Os 10 lançamentos mais importantes do 2º semestre

Teremos desde Jeep Renegade renovado até o inédito Citroën C4 Cactus

Citroën C4 Cactus BR - Primeiras imagens Citroën C4 Cactus BR - Primeiras imagens

A Copa do Mundo já foi e o Salão do Automóvel de São Paulo está se aproximando. Como uma maratona, a fabricantes irão correr para lançar novidades no 2º semestre, tanto para tentar conquistar o 13º salário de quem quer trocar de carro quanto para não embolar todas as novidades no Salão. Entre reestilizações e novos modelos, há muita coisa para chegar às lojas em quase todos os segmentos. Para facilitar a sua vida, listamos os 10 lançamentos mais importantes dos próximos seis meses (que sabemos até agora). Na lista, apresentamos apenas os carros que estarão disponíveis para venda neste ano, deixando de lado o que serão apenas apresentados, como é o caso do VW T-Cross e a picape Mercedes-Benz Classe X.

 

Caoa Chery Tiggo 4 - Modelo inédito

O Tiggo 2 foi só o começo para a CAOA-Chery. Quando a CAOA assumiu o controle no Brasil, o modelo já estava praticamente pronto, em estágio avançado de nacionalização. Com o Tiggo 4, a história será diferente. Com 4,33 m de comprimento, brigará diretamente com Jeep Renegade e Honda HR-V. No entanto, a mecânica ainda é um mistério. Na China, onde é chamado de Tiggo 5, o modelo é vendido com duas motorizações. A primeira é um um 2.0 de 122 cv e o segundo um 1.5 turbo de 146 cv (este com mais chances para cá). O lançamento ainda não tem data definida, mas deve acontecer em setembro.

Leia também:

Citroën C4 Cactus - Modelo inédito

Após anos, desde o Aircross, a Citroën terá finalmente um novo carro produzido no Brasil: o C4 Cactus. Produzido em Porto Real (RJ), chegará ao mercado chegará nas concessionárias da marca entre setembro e outubro. Chegará com o mesmo visual do modelo reestilizado lançado este ano na Europa, sem as bolsas de ar externas (chamadas airbumps) e com algumas diferenças no design, como as janelas traseiras convencionais, ao contrário das basculantes usadas no modelo europeu. Terá parentesco forte com o Peugeot 2008, montado sobre a mesma plataforma PF1 e com os mesmos motores 1.6 aspirado e 1.6 THP, com câmbio manual de 5 marchas (somente no primeiro) e automático de 6 posições.

Leia também:

Ford Ka e Ka Sedan - Reestilização

A esperada reestilização do Ford Ka fará mais do que mudar o design. As linhas você já viu por aqui, na versão aventureira Freestyle, ganhando novo para-choque dianteiro e interior renovado, com uma tela de 6,5" para a central multimídia do tipo “flutuante”. O que vale a pena ficar de olho é na mecânica. Passará a contar com o motor 1.5 Dragon de três cilindros, o mesmo do EcoSport renovado, só que com um ajuste diferente. Gera 136 cv a 6.500 rpm e 16,1 kgfm de torque máximo a 4.750 rpm. E, pela primeira vez, terá uma versão automática, com câmbio de 6 marchas. A estreia acontece em agosto.

Leia também:

Honda HR-V - Reestilização

Já apresentado no Japão, onde é vendido com o nome de Vezel, o Honda HR-V ganhou mudança leve no design. A marca vai revelar o carro nacional ainda neste ano, para não perder espaço, já que o segmento dos SUVs compactos está cada vez mais disputado. Visualmente, a mudança é pequena, com uma nova frente composta por uma grade maior e para-choque redesenhado. Na Europa e Japão, o que chamou mais a atenção foi a adição do pacote Honda Sensing, com equipamentos de segurança como assistente de permanência em faixa, identificação de placas de trânsito, frenagem pré-colisão, detecção de pedestres e controle de cruzeiro adaptativo. A Honda já registrou as peças do novo design no Brasil, porém ainda não há confirmação se oferecerá o pacote Sensing (que aqui não existe nem no CR-V). Fontes ouvidas pelo Motor1.com dizem que o lançamento acontecerá antes do Salão do Automóvel.

