Citroën C4 X, que mescla SUV com sedã, tem design registrado no Brasil
Crossover foi apresentado na Europa em meados de 2022 como "alternativa única aos hatchbacks e SUVs"
Apresentado no mercado europeu em meados de 2022, o Citroën C4 X acaba de dar as caras no Brasil através de registros de patente. A marca solicitou direitos sobre o desenho do modelo junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e detalhes do processo já podem ser consultados, como as imagens da galeria abaixo.
O modelo toma como base a nova geração do C4 europeu e é definido pela marca como "alternativa única aos hatchbacks e SUVs". O design, claramente, é o principal chamariz e mistura elementos de SUV e sedã. Dianteira e laterais são em grande parte compartilhadas com o C4, enquanto a traseira tem caimento do teto típico de cupês. Destaque para a tampa do porta-malas que abre separada do vidro, como um sedã tradicional.
Galeria: Citroën C4 X - Registro no Brasil
Ao todo, são 4.600 milímetros de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.525 mm de altura, além de 2.670 mm de distância entre-eixos. O porta-malas é amplo, graças ao novo estilo da traseira, e acomoda 510 litros. No portfólio europeu da Citroën, o C4 X fica posicionado acima do C4 tradicional (uma geração à frente do Cactus vendido no Brasil) e abaixo do C5 X, que também adota design com estilo diferenciado.
Dependendo do mercado, são oferecidos motores tradicionais 1.2 turbo a gasolina de 102/130 cv e 1.5 turbodiesel de 130 cv. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. Já em regiões específicas, o C4 X é oferecido unicamente com motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, além de baterias de 50 kWh. A autonomia 360 km, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e máxima de 150 km/h.
O procedimento de registro, vale lembrar, é comum quando montadoras querem lançar modelos novos no mercado nacional ou resguardar direitos sobre design e nomenclaturas. Não significa necessariamente que o carro será vendido por aqui, mas desde já demonstra certa movimentação e possível interesse. Por aqui, o C4 X poderia ocupar o lugar deixado pelo finado C4 Lounge e ser oferecido como modelo topo de linha no portfólio nacional da marca.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Toyota Hilux GR Sport sai de linha em nova estratégia da marca
Novo Citroën C4 europeu pode ser lançado na Argentina em 2023
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Novo Citroën C4 vira crossover-cupê para substituir C4 Cactus na Europa
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Novo Citroën C4 será revelado dia 30 primeiro na versão elétrica