O segmento de SUVs compactos encerrou março com 42.839 emplacamentos, quase ¼ de todos os registros do mês passado no Brasil. Este resultado representou um avanço de praticamente 50% frente ao mesmo período de 2020, quando a pandemia começou a se tornar um problema concreto no país.

Após 4 meses consecutivos no topo, o Jeep Renegade (6.186) perdeu a posição de honra para o Tracker (6.410) e por muito pouco também não foi superado pelo Hyundai Creta (6.173) – dos três, o Chevrolet registrou a maior evolução (+236,3%). Com a paralisação da produção de Onix e Onix Plus, é possível que alguns clientes que buscavam as versões mais caras do hatch e sedã tenham migrado para o SUV compacto. Vice-líder em fevereiro, o Volkswagen T-Cross (5.289) caiu para a 4ª colocação.

Jeep Renegade Limited 2020
Hyundai Creta Smart Plus 2021

O VW Nivus, com 3.918 unidades, voltou ao top 5, mas sob ameaça de um Honda HR-V (3.728) que já ganhou nova geração no exterior – por aqui ainda não há previsão de lançamento. Apesar de recém-reestilizado, o Nissan Kicks (3.136) foi o único do top 10 a perder espaço nos últimos 12 meses (-12,8%). Destaque para a forte evolução do Renault Duster (2.624, +158,5%).

Em baixa nos últimos meses, o Citroën C4 Cactus voltou a superar os mil emplacamentos (1.125), agora que será o único modelo da marca no Brasil até o 2º semestre. No compasso de espera pela reestilização e pela nova motorização turbo, o Renault Captur conquistou apenas 510 consumidores. Pioneiro da categoria, o Ford Ecosport (315) foi apenas o 15º em seus últimos momentos no mercado.

SUVs compactos mais vendidos de março:

POS. 

MODELO 

MAR/21 

FEV/21 

MAR/20 

% MAR 21 

% FEV 21 

VARIAÇÃO MAR/FEV 

VARIAÇÃO 2021/2020 

 

CHEVROLET TRACKER 

6410 

5042 

1906 

14,96% 

13,68% 

27,13% 

236,31% 

 

JEEP RENEGADE 

6186 

5834 

4492 

14,44% 

15,83% 

6,03% 

37,71% 

 

HYUNDAI CRETA 

6173 

4826 

3484 

14,41% 

13,09% 

27,91% 

77,18% 

 

VW T-CROSS 

5289 

5524 

4417 

12,35% 

14,99% 

-4,25% 

19,74% 

 

VW NIVUS 

3918 

3467 

0 

9,15% 

9,41% 

13,01% 

- 

 

HONDA HR-V 

3728 

3702 

2760 

8,70% 

10,04% 

0,70% 

35,07% 

 

NISSAN KICKS 

3136 

3230 

3597 

7,32% 

8,76% 

-2,91% 

-12,82% 

 

RENAULT DUSTER 

2624 

1436 

1015 

6,13% 

3,90% 

82,73% 

158,52% 

 

HONDA WR-V 

1209 

830 

785 

2,82% 

2,25% 

45,66% 

54,01% 

10º 

CITROËN C4 CACTUS 

1125 

587 

803 

2,63% 

1,59% 

91,65% 

40,10% 

11º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

822 

642 

1192 

1,92% 

1,74% 

28,04% 

-31,04% 

12º 

PEUGEOT 2008 

709 

277 

316 

1,66% 

0,75% 

155,96% 

124,37% 

13º 

RENAULT CAPTUR 

510 

422 

1117 

1,19% 

1,14% 

20,85% 

-54,34% 

14º 

CAOA CHERY TIGGO 2 

428 

287 

403 

1,00% 

0,78% 

49,13% 

6,20% 

15º 

FORD ECOSPORT 

315 

526 

2050 

0,74% 

1,43% 

-40,11% 

-84,63% 

16º 

TROLLER T4 / TX4 

67 

43 

73 

0,16% 

0,12% 

55,81% 

-8,22% 

17º 

SUZUKI JIMNY 

57 

37 

76 

0,13% 

0,10% 

54,05% 

-25,00% 

18º 

SUZUKI JIMNY SIERRA 

49 

70 

57 

0,11% 

0,19% 

-30,00% 

-14,04% 

19º 

JAC T40 

33 

24 

18 

0,08% 

0,07% 

37,50% 

83,33% 

20º 

SUZUKI VITARA 

23 

35 

41 

0,05% 

0,09% 

-34,29% 

-43,90% 

21º 

JAC T50 / T5 

14 

11 

2 

0,03% 

0,03% 

27,27% 

600,00% 

22º 

SUZUKI SCROSS 

14 

11 

7 

0,03% 

0,03% 

27,27% 

100,00% 

 

 

42839 

36863 

28611 

100,00% 

100,00% 

16,21% 

49,73% 

Fonte: Fenabrave

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Galeria: Chevrolet Tracker 2022

Envie seu flagra! flagra@motor1.com