Chegou um novo momento para a Volkswagen, com mudanças importantes em sua linha de entrada. O Gol encerrou a produção e está vendendo as últimas unidades, o Polo foi renovado, assim como o sedã Virtus. E agora começam as vendas do Volkswagen Polo Track 2023, hatchback que surge para ocupar a posição de carro mais barato da empresa no Brasil, por R$ 79.090. Trata-se de uma versão um pouco diferente do Polo normal, mudando o design e, obviamente, bem menos equipada.

Apresentado pela marca em novembro passado, o Volkswagen Polo Track 2023 só agora começa a ser vendido de fato, após um período bem curto de pré-venda enquanto a produção em Taubaté (SP) era iniciada. Na época, o hatch foi anunciado por R$ 79.990 e a fabricante dizia que as unidades de pré-venda tinham uma condição especial, trazendo o único pacote opcional incluso. Porém, agora está sendo vendido por R$ 79.090, sendo que a diferença de R$ 900 é justamente pela falta dos equipamentos extras.

De série, vem com quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, travas elétricas e ar-condicionado. Se quiser rádio, terá que pagar mais R$ 900 pelo pacote opcional, que ainda adiciona volante multifuncional, entradas USB, antena de teto e computador de bordo. As rodas serão sempre de aço de 15 polegadas e com calotas.

Assim como o Polo MPI, o Polo Track utiliza o motor 1.0 de três cilindros, um velho conhecido do brasileiro que equipou modelos como Up! e Gol. Segue entregando 84 cv e 10,3 kgfm, sempre combinado a um câmbio manual de cinco marchas. Será a única opção de motorização, deixando o 1.0 turbo restrito para a linha normal do Polo reestilizado, enquanto o 1.6 MSI só equipa a picape Saveiro. Resta ver se a Volkswagen manterá o Polo MPI em linha, atualmente vendido por R$ 84.490.

Volkswagen Polo Track 2023
Volkswagen Polo Track 2023

Para diferenciar um pouco o Polo Track das demais versões, a versão de entrada ganhou um novo para-choque, que será a principal maneira de identificá-lo nas ruas. Foi criado para melhorar o ângulo de ataque e conta com uma pequena passagem de ar no centro, mantendo uma grade no estilo colmeia, que também é utilizada na parte superior onde está o logo da Volkswagen. Obviamente, não tem os faróis ou lanternas em LEDs.

Volkswagen Polo Track 2023

Por dentro, é igual ao Polo que conhecemos, mudando somente os bancos, que trazem uma costura laranja. De resto, são alterações feitas pela falta de equipamentos, como a ausência da tela de 6,5” do sistema Composition Touch, em seu lugar um rádio bem básico com um display pequeno, opcional. Os materiais do acabamento são os mesmos.

Com o preço de R$ 79.090, o Volkwagen Polo Track 2023 está bem na faixa de seus concorrentes. O Fiat Argo na versão 1.0 custa R$ 78.590, enquanto o Hyundai HB20 Sense 1.0 está sendo vendido por R$ 79.490 (após um aumento de preços em fevereiro). O Chevrolet Onix, atualmente o hatchback mais vendido do país, parte de R$ 82.490. Existem opções mais baratas, como Fiat Mobi (R$ 68.990) e Renault Kwid (R$ 68.190), ou o Citroën C3 (R$ 69.990). Agora que o Gol dará adeus ao mercado e existem poucos carros básicos, o Polo Track pode adotar o espaço nas vendas diretas e ajudar a fazer com que cresça no ranking de vendas.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com