Após tantos rumores, a Volkswagen encerrou a especulação sobre o futuro do Golf e do Tiguan. Oliver Blume, novo CEO do Grupo Volkswagen, falou sobre os planos da empresa para os próximos anos durante uma conferência de fim de ano com os acionistas. E um dos destaques é que o hatch e o SUV médio não só terão uma nova geração como serão elétricos. O utilitário já aparecia em testes há um tempo, enquanto o Golf seguia sem uma definição sobre seu futuro.

Entre as conversas sobre eletrificação, tecnologia, modelos autônomos e muito mais, além de comentar sobre os resultados financeiros e as estratégias adotadas em diversos mercados. Em seu discurso, Blume finalmente confirmou as intenções da Volkswagen sobre dois de seus carros mais importantes historicamente, revelando que Golf e Tiguan terão um espaço na linha 100% da marca alemã.

O CEO não deu detalhes a respeito, apenas afirmando que seria errado apagar dois nomes tão relevantes de sua linha de modelos. É um posicionamento bem diferente de outras marcas, como a Ford, que confirmou o fim do Fiesta e do Focus, sem planos de transformá-los em elétricos.

Novo Volkswagen Tiguan 2024 - Flagra

A nova geração do Tiguan tem sido avistada em testes há um tempo e tudo indica que terá um motor a combustão, então a variante elétrica seria uma adição à gama do SUV médio. No caso do Golf, o hatch está preparando uma reestilização para o ano que vem. É possível que a marca já esteja planejando montar o próximo modelo com a plataforma MEB+ para carros elétricos, uma evolução da arquitetura usada atualmente por veículos com ID.3 e ID.Buzz.

As chances de que o Golf seja somente elétrico são grandes. Recentemente, Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, comentou sobre como o Polo está em risco por causa das novas normas de emissões para a Europa, que passarão a valer em 2025. O alto custo de desenvolvimento elevaria muito o preço de alguns carros, tornando-os inviáveis financeiramente. Apesar do Golf ficar mais acima, também seria difícil lucrar com eles após a atualização dos motores a combustão. Por outro lado, o hatch médio conta com a versão híbrida plug-in GTE, então seria mais fácil atender às novas regras.

Volkswagen Golf Facelift 2024 - Flagra

A plataforma MEB+ terá um papel bem importante para a Volkswagen, pois será a base para a nova geração de carros elétricos da marca, após o adiamento da arquitetura Trinity. Traz alterações importantes, permitindo o uso de baterias modulares e aguentando uma potência de até 200 kW na recarga. Pela estimativa da empresa, isto significa que terá uma autonomia de até 700 km, dependendo do conjunto de baterias utilizado.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com