O otimismo da indústria após o bom resultado do 1º quadrimestre do ano vai esfriar se as vendas de maio continuarem no ritmo atual. Os emplacamentos caíram 15,5% em comparação com abril, com 81.328 unidades registradas na 1ª quinzena do mês. Este resultado pode começar a reduzir o crescimento de 17,49% visto até agora, ficando mais próximo das previsões da indústria de um crescimento abaixo de 10%.
Após ver a Volkswagen se aproximar bastante em março, a Fiat se distanciou na 1ª posição e já acumula 17.873 unidades emplacadas, contra 12.452 da rival alemã. Ambas estão abaixo do mês passado, mas a Fiat caiu 7% enquanto a VW recuou 18%. A General Motors completa o pódio na 3ª posição, com 10.953 unidades, uma queda de 19%.
Uma das poucas fabricantes a ter um resultado melhor em maio, a Hyundai está com um crescimento de 25,9%, ocupando a 4ª colocação. Porém, emplacou 8.970 unidades, então está bem longe de brigar com a GM. A Toyota fecha o top 5, recuando 14% nos emplacamentos após vender 6.788 veículos.
Algumas empresas estão com um resultado bem abaixo. A Renault perdeu 50% das vendas emplacando 2.671 unidades, o que pode ser um reflexo da greve em São José dos Pinhais (PR), que já dura sete dias e gerou uma perda de 6,1 mil carros que deixaram de ser produzidos até o momento. E aconteceu no pior momento possível, quando o Kardian estava começando a chegar às concessionárias.
A Caoa Chery estava em um ritmo de crescimento após o lançamento do Tiggo 7 Sport, mas não durou muito, mesmo que o SUV médio tenha fila de espera de seis meses. Na primeira quinzena de maio, a marca emplacou 2.284 unidades, uma queda de 22%. A BYD, que estava na 9ª posição em abril nas vendas de automóveis, agora está na 11ª colocação, amargando uma redução de 34% nos emplacamentos, vendendo 2.104 veículos.
Posição | Marca | Maio | Acumulado | Diferença | ||
Vendas | Participação | Vendas 2024 | Participação 2024 | |||
1º | Fiat | 17.873 | 22,0% | 161.479 | 20,92% | -7% |
2º | Volkswagen | 12.452 | 15,3% | 123.331 | 15,98% | -18% |
3º | General Motors | 10.953 | 13,5% | 97.626 | 12,65% | -19% |
4º | Hyundai | 8.970 | 11,0% | 61.838 | 8,01% | +25,9% |
5º | Toyota | 6.788 | 8,3% | 66.066 | 8,56% | -14% |
6º | Nissan | 3.297 | 4,1% | 29.922 | 3,88% | +3% |
7º | Jeep | 3.187 | 3,9% | 38.261 | 4,96% | -26% |
8º | Honda | 2.794 | 3,4% | 26.935 | 3,49% | -14% |
9º | Renault | 2.671 | 3,3% | 41.216 | 5,34% | -50% |
10º | Caoa Chery | 2.284 | 2,8% | 20.370 | 2,64% | -22% |
11º | BYD | 2.104 | 2,6% | 24.047 | 3,12% | -34% |
12º | Ford | 1.375 | 1,7% | 13.152 | 1,70% | -16% |
13º | GWM | 964 | 1,2% | 8.980 | 1,16% | -7% |
14º | Ram | 919 | 1,1% | 10.539 | 1,37% | -8% |
15º | Citroen | 869 | 1,1% | 10.568 | 1,37% | -34% |
16º | Mitsubishi | 815 | 1,0% | 7.730 | 1,00% | -18% |
17º | Peugeot | 689 | 0,8% | 8.354 | 1,08% | -19% |
18º | BMW | 608 | 0,7% | 5.084 | 0,66% | -1% |
19º | Porsche | 285 | 0,4% | 2.089 | 0,27% | +17% |
20º | Mercedes-Benz | 267 | 0,3% | 2.381 | 0,31% | -8% |
A Fiat não quer dar chance para a Volkswagen e conseguiu colocar a Strada na liderança novamente, desta vez com uma boa vantagem. Sao 5.559 unidades emplacadas na primeira metade de maio, contra os 4.695 Volkswagen Polo. Considerando que o hatch alemão tem se apoiado muito nas vendas diretas, através do Polo Track, é possível que dispare em breve com uma venda grande para empresas.
O Hyundai HB20 está tendo um bom mês e ocupa a terceira posição, tentando garantir ao menos a 2ª colocação no segmento. O Hyundai Creta aparece logo em seguida, em 4º no ranking geral e com um crescimento de 22,2%. Suas 2.964 unidades emplacadas em maio ajudaram a recolocá-lo na liderança dos SUVs compactos no acumulado, superando o Volkswagen T-Cross novamente.
