Volkswagen Golf adotará novo visual em 2024 e 9ª geração será elétrica
CEO da marca confirma que o hatch médio não será extinto e ficará posicionado entre ID.2 e ID.3
A reestilização da oitava geração do Volkswagen Golf já foi vista em testes pelas ruas na Europa e a própria fabricante agora confirma que o facelift está à caminho. Thomas Schäfer, CEO da marca, conversou com a versão espanhola da revista AutoBild e afirmou que a renovação de meia-vida do hatchback médio será apresentada em algum momento de 2024. E ainda afirma que o plano é lançar uma nona geração do Golf, mas que deve ser elétrica.
“Estamos trabalhando em um portfólio para ver o que será o sucessor do Volkswagen Golf atual. E, do meu ponto de visto, não será um com motor a combustão. Precisa ser um veículo elétrico.”
Em uma entrevista anterior para a Die Welt, Schäfer sugeriu que o próximo Golf poderia adotar o nome ID. Golf, sendo posicionado entre o ID.3 e o futuro ID.2 (prometido para 2025). O comandante da Volkswagen esclareceu que o Golf elétrico não terá nada a ver com o ID.2, que foi antecipado pelo conceito ID. Life e que será o menor carro da empresa, ao utilizar a plataforma MEB Lite desenvolvida para elétricos de tração dianteira.
A nona geração do Golf ainda levará muito tempo para ser lançada, considerando que a reestilização do modelo atual só estreará ano que vem e deve ser vendida por mais três anos. Falando realisticamente, o novo Golf tem poucas chances de chegar antes de 2028. Enquanto isso, a renovação do Mk8 trará algumas mudanças leves no design e uma nova central multimídia, usando a mesma tela de 12 polegadas que estreará no ID.3 reestilizado em breve.
Outra mudança esperada é a troca dos botões sensíveis ao toque no volante, voltando a usar comandos físicos tradicionais, resolvendo uma crítica recorrente sobre como não respondiam corretamente. Uma nova identidade visual está sendo criada para recuperar um pouco do apelo visual de seus carros – a Volkswagen até trocou o chefe de design por estar insatisfeita com o estilo retrô usado até agora.
Também não ajuda o fato de que a Volkswagen novamente perdeu para a Toyota na disputa de maior fabricante do mundo. Além da Toyota ter registrado 10,5 milhões de carros vendidos, a marca alemã recuou 6,8% em comparação a 2021, somando 4,56 milhões de veículos, enquanto o Grupo Volkswagen somou 8,3 milhões de unidades.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: AutoBild.es
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
O Ford Escort RS de primeira geração, lenda dos ralis, volta como 0km
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029
Calmon: GAC vai acirrar rivalidade com BYD e GWM no Brasil
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Semana Motor1.com: Ranger no Latin NCAP, a mentira do novo Celta e mais
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R