Responsáveis por serem o segmento de entrada para a maioria dos brasileiros, os hatchbacks estão um pouco esquecidos e com poucas mudanças nos últimos tempos. Ainda assim, por seu preço acessível, ainda correspondem a 37,29% dos emplacamentos feitos em abril - em comparação, os SUVs são 46,15% dos automóveis vendidos no país.

Renault Kwid Outsider em movimento
Fiat Mobi Easy

A categoria dos subcompactos segue com dois representantes e, neste momento, o Fiat Mobi segue como o mais vendido, com 5.420 unidades emplacadas em abril, contra as 5.185 unidades do Renault Kwid. A diferença é pequena, mas ajuda o modelo da Fiat a se distanciar no acumulado, somando 20.085 veículos vendidos, enquanto o Kwid vendeu 18.319 unidades.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (ABRIL/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Fiat Mobi 5.420 16,4% 20.085
Renault Kwid 5.185 29,9% 18.319

Líder de vendas no geral em abril, o Volkswagen Polo vai se distanciando dos rivais no acumulado, graças ao resultado de 12.434 unidades vendidas em abril, mais de 3 mil a mais em comparação com o Chevrolet Onix (9.087). Assim, o hatch alemão chega a 39.697 unidades no 1º quadrimestre, enquanto o modelo da GM contabiliza 26.853 unidades.

Se o Polo está isolado na liderança, é mais interessante olhar na disputa pela 2ª colocação. O Chevrolet Onix neste momento está no topo, com 9.087 unidades vendidas no mês, mas é seguido de perto por Fiat Argo (8.599) e Hyundai HB20 (8.194). No acumulado, apenas 606 unidades separam o trio, mostrando o quão disputado está.

BYD Dolphin Mini (BR)

O quinto mais vendido foi a surpresa do mês. O BYD Dolphin Mini emplacou nada menos que 3.143 unidades, um recorde não só para a marca como para os carros elétricos, superando Toyota Yaris, Citroën C3 e Peugeot 208. É um resultado expressivo, mostrando que há um interesse forte por um carro elétrico mais acessível - mesmo que custe pouco mais de R$ 100 mil.

Chevrolet Cruze Sport6 Premier

Entre os hatches médios, Chevrolet Cruze Sport6, o último com um preço menor, está emplacando as últimas unidades e registrou somente 13 unidades no mês. A produção na Argentina, assim como a do sedã, foi encerrada no final do ano passado. Em breve, quem quiser um hatch maior, terá que ir atrás de um modelo das marcas premium.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (ABRIL/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Volkswagen Polo 12.434 4,1% 39.697
Chevrolet Onix 9.087 17,2% 26.853
Fiat Argo 8.599 25,5% 26.652
Hyundai HB20 8.194 55,0% 26.247
BYD Dolphin Mini 3.143 27,3% 5.637
Toyota Yaris 2.227 3,5% 8.222
BYD Dolphin 1.619 -5,2% 6.952
Citroën C3 1.537 -6,1% 6.568
Peugeot 208 1.472 30,4% 5.974
10º Honda City Hatch 1.004 10,1% 3.485
11º Renault Sandero 365 -7,8% 1.598
12º JAC E-JS1 135 -30,4% 580
13º Mini Cooper 89 -36,4% 363
14º Audi A3 27 -52,6% 130
15º Chevrolet Cruze Sport6 13 -61,8% 142
16º Mercedes-Benz Classe A 12 300,0% 25
17º Honda Civic Type-R 9 125,0% 35
18º Caoa Chery iCar 1 -66,7% 23
19º Nissan Leaf 0 -100,0% 25
20º Toyota GR Corolla 0 -100,0% 12
Envie seu flagra! flagra@motor1.com