Uma das surpresas até o momento é o Toyota Corolla Cross, que está liderando as vendas de SUVs médos, com 1.960 unidades, crescendo 14,9% com a chegada da versão reestilizada às lojas. O Jeep Compass está com uma queda de 32,1%, contabilizando 1.208 unidades emplacadas. A diferença de 752 unidades não é grande, mas considerando que a marca toda está 26% abaixo ante abril, o cenário não parece bom.
Por enquanto, o BYD Dolphin Mini dá sinais de que não vai repetir as 3 mil unidades emplacadas no mês, como foi em abril. O hatch elétrico chinês está 36,2% abaixo, contabilizando 911 veículos vendidos. Ainda é o VE mais vendido do país.
Posição | Modelo | Abril | Maio | Diferença | Acumulado |
1º | Fiat Strada | 11.497 | 5.559 | +6,4% | 43.636 |
2º | Volkswagen Polo | 12.434 | 4.695 | -16,9% | 44.392 |
3º | Hyundai HB20 | 8.194 | 3.926 | +5,4% | 30.173 |
4º | Hyundai Creta | 5.335 | 2.964 | +22,2% | 21.898 |
5º | Fiat Mobi | 5.420 | 2.882 | +17,0% | 22.967 |
6º | Fiat Argo | 8.599 | 2.672 | -31,6% | 29.324 |
7º | Chevrolet Onix | 9.086 | 2.615 | -36,7% | 29.466 |
8º | Chevrolet Tracker | 5.670 | 2.464 | -4,4% | 20.799 |
9º | Nissan Kicks | 4.582 | 2.406 | +15,5% | 20.001 |
10º | Volkswagen T-Cross | 6.224 | 2.137 | -24,5% | 21.219 |
11º | Chevrolet Onix Plus | 7.049 | 2.087 | -34,9% | 19.939 |
12º | Hyundai HB20S | 2.065 | 2.053 | +118,7% | 9.245 |
13º | Volkswagen Saveiro | 5.373 | 2.044 | -16,3% | 19.782 |
14º | Toyota Corolla Cross | 3.754 | 1.960 | +14,9% | 15.001 |
15º | Toyota Hilux | 4.792 | 1.956 | -10,2% | 16.958 |
16º | Fiat Toro | 3.896 | 1.806 | +2,0% | 15.920 |
17º | Fiat Fastback | 3.885 | 1.781 | +0,9% | 16.370 |
18º | Volkswagen Nivus | 5.259 | 1.725 | -27,8% | 17.686 |
19º | Honda HR-V | 4.285 | 1.618 | -16,9% | 15.609 |
20º | Fiat Pulse | 3.539 | 1.514 | -5,9% | 13.576 |
21º | Jeep Renegade | 4.382 | 1.486 | -25,4% | 16.270 |
22º | Chevrolet Spin | 2.321 | 1.250 | +18,5% | 5.883 |
23º | Jeep Compass | 3.914 | 1.208 | -32,1% | 16.758 |
24º | Chevrolet S10 | 2.473 | 1.153 | +2,6% | 9.005 |
25º | Chevrolet Montana | 2.534 | 1.143 | -0,8% | 9.492 |
26º | Fiat Cronos | 3.403 | 1.078 | -30,3% | 10.947 |
27º | Caoa Chery Tiggo 5X | 2.731 | 1.071 | -13,7% | 10.236 |
28º | Renault Kwid | 5.185 | 1.002 | -57,5% | 19.321 |
29º | Volkswagen Virtus | 2.456 | 935 | -16,2% | 11.316 |
30º | BYD Dolphin Mini | 3.141 | 911 | -36,2% | 6.545 |
31º | Caoa Chery Tiggo 7 | 3.026 | 866 | -37,0% | 6.746 |
32º | Toyota Corolla | 3.104 | 831 | -41,1% | 11.744 |
33º | Ram Rampage | 1.756 | 748 | -6,3% | 8.422 |
34º | Ford Ranger | 2.382 | 747 | -31,0% | 8.182 |
35º | GWM Haval H6 | 1.609 | 699 | -4,4% | 6.151 |
36º | Toyota Yaris | 2.227 | 698 | -31,0% | 8.920 |
37º | Toyota SW4 | 1.561 | 614 | -13,5% | 5.729 |
38º | Peugeot 208 | 1.472 | 587 | -12,3% | 6.561 |
39º | BYD Song Plus | 1.699 | 581 | -24,8% | 7.150 |
40º | Toyota Yaris Sedan | 1.670 | 538 | -29,1% | 6.773 |
