Apesar de ter chegado ao Brasil apenas no ano passado, a segunda geração do Duster está no mercado europeu desde 2018, então faz sentido ver a renovação do SUV compacto - principalmente porque a marca irá acelerar a chegada da próxima geração. Como já apareceu na Europa sem camuflagem, esperávamos por uma apresentação em breve e, de acordo com a publicação L'Argus, a estreia será no dia 22 de junho.

A Dacia trabalha na reestilização do Duster há um tempo. Já vimos diversos protótipos do SUV rodando camuflado e, recentemente, surgiram fotos do carro completamente limpo, como podemos ver no vídeo abaixo do site Coche Spias. Provavelmente, já começou a gravar os vídeos de divulgação para a apresentação em junho.

Esta data de apresentação para o próximo mês foi revelada pelo L'Argus e o fórum Worldscoops, mostrando uma imagem de um documento interno da Dacia, com detalhes sobre os produtos da fabricante romena. Entre os itens está a apresentação do "Duster fase 2" no dia 22 de junho, iniciando a pré-venda em julho e entregando o carro apenas em setembro. Supostamente, essa demora seria pela falta de semicondutores na indústria.

external_image

Nesta reestilização, o Duster 2022 adotará um pouco da identidade visual vista no Sandero, como os faróis com assinatura em "Y" para a iluminação diurna. As imagens da traseira mostram que abandonará as lanternas parecidas com as do Jeep Renegade, ponto em que o carro foi muito criticado ao redor do mundo. Também ganhará novas rodas e uma central multimídia maior como no Sandero.

De acordo com o documento, o novo Duster utilizará uma transmissão automatizada de dupla embreagem para o motor 1.3 turbo de 150 cv, mecânica que fará parte da pré-venda em julho. Ainda não há detalhes sobre o resto da linha, mas acredita-se que seguirá com 1.0 turbo de 90 cv, 1.3 turbo na versão de 130 cv, além de uma opção a gás natural. Ainda não se sabe se manterá a variante diesel ou se receberá uma versão eletrificada.

Apesar da estreia do Duster renovado na Europa já neste ano, a chegada ao Brasil levará um bom tempo, visto que a segunda geração do SUV compacto só iniciou as vendas por aqui em 2020. Considerando o ciclo normal de vida de um carro de 7 ou 8 anos, a Renault só deve começar a produzir a versão reestilizada em São José dos Pinhais (PR) entre 2023 e 2024.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com