração do Logan). Os faróis também devem ser redesenhados internamente com o mesmo tema.

Em sua primeira mudança de meia-vida, o novo Duster talvez possa ser um dos primeiros a adotar o novo logotipo da fabricante do leste europeu. Se não receber, o logo deve estrear somente na próxima geração do utilitário, prevista para 2024. Além do leve facelift, há rumores que o Duster 2022 ganhará uma nova central multimídia com tela de 8 polegadas. Por fim, a expectativa é que sua estreia seja na próxima semana, no dia 22 de junho, mas até o momento não nenhuma informação oficial ainda - embora algumas publicações europeias garantam a data. 

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com