A atuação da Stellantis no segmento do SUVs com estilo cupê no Brasil não ficará restrita à oferta do Fiat Fastback. A partir de 2024, a presença do grupo na categoria será ampliada com o lançamento do inédito representante da Citroën, chamado provisoriamente de C3 X. Derivado do projeto C-Cubed, que já originou C3 e C3 Aircross, o modelo está em fase final de desenvolvimento e, além do mercado nacional, será vendido também na Índia.

Não por acaso, vêm do país asiático os mais recentes flagras e as principais informações a respeito do modelo. Protótipos já rodam com carroceria definitiva e deixam à mostram detalhes importantes, abrindo margem para a elaboração de projeção (como esta acima, publicada pelo site indiano Autocar). No geral, o C3 X seguirá a mesma pegada de design dos primos europeus C4 X e C5 X e terá carroceria com elementos combinados de SUV e sedã.

Novo Citroën SUV-cupê (C3 X) - Flagra

Apesar do nível pesado da camuflagem, é possível notar que o modelo usará as mesmas portas dianteiras dos modelos C3 e C3 Aircross. A plataforma CMP será compartilhada e explica a adoção de diversos componentes em comum. O diferencial ficará por conta da traseira, que terá caimento exclusivo e inspiração em cupês.

As lanternas terão formato próprio e o desenho da tampa do porta-malas será único. O modelo terá justamente na traseira o principal ponto de diferenciação e personalidade em relação aos irmão de plataforma, já que laterais e dianteira terão diversos elementos visuais assemelhados.

Em termos de porte, especula-se algo em torno de 4,30 ou 4,40 metros de comprimento e entre-eixos de 2,67 metros compartilhado com o C3 Aircross. O entre-eixos de apenas 2,54 m do C3 hatchback não deverá ser adotado. A expectativa é de oferta ampla de espaço interno e porta-malas generoso. Nesse ponto, a receita será a mesma seguida pela Fiat com o Fastback.

Novo Citroën C3 Aircross - Lançamento no Brasil

Design da dianteira e portas virão do irmão C3 Aircross

Sob o capô, marcará presença o motor 1.0 turboflex de 130 cv emprestado da Fiat e já usado no C3 Aircross. O câmbio será sempre automático do tipo CVT, com tração dianteira. O lançamento está confirmado para 2024, tanto no Brasil quanto na Índia. Por aqui, a produção será concentrada em Porto Real (RJ) junto com os demais membros da família.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com