O segmento de SUVs compactos encerrou março com 42.839 emplacamentos, quase ¼ de todos os registros do mês passado no Brasil. Este resultado representou um avanço de praticamente 50% frente ao mesmo período de 2020, quando a pandemia começou a se tornar um problema concreto no país.
Após 4 meses consecutivos no topo, o Jeep Renegade (6.186) perdeu a posição de honra para o Tracker (6.410) e por muito pouco também não foi superado pelo Hyundai Creta (6.173) – dos três, o Chevrolet registrou a maior evolução (+236,3%). Com a paralisação da produção de Onix e Onix Plus, é possível que alguns clientes que buscavam as versões mais caras do hatch e sedã tenham migrado para o SUV compacto. Vice-líder em fevereiro, o Volkswagen T-Cross (5.289) caiu para a 4ª colocação.
O VW Nivus, com 3.918 unidades, voltou ao top 5, mas sob ameaça de um Honda HR-V (3.728) que já ganhou nova geração no exterior – por aqui ainda não há previsão de lançamento. Apesar de recém-reestilizado, o Nissan Kicks (3.136) foi o único do top 10 a perder espaço nos últimos 12 meses (-12,8%). Destaque para a forte evolução do Renault Duster (2.624, +158,5%).
Em baixa nos últimos meses, o Citroën C4 Cactus voltou a superar os mil emplacamentos (1.125), agora que será o único modelo da marca no Brasil até o 2º semestre. No compasso de espera pela reestilização e pela nova motorização turbo, o Renault Captur conquistou apenas 510 consumidores. Pioneiro da categoria, o Ford Ecosport (315) foi apenas o 15º em seus últimos momentos no mercado.
SUVs compactos mais vendidos de março:
POS. | MODELO | MAR/21 | FEV/21 | MAR/20 | % MAR 21 | % FEV 21 | VARIAÇÃO MAR/FEV | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | CHEVROLET TRACKER | 6410 | 5042 | 1906 | 14,96% | 13,68% | 27,13% | 236,31% |
2º | JEEP RENEGADE | 6186 | 5834 | 4492 | 14,44% | 15,83% | 6,03% | 37,71% |
3º | HYUNDAI CRETA | 6173 | 4826 | 3484 | 14,41% | 13,09% | 27,91% | 77,18% |
4º | VW T-CROSS | 5289 | 5524 | 4417 | 12,35% | 14,99% | -4,25% | 19,74% |
5º | VW NIVUS | 3918 | 3467 | 0 | 9,15% | 9,41% | 13,01% | - |
6º | HONDA HR-V | 3728 | 3702 | 2760 | 8,70% | 10,04% | 0,70% | 35,07% |
7º | NISSAN KICKS | 3136 | 3230 | 3597 | 7,32% | 8,76% | -2,91% | -12,82% |
8º | RENAULT DUSTER | 2624 | 1436 | 1015 | 6,13% | 3,90% | 82,73% | 158,52% |
9º | HONDA WR-V | 1209 | 830 | 785 | 2,82% | 2,25% | 45,66% | 54,01% |
10º | CITROËN C4 CACTUS | 1125 | 587 | 803 | 2,63% | 1,59% | 91,65% | 40,10% |
11º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 822 | 642 | 1192 | 1,92% | 1,74% | 28,04% | -31,04% |
12º | PEUGEOT 2008 | 709 | 277 | 316 | 1,66% | 0,75% | 155,96% | 124,37% |
13º | RENAULT CAPTUR | 510 | 422 | 1117 | 1,19% | 1,14% | 20,85% | -54,34% |
14º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 428 | 287 | 403 | 1,00% | 0,78% | 49,13% | 6,20% |
15º | FORD ECOSPORT | 315 | 526 | 2050 | 0,74% | 1,43% | -40,11% | -84,63% |
16º | TROLLER T4 / TX4 | 67 | 43 | 73 | 0,16% | 0,12% | 55,81% | -8,22% |
17º | SUZUKI JIMNY | 57 | 37 | 76 | 0,13% | 0,10% | 54,05% | -25,00% |
18º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 49 | 70 | 57 | 0,11% | 0,19% | -30,00% | -14,04% |
19º | JAC T40 | 33 | 24 | 18 | 0,08% | 0,07% | 37,50% | 83,33% |
20º | SUZUKI VITARA | 23 | 35 | 41 | 0,05% | 0,09% | -34,29% | -43,90% |
21º | JAC T50 / T5 | 14 | 11 | 2 | 0,03% | 0,03% | 27,27% | 600,00% |
22º | SUZUKI SCROSS | 14 | 11 | 7 | 0,03% | 0,03% | 27,27% | 100,00% |
|
| 42839 | 36863 | 28611 | 100,00% | 100,00% | 16,21% | 49,73% |
Fonte: Fenabrave
Ouça o podcast do Motor1.com:
Siga o Motor1.com Brasil no Facebook