41º | Jeep Commander | 1.096 | 488 | -2,0% | 4.801 |
42º | Nissan Frontier | 1.119 | 477 | -6,2% | 3.960 |
43º | Citroën C3 | 1.536 | 468 | -33,0% | 7.034 |
44º | Honda City | 1.004 | 468 | +2,5% | 4.267 |
45º | Fiat Fiorino | 1.454 | 448 | -32,2% | 6.532 |
46º | Renault Duster | 2.070 | 448 | -52,4% | 8.063 |
47º | BYD Dolphin | 1.619 | 440 | -40,2% | 7.390 |
48º | Mitsubishi L200 Triton | 1.257 | 406 | -28,9% | 4.193 |
49º | Honda City Hatch | 1.004 | 406 | -11,0% | 3.891 |
50º | Renault Oroch | 1.095 | 401 | -19,4% | 4.632 |
51º | Renault Kardian | 1.581 | 393 | -45,3% | 2.628 |
52º | Volkswagen Taos | 795 | 366 | +1,3% | 4.253 |
53º | Caoa Chery Tiggo 8 | 697 | 345 | +8,9% | 3.338 |
54º | Citroën C3 Aircross | 1.120 | 343 | -32,6% | 2.396 |
55º | Mitsubishi Eclipse Cross | 723 | 342 | +4,1% | 2.833 |
56º | Renault Master | 853 | 293 | -24,4% | 3.726 |
57º | Volkswagen Amarok | 247 | 276 | +145,8% | 1.390 |
58º | GWM Ora 03 | 672 | 265 | -13,2% | 2.829 |
59º | Nissan Versa | 990 | 262 | -41,8% | 4.238 |
60º | Ford Territory | 431 | 231 | +17,9% | 1.845 |
61º | BMW Série 3 | 410 | 231 | +24,0% | 1.420 |
62º | Toyota RAV4 | 215 | 188 | +92,4% | 912 |
63º | Honda ZR-V | 543 | 180 | -27,1% | 2.128 |
64º | BMW X1 | 339 | 169 | +9,7% | 1.626 |
65º | Ford Maverick | 186 | 165 | +95,2% | 976 |
66º | Nissan Sentra | 380 | 152 | -12,0% | 1.694 |
67º | Volvo XC60 | 204 | 125 | +34,8% | 1.062 |
68º | Volkswagen Tiguan | 349 | 112 | -29,4% | 1.373 |
69º | Ford Transit | 254 | 111 | -3,9% | 945 |
70º | Volkswagen Jetta | 274 | 100 | -19,7% | 1.143 |
71º | Porsche Cayenne | 80 | 95 | +161,3% | 328 |
72º | Renault Sandero | 365 | 90 | -45,8% | 1.688 |
73º | Chevrolet Trailblazer | 240 | 90 | -17,5% | 518 |
74º | Kia K2500 | 255 | 89 | -23,2% | 933 |
75º | Ford Bronco | 175 | 87 | +9,4% | 842 |
76º | Audi Q3 | 215 | 85 | -13,0% | 845 |
77º | Iveco Daily 30-130 | 68 | 79 | +155,6% | 351 |
78º | BYD Seal | 283 | 77 | -40,1% | 1.775 |
79º | BYD Yuan Plus | 196 | 75 | -15,8% | 994 |
80º | Honda CR-V | 163 | 74 | -0,1% | 429 |
81º | Porsche 911 | 205 | 71 | -23,8% | 675 |
82º | Mitsubishi Pajero | 200 | 67 | -26,3% | 704 |
83º | Iveco Daily | 230 | 66 | -36,9% | 600 |
84º | Mercedes-Benz Classe C | 133 | 66 | +9,2% | 470 |
85º | Chevrolet Equinox | 233 | 65 | -38,6% | 912 |
86º | BMW X3 | 192 | 65 | -25,5% | 437 |
87º | Fiat Scudo | 229 | 61 | -41,4% | 1.255 |
88º | Land Rover Discovery | 131 | 59 | -0,9% | 619 |
89º | MAN-VW Express | 144 | 58 | -11,4% | 700 |
90º | Ram 3500 | 150 | 53 | -22,3% | 605 |
91º | Peugeot 2008 | 245 | 53 | -52,4% | 659 |
92º | Volvo XC90 | 88 | 51 | +27,5% | 416 |
93º | Ram 2500 | 118 | 50 | -6,8% | 476 |
94º | JAC E-JS1 | 135 | 49 | -20,1% | 629 |
95º | Kia Stonic | 147 | 48 | -28,2% | 402 |
96º | Ram Classic | 137 | 47 | -24,5% | 594 |
98º | Effa V21 | 110 | 47 | -6,0% | 441 |
99º | Mercedes-Benz Sprinter 315 | 106 | 44 | -8,7% | 403 |
100º | Kia Sportage | 80 | 43 | +18,3% | 440 |