Respondendo por 26% dos 136.341 veículos registrados no Brasil no mês passado, o segmento de hatches, somando os representantes das três categorias (35.513), recuou mais de 25% na comparação com o mesmo período de 2021 (47.398). Em relação a março (34.649), que contou com maior número de dias úteis, houve uma leve recuperação de 2,5%.
Entre os modelos de entrada, não houve concorrência direta pelo topo. Assim como em março, o Fiat Mobi (5.911) abriu mais de 2 mil unidades de vantagem sobre o Kwid (3.849), com o Renault ao menos avançando nas últimas semanas. No ano, entretanto, a diferença entre ambos já é de quase 4 mil unidades. Mesmo aposentado, o Volkswagen Up! ainda conquistou dois consumidores.
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | ABR/22 | MAR/22 | ABR/21 | % ABR 22 | % MAR 22 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT MOBI | 19236 | 5911 | 6581 | 6861 | 60,55% | 64,71% | -10,18% | -13,85% |
2º | RENAULT KWID | 15251 | 3849 | 3585 | 4358 | 39,43% | 35,25% | 7,36% | -11,68% |
3º | VW UP! | 8 | 2 | 4 | 81 | 0,02% | 0,04% | -50,00% | -97,53% |
|
| 34495 | 9762 | 10170 | 11300 | 100,00% | 100,00% | -4,01% | -13,61% |
Entre os modelos intermediários, faixa mais representativa, o Hyundai HB20 (6.502) se manteve à frente do Onix (5.574) com boa margem. Por pouco, aliás, o Chevrolet não perdeu o 2º lugar para o Fiat Argo (5.488), que ainda não havia superado a casa das 5 mil unidades no ano. Quinto no ranking anterior, o Toyota Yaris (2.324) subiu uma posição emplacando mais de 2 mil unidades pelo 3º mês consecutivo.
Com resultado inferior ao de março, o novato Honda City Hatch (1.782) completou o top 5 sob ameaça concreta de um Peugeot 208 (1.736) que chegou ao 12º mês em sequência superando a barreira dos mil emplacamentos. Ainda com problemas de produção, o VW Gol (837) não tinha resultado tão fraco pelo menos desde janeiro de 2002, último mês com dados disponibilizados pela Fenabrave.
Embora muito longe de seus melhores momentos, o Renault Sandero (824) não tinha resultado similar desde agosto passado (903). O VW Polo, com apenas 329 unidades, repetiu a 9ª posição da última lista completando 6 meses seguidos longe das mil unidades. O chinês JAC E-JS1 (37) mais uma vez completou o top 10.
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | ABR/22 | MAR/22 | ABR/21 | % ABR 22 | % MAR 22 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | HYUNDAI HB20 | 25263 | 6502 | 6908 | 6849 | 25,54% | 28,62% | -5,88% | -5,07% |
2º | CHEVROLET ONIX | 22921 | 5574 | 5420 | 6401 | 21,90% | 22,45% | 2,84% | -12,92% |
3º | FIAT ARGO | 15618 | 5488 | 3078 | 5382 | 21,56% | 12,75% | 78,30% | 1,97% |
4º | TOYOTA YARIS | 7472 | 2324 | 2084 | 1949 | 9,13% | 8,63% | 11,52% | 19,24% |
5º | HONDA CITY HATCH | 3977 | 1782 | 1933 | 0 | 7,00% | 8,01% | -7,81% | - |
6º | PEUGEOT 208 | 7921 | 1736 | 2307 | 990 | 6,82% | 9,56% | -24,75% | 75,35% |
7º | VW GOL | 7192 | 837 | 1193 | 6420 | 3,29% | 4,94% | -29,84% | -86,96% |
8º | RENAULT SANDERO | 2553 | 824 | 607 | 1295 | 3,24% | 2,51% | 35,75% | -36,37% |
9º | VW POLO | 1379 | 329 | 491 | 2516 | 1,29% | 2,03% | -32,99% | -86,92% |
10º | JAC E-JS1 | 189 | 37 | 72 | 0 | 0,15% | 0,30% | -48,61% | - |
11º | FIAT UNO | 706 | 17 | 21 | 1569 | 0,07% | 0,09% | -19,05% | -98,92% |
12º | HONDA FIT | 229 | 4 | 16 | 506 | 0,02% | 0,07% | -75,00% | -99,21% |
13º | VW FOX | 43 | 3 | 8 | 2057 | 0,01% | 0,03% | -62,50% | -99,85% |
|
| 95463 | 25457 | 24138 | 35934 | 100,00% | 100,00% | 5,46% | -29,16% |
Já na faixa de modelos mais caros, a liderança permaneceu com o Chevrolet Cruze Sport6 (185), que cresceu mais de 90% mesmo agora só contando com a versão RS e respondeu por mais da metade das vendas da categoria. Adversário mais próximo, o Mini (51) emplacou quase 25% de todas vendas restantes. Quarto no acumulado de 2022, o Nissan Leaf (33) completou o pódio. Os alemães BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A dividiram a lanterna com 2 unidades cada.
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | ABR/22 | MAR/22 | ABR/21 | % ABR 22 | % MAR 22 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 454 | 185 | 194 | 97 | 62,93% | 56,89% | -4,64% | 90,72% |
2º | MINI COOPER/JCW | 293 | 51 | 87 | 29 | 17,35% | 25,51% | -41,38% | 75,86% |
3º | NISSAN LEAF | 135 | 33 | 12 | 3 | 11,22% | 3,52% | 175,00% | 1000,00% |
4º | FIAT 500E | 146 | 14 | 24 | 0 | 4,76% | 7,04% | -41,67% | - |
5º | AUDI A3 | 99 | 7 | 16 | 2 | 2,38% | 4,69% | -56,25% | 250,00% |
6º | BMW SÉRIE 1 | 2 | 2 | 0 | 23 | 0,68% | 0,00% | - | -91,30% |
7º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 15 | 2 | 8 | 10 | 0,68% | 2,35% | -75,00% | -80,00% |
|
| 1144 | 294 | 341 | 164 | 100,00% | 100,00% | -13,78% | 79,27% |
Fonte: Fenabrave