Considerado um dos nomes mais tradicionais do portfólio da Volkwagen, o Golf seguirá firme e forte no catálogo da empresa mesmo na virada total para eletrificação. Dúvidas sobre o futuro do modelo já foram sanadas e, desde o final do ano passado, a própria marca confirmou que "seria loucura" deixá-lo morrer. Agora, novas informações sobre o modelo vêm à tona e revelam detalhes importantes do que está por vir.

De acordo com a revista britânica Autocar, o próximo Golf - totalmente elétrico - nascerá em 2025 e, como acontece hoje, terá foco comercial voltado para a Europa. Adotará evoluções importantes na comparação com os atuais elétricos da Volkwagen e será um dos primeiros da empresa construídos com base na plataforma MEB Plus (versão modernizada da conhecida arquitetura).

Galeria: Volkswagen Golf R 2022

A plataforma atualizada proporcionará adoção de baterias prismáticas LFP, além de maior potência de carregamento, com até 200 kW. O comprimento será de aproximadamente 4,25 metros (ligeiramente mais curto que o Golf de oitava geração) e a carroceria terá balanços curtos, de tal modo que a distância entre-eixos será explorada ao máximo. O peso total ficará entre 1.600 e 1700 kg.

Na prática, a decisão de dar continuidade ao Golf acalma bastante os ânimos dos fãs mais aguerridos do modelo, que por muito tempo pensaram que o ID.3 acabaria por substituir o hatch definitivamente na virada para eletrificação. No entanto, Thomas Schäfer, chefão da marca, já explicou: "o ID.3 nunca foi o sucessor do Golf, sempre foi mais um Golf Plus" (fazendo referência ao monovolume derivado da família Golf vendido na Europa entre 2004 e 2014).

VW ID Concept

VW ID Concept

Considerado um dos nomes mais fortes da história da Volkswagen, o Golf já vendeu mais de 35 milhões de unidades ao redor do mundo e está em produção desde meados da década de 1970. Já o chamado ID Golf chegará ao mercado em 2025 e terá preço inicial na casa dos 22.500 euros (cerca de R$ 125.000 em uma conversão direta).

Antes de virar totalmente elétrico, porém, o Golf atual de oitava geração será reestilizado e ganhará design revisto.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com