Leia também:

Jeep Renegade - Reestilização

Até agora, o ano estava muito quieto para a Jeep em lançamentos. Mas isso tem explicação. A marca norte-americana preparada a chegada do Renegade reestilizado. É uma notícia boa e ruim ao mesmo tempo. A boa é que ele ficará com a mesma cara do modelo europeu, com novos faróis e para-choque, enquanto o interior terá a central multimídia do Compass, adotando as mesmas linhas. A parte ruim é que ainda ficaremos sem os motores 1.0 e 1.3 turbo, mantendo o 1.8 E.torQ e 2.0 MultiJet diesel. Segundo apuramos, o 1.8 será atualizado para melhorar seu rendimento.

Leia também:

Mitsubishi Eclipse Cross - Modelo inédito

Antes um cupê esportivo, o Mitsubishi Eclipse está de volta, mas como um SUV. Agora chamado Eclipse Cross, o modelo foi apresentado em agosto do ano passado, e já está confirmado para o Brasil. A apresentação deve ser em novembro, durante o Salão de São Paulo. Será posicionado entre o ASX e o Outlander, o que deve deixar seu preço na casa dos R$ 120 mil. É equipado com o motor 1.5 turbo de 163 cv e câmbio CVT, com a promessa de receber também um 2.2 turbodiesel com transmissão automática de 8 marchas.

Leia também:

Toyota Hilux - Reestilização

Cada vez mais ameaçada pela Chevrolet S10, a Toyota Hilux apostará em mudanças estéticas para manter-se líder do segmento. O novo design será o mesmo da versão tailandesa, lançada no ano passado, renovando o estilo do para-choque, com uma entrada de ar maior na parte interior e acabamento no estilo colmeia. Os faróis de neblina terão uma moldura inédita, com acabamento em "C" cromado. A mecânica, por enquanto, seguirá a mesma. Daniel Herrero, CEO da Toyota Argentina, disse que a marca estuda uma versão V6, para brigar com Mercedes-Benz Classe X e Volkswagen Amarok V6, e até mesmo uma variante híbrida, mas esta última deve ficar somente para 2025.

Leia também:

Volkswagen Gol e Voyage 1.6 AT - Nova versão

A Volkswagen finalmente começa a oferecer a versão 1.6 automática do Polo e Virtus. Agora faltam Gol e Voyage, que enfim terão uma transmissão automática no lugar da automatizada. A mecânica será a mesma, utilizando o motor 1.6 16V MSI de 117 cv, ao invés do atual 1.6 8V de 104 cv da configuração Comfortline. De todos os carros da lista, este é o lançamento mais próximo, pois sua apresentação acontecerá ainda em julho, chegando às concessionárias em agosto.

Leia também:

Volkswagen Jetta - Nova geração

O Jetta anda meio jogado para o canto, é verdade. Atualmente é o quinto sedã médio mais vendido, bem longe dos três primeiros colocados. A esperança é a nova geração, revelada no início do ano nos Estados Unidos e que desembarca no nosso mercado ainda em 2018. Maior, virá importado do México, apostando no amplo espaço interno. Ele já foi registrado no INPI e foi flagrado em testes por aqui. Deve seguir com o motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas, enquanto o modelo topo de linha deve utilizar o 2.0 TSI de 220 cv.

Leia também:

Volvo V60 - Nova geração

A segunda geração da Volvo V60 está tão próxima do Brasil que a marca sueca já iniciou sua pré-venda, por R$ 199.950. A perua será vendida em versão única, a Momentum, com motor 2.0 turbo de 254 cv e 35,7 kgfm, sempre com câmbio automático de 8 marchas. Os felizardos que escolherem comprar a station wagon receberão um modelo com painel de instrumentos com tela TFT configurável, central multimídia de 12,3 polegadas e os mesmos sistemas de condução semi-autônoma que equipa os SUVs da fabricante. As entregas começam em agosto.

Leia também:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com