Como a indústria global de motocicletas também está dando seus passos em direção à neutralidade de carbono, a Kawasaki usou o EICMA, salão italiano de motocicletas para revelar um pouco de seu futuro eletrificado. Querendo mostrar que o verde é mais do que apenas a cor da marca, empresa adotou a frase "Go with Green Power" por lá.

Assim como outras grandes montadoras tradicionais de motocicletas, a Kawasaki está tentando equilibrar um pé no futuro e outro no que ela já conhece bem. A marca revelou ao mundo um pouco de seus planos futuros. Alguns são voltados para a neutralidade de carbono e outros não. Antes de tudo, a marca mostrou não um, não dois, mas três veículos eletrificados: A Ninja EV elétrica, a Z EV elétrica e a Hybrid EV, híbrida. Todas são protótipos de produção ainda, de acordo com o presidente da Kawasaki Motors, Hiroshi Ito.

Embora já tenhamos tido pistas dos projetos totalmente elétricos e híbridos da Kawasaki no passado, esta é a visão mais completa que já tivemos até agora. Como eles são protótipos de produção, isso naturalmente significa que não tivemos acesso a todos os detalhes do trio de motos eletrificadas da empresa. Mas temos algumas informações. 

As Kawasaki Ninja EV e Z EV, têm mais do que uma semelhança passageira com as equivalentes a combustão. Se você gosta da linguagem de design dos modelos atuais, então você gostará das motos elétricas. Estes dois protótipos, disse Ito, devem tornar-se motocicletas de produção real para os clientes comprarem em algum momento em 2023. Suas baterias são removíveis, de modo que podem ser carregadas longe da moto, mas os detalhes exatos delas ainda não foram revelados.

No lado do veículo híbrido da equação, a terceira moto eletrificada mostrada pela Kawasaki também é um protótipo próxima da produção, mas, ao contrário das 100% elétricas, a híbrida deve chegar em algum momento de 2024 apenas. Outra diferença é que as Ninja e Z elétricas são pensadas para trajetos urbanos e curtos, a híbrida já foi concebido para acomodar passeios maiores. No entanto, novamente, a Kawasaki não detalhou o sistema híbrido da moto.

O presidente da marca também falou sobre o objetivo da Kawasaki de alcançar uma neutralidade nas emissões de carbono e declarou que a empresa está empenhada em buscar múltiplos métodos para alcançar este objetivo. E o projeto da Kawasaki de motocicletas movidas a hidrogênio? Atualmente, a empresa vê estes modelos se tornarem viáveis no início dos anos 2030, dependendo da infraestrutura de abastecimento. Embora a Kawasaki tenha apostado nas motos elétricas e híbridas agora, ela também ainda não vai desistir da combustão. Entre 2024 e 2025, a empresa diz que lançará entre 30 e 35 novas motos, sendo metade para a Europa.

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