Mesmo que o Audi A3 Sedan atual esteja nas ruas desde 2020 e tenha chegado ao Brasil somente em 2021, a fabricante alemã parece estar com pressa para renovar o sedã. As primeiras unidades de testes foram vistas circulando pela Europa, com um disfarce concentrado na frente, traseira e lateral do veículo, que parece ser a versão S Line. A apresentação deve acontecer no ano que vem para o mercado europeu.

O protótipo avistado, pintado na cor azul Turbo, usa rodas relativamente pequenas dentro dos padrões do Audi A3 Sedan. Aparenta ter o emblema “Quattro” escondido na grade dianteira e o logo da fabricante está camuflado, provavelmente porque trará a atualização dos quatro anéis, apresentada recentemente. Não parece ter nada diferente na parte dianteira, mas como está escondendo parte dos faróis e a carroceria entre as passagens de ar, as mudanças podem estar nestes pontos.

Por outro lado, pode ser um protótipo inicial. Está usando adesivos nas portas indicando que está realizando uma viagem de “pesquisa e desenvolvimento”, o que indica uma mudança na parte mecânica. Assim, é possível que ainda esteja sem a maior parte das peças novas. Notamos uma diferença na traseira, onde está usando refletores vermelhos na vertical, ao invés da horizontal. Como a quarta geração do carro é bem recente, a Audi não deve fazer nenhuma revolução.

Como é a primeira vez que aparece em testes, não temos qualquer informação sobre mudanças na parte mecânica. Dependendo do mercado, o A3 Sedan é vendido com motor 1.0 turbo de 110 cv, 1.5 turbo de 150 cv e 2.0 turbo de 190 cv. Ainda tem a variante híbrida plug-in com um 1.4 TFSI de 150 cv, o 2.0 turbo nas versões de 116 cv e 150 cv e o 1.5 turbo de 150 cv abastecido com gás natural.

Audi A3 Sedan 2024 - Flagras

E por que a pressa para mudar o visual? A Audi pretende lançar o seu último carro novo com motor a combustão em 2025, então a marca prepara a renovação agora para que a próxima geração do sedã chegue nos anos seguintes já transformado em um carro totalmente elétrico. E a própria fabricante disse anteriormente que o A3 não desaparecerá durante a transição para os elétricos, ainda mais porque será o carro de entrada da empresa, após o fim do A1.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com