Considerado um dos nomes mais tradicionais do portfólio da Volkwagen, o Golf seguirá firme e forte no catálogo da empresa mesmo na virada total para eletrificação. Dúvidas sobre o futuro do modelo já foram sanadas e, desde o final do ano passado, a própria marca confirmou que "seria loucura" deixá-lo morrer. Agora, novas informações sobre o modelo vêm à tona e revelam detalhes importantes do que está por vir.
De acordo com a revista britânica Autocar, o próximo Golf - totalmente elétrico - nascerá em 2025 e, como acontece hoje, terá foco comercial voltado para a Europa. Adotará evoluções importantes na comparação com os atuais elétricos da Volkwagen e será um dos primeiros da empresa construídos com base na plataforma MEB Plus (versão modernizada da conhecida arquitetura).
A plataforma atualizada proporcionará adoção de baterias prismáticas LFP, além de maior potência de carregamento, com até 200 kW. O comprimento será de aproximadamente 4,25 metros (ligeiramente mais curto que o Golf de oitava geração) e a carroceria terá balanços curtos, de tal modo que a distância entre-eixos será explorada ao máximo. O peso total ficará entre 1.600 e 1700 kg.
Na prática, a decisão de dar continuidade ao Golf acalma bastante os ânimos dos fãs mais aguerridos do modelo, que por muito tempo pensaram que o ID.3 acabaria por substituir o hatch definitivamente na virada para eletrificação. No entanto, Thomas Schäfer, chefão da marca, já explicou: "o ID.3 nunca foi o sucessor do Golf, sempre foi mais um Golf Plus" (fazendo referência ao monovolume derivado da família Golf vendido na Europa entre 2004 e 2014).
VW ID Concept
Considerado um dos nomes mais fortes da história da Volkswagen, o Golf já vendeu mais de 35 milhões de unidades ao redor do mundo e está em produção desde meados da década de 1970. Já o chamado ID Golf chegará ao mercado em 2025 e terá preço inicial na casa dos 22.500 euros (cerca de R$ 125.000 em uma conversão direta).
Antes de virar totalmente elétrico, porém, o Golf atual de oitava geração será reestilizado e ganhará design revisto.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos