Há quem diga que certas coisas não saem de moda com o tempo, e pode ser que isso tenha acontecido com o conceito BMW. O site americano Autoblog divulgou imagens de gravações publicadas no BMW Group Classic, feitas em 2004, na qual é possível perceber que as ideias criadas na época pela marca ainda sobrevivem nos modelos atuais.

O principal modelo visto no vídeo é o BMW ICE. Vale ressaltar que, na época, a sigla ICE ainda não era a abreviação para um motor de combustão interna (Internal Combustion Engine), e sim Conceito de Engenharia Integrada (em inglês Integrated Engineering Concept), criado por engenheiros e designers para criar uma ideia mais prática e comercial.

Entretanto, eles acertaram na aposta. O BMW ICE era um crossover cupê com apenas duas portas (na época, a moda dos cupês de quatro portas ainda não existia). Sua distância do solo é mais alta e apresenta um interior no estilo do Z4, além disso, parece ser uma versão maior e mais prática do BMW X Coupé 2001. Sua traseira foi desenhada para poder comportar duas bicicletas no porta-malas e conta com um teto panorâmico. A frente possui traços remanescentes do Série 7 E65 7, especialmente nos modelos reestilizados das versões 2003-04. 

O vídeo também mostra uma versão do BMW Série 7, que já possuía sua enorme grade em forma de rim, atualmente encontrada nos modelos M3 e M4. Por mais que seja um conceito de design que divide opiniões até hoje, é uma prova de que não foi inventado tão recentemente. 

Todas as ideias parecem ter sido incrivelmente fora da caixa para modelos que foram desenvolvidos 17 anos atrás. E realmente foram, tanto que os conceitos são usados até hoje em diversas versões dos BMW. Os modelos ICE e o Série 7 apresentados no vídeo são, definitivamente, carros considerados históricos para a marca BMW, e recebem um lugar especial na coleção ao lado do 3.0 CSL, M1 e 2800 GTS.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com