Já estamos no começo de outubro, o que significa que estamos a apenas alguns meses de 2023. Isso, por sua vez, significa que 2025 está a apenas dois anos de distância. Esse é o ano em que a Kawasaki anunciou um plano para oferecer mais de 10 modelos diferentes de veículos elétricos e híbridos em mercados de todo o mundo. 

Esse anúncio foi feito em outubro de 2021, mas a empresa a empresa permaneceu sem revelar mais detalhes a esse respeito por vários meses. Durante a corrida Suzuka 8 Hours Endurance Race, em agosto de 2022, a Kawasaki mostrou pela primeira vez dois conceitos de motos elétricas e híbridas, cada uma com o visual característico da Kawasaki.

Como ambas as motocicletas eram protótipos, já era de se esperar que a marca não revelasse mais detalhes delas naquela época. Os códigos utilizados pela Kawasaki para a numeração de chassi indicaram que uma próxima motocicleta elétrica da marca deverá produzir o equivalente a 14,8 cv, colocando-a em disputa com modelos a combustão equivalentes de 125 cilindradas. 

Agora, durante o primeiro dia do Intermot 2022, salão alemão de motos, a marca japonesa voltou a dar mais pistas de seu futuro elétrico. Após dois meses da revelação inicial no Japão, a Kawasaki Europa apresentou seu protótipo de motocicleta elétrica em uma coletiva de imprensa da Intermot.  

O diretor administrativo da Kawasaki Motors Europe, Masaya Tsurono, fez um amplo discurso sobre os planos futuros da empresa, que definitivamente incluem tanto veículos elétricos quanto híbridos. Segundo a Kawasaki, este protótipo, presente apenas para exibição durante a coletiva, "formará a base de uma futura moto de produção real". O restante do discurso traçou os próximos passos da Kawasaki, que continuará a incluir veículos de combustão interna, bem como mais pesquisas sobre biocombustíveis e combustíveis sintéticos. 

E quanto à moto em si? Parece muito claramente um modelo da família Z eletrificado. Curiosamente, como você pode ver no vídeo, o protótipo tem uma postura esportiva e transmissão final por corrente. Essa não é uma escolha comum entre os fabricantes de motos elétricas atuais.

Sabemos que é um protótipo, mas essa palavra pode abranger uma ampla gama de estágios de pré-produção de um veículo. O conceito apresentado na Alemanha parece estar bastante adiantado em seu processo de desenvolvimento. Estamos ansiosos para ver os próximos passos, que certamente chegarão em breve. 


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com