A Toyota convoca de volta às concessionárias de todo o Brasil proprietários da picape Hilux nas versões SRX Plus e GR-Sport. Ambas saem de fábrica com importantes modificações na suspensão e são equipadas com exclusivo aerofólio entre a cabine e a caçamba. Chamada pela marca de "barra esportiva", a peça é justamente a causadora do recall.

Segundo a Toyota, foi constatado que, sob certas condições severas de uso, os suportes da barra esportiva podem rachar e se desprender do veículo. Nestes casos, há possibilidade de acidentes com danos causados a terceiros na via pública. O reparo consiste na remoção completa do aerofólio e o serviço será realizado na rede nacional de revendas da marca a partir de 20 de maio.

Toyota Hilux SRX Plus 2024 - Teste

As versões SRX Plus e GR-Sport, vale lembrar, são as únicas a oferecer chassi alargado, suspensão reforçada e o polêmico aerofólio. Na época do lançamento, a Toyota explicou que a pela foi instalada para ajudar a reduzir o coeficiente aerodinâmico da picape em razão das modificações promovidas na suspensão. Com arcos de roda mais amplos, o arrasto aerodinâmico da picape foi negativamente afetado.

"A Hilux convencional tem um coeficiente aerodinâmico de 0,443. A versão alargada (SRX Plus e GR-Sport) tem um coeficiente de 0,510. Ao adicionar esse spoiler, esse valor é reduzido para 0,445", explicou o engenheiro Diego Martino no lançamento da Hilux SRX Plus na Argentina.

Toyota Hilux GR-Sport 2023

Desde o início de maio, vale lembrar, a Toyota já havia deixado de fabricar a picape com a tal barra esportiva. O recall anunciado agora serve exatamente para remover a peça das unidades que já haviam sido vendidas. Até o momento, a marca não informou quantos exemplares foram atingidos. O problema afeta tanto picapes vendidas no Brasil quanto na Argentina.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com