Caoa Chery Tiggo 4 - Modelo inédito
O Tiggo 2 foi só o começo para a CAOA-Chery. Quando a CAOA assumiu o controle no Brasil, o modelo já estava praticamente pronto, em estágio avançado de nacionalização. Com o Tiggo 4, a história será diferente. Com 4,33 m de comprimento, brigará diretamente com Jeep Renegade e Honda HR-V. No entanto, a mecânica ainda é um mistério. Na China, onde é chamado de Tiggo 5, o modelo é vendido com duas motorizações. A primeira é um um 2.0 de 122 cv e o segundo um 1.5 turbo de 146 cv (este com mais chances para cá). O lançamento ainda não tem data definida, mas deve acontecer em setembro.
Citroën C4 Cactus - Modelo inédito
Após anos, desde o Aircross, a Citroën terá finalmente um novo carro produzido no Brasil: o C4 Cactus. Produzido em Porto Real (RJ), chegará ao mercado chegará nas concessionárias da marca entre setembro e outubro. Chegará com o mesmo visual do modelo reestilizado lançado este ano na Europa, sem as bolsas de ar externas (chamadas airbumps) e com algumas diferenças no design, como as janelas traseiras convencionais, ao contrário das basculantes usadas no modelo europeu. Terá parentesco forte com o Peugeot 2008, montado sobre a mesma plataforma PF1 e com os mesmos motores 1.6 aspirado e 1.6 THP, com câmbio manual de 5 marchas (somente no primeiro) e automático de 6 posições.
Ford Ka e Ka Sedan - Reestilização
A esperada reestilização do Ford Ka fará mais do que mudar o design. As linhas você já viu por aqui, na versão aventureira Freestyle, ganhando novo para-choque dianteiro e interior renovado, com uma tela de 6,5" para a central multimídia do tipo “flutuante”. O que vale a pena ficar de olho é na mecânica. Passará a contar com o motor 1.5 Dragon de três cilindros, o mesmo do EcoSport renovado, só que com um ajuste diferente. Gera 136 cv a 6.500 rpm e 16,1 kgfm de torque máximo a 4.750 rpm. E, pela primeira vez, terá uma versão automática, com câmbio de 6 marchas. A estreia acontece em agosto.
Honda HR-V - Reestilização
Já apresentado no Japão, onde é vendido com o nome de Vezel, o Honda HR-V ganhou mudança leve no design. A marca vai revelar o carro nacional ainda neste ano, para não perder espaço, já que o segmento dos SUVs compactos está cada vez mais disputado. Visualmente, a mudança é pequena, com uma nova frente composta por uma grade maior e para-choque redesenhado. Na Europa e Japão, o que chamou mais a atenção foi a adição do pacote Honda Sensing, com equipamentos de segurança como assistente de permanência em faixa, identificação de placas de trânsito, frenagem pré-colisão, detecção de pedestres e controle de cruzeiro adaptativo. A Honda já registrou as peças do novo design no Brasil, porém ainda não há confirmação se oferecerá o pacote Sensing (que aqui não existe nem no CR-V). Fontes ouvidas pelo Motor1.com dizem que o lançamento acontecerá antes do Salão do Automóvel.
Jeep Renegade - Reestilização
Até agora, o ano estava muito quieto para a Jeep em lançamentos. Mas isso tem explicação. A marca norte-americana preparada a chegada do Renegade reestilizado. É uma notícia boa e ruim ao mesmo tempo. A boa é que ele ficará com a mesma cara do modelo europeu, com novos faróis e para-choque, enquanto o interior terá a central multimídia do Compass, adotando as mesmas linhas. A parte ruim é que ainda ficaremos sem os motores 1.0 e 1.3 turbo, mantendo o 1.8 E.torQ e 2.0 MultiJet diesel. Segundo apuramos, o 1.8 será atualizado para melhorar seu rendimento.
Mitsubishi Eclipse Cross - Modelo inédito
Antes um cupê esportivo, o Mitsubishi Eclipse está de volta, mas como um SUV. Agora chamado Eclipse Cross, o modelo foi apresentado em agosto do ano passado, e já está confirmado para o Brasil. A apresentação deve ser em novembro, durante o Salão de São Paulo. Será posicionado entre o ASX e o Outlander, o que deve deixar seu preço na casa dos R$ 120 mil. É equipado com o motor 1.5 turbo de 163 cv e câmbio CVT, com a promessa de receber também um 2.2 turbodiesel com transmissão automática de 8 marchas.
Toyota Hilux - Reestilização
Cada vez mais ameaçada pela Chevrolet S10, a Toyota Hilux apostará em mudanças estéticas para manter-se líder do segmento. O novo design será o mesmo da versão tailandesa, lançada no ano passado, renovando o estilo do para-choque, com uma entrada de ar maior na parte interior e acabamento no estilo colmeia. Os faróis de neblina terão uma moldura inédita, com acabamento em "C" cromado. A mecânica, por enquanto, seguirá a mesma. Daniel Herrero, CEO da Toyota Argentina, disse que a marca estuda uma versão V6, para brigar com Mercedes-Benz Classe X e Volkswagen Amarok V6, e até mesmo uma variante híbrida, mas esta última deve ficar somente para 2025.
Volkswagen Gol e Voyage 1.6 AT - Nova versão
A Volkswagen finalmente começa a oferecer a versão 1.6 automática do Polo e Virtus. Agora faltam Gol e Voyage, que enfim terão uma transmissão automática no lugar da automatizada. A mecânica será a mesma, utilizando o motor 1.6 16V MSI de 117 cv, ao invés do atual 1.6 8V de 104 cv da configuração Comfortline. De todos os carros da lista, este é o lançamento mais próximo, pois sua apresentação acontecerá ainda em julho, chegando às concessionárias em agosto.
Volkswagen Jetta - Nova geração
O Jetta anda meio jogado para o canto, é verdade. Atualmente é o quinto sedã médio mais vendido, bem longe dos três primeiros colocados. A esperança é a nova geração, revelada no início do ano nos Estados Unidos e que desembarca no nosso mercado ainda em 2018. Maior, virá importado do México, apostando no amplo espaço interno. Ele já foi registrado no INPI e foi flagrado em testes por aqui. Deve seguir com o motor 1.4 TSI de 150 cv e câmbio automático de 6 marchas, enquanto o modelo topo de linha deve utilizar o 2.0 TSI de 220 cv.
Volvo V60 - Nova geração
A segunda geração da Volvo V60 está tão próxima do Brasil que a marca sueca já iniciou sua pré-venda, por R$ 199.950. A perua será vendida em versão única, a Momentum, com motor 2.0 turbo de 254 cv e 35,7 kgfm, sempre com câmbio automático de 8 marchas. Os felizardos que escolherem comprar a station wagon receberão um modelo com painel de instrumentos com tela TFT configurável, central multimídia de 12,3 polegadas e os mesmos sistemas de condução semi-autônoma que equipa os SUVs da fabricante. As entregas começam em agosto.