Após tanto tempo de espera, o novo Honda HR-V 2022 enfim é apresentado no Japão, A terceira geração do crossover, que no país de origem é conhecido como Vezel, aposta em uma grande mudança em suas linhas, adotando uma nova identidade visual para a empresa e abraçando ainda mais a ideia de um SUV-cupê. Chegará às lojas ainda em 2021 em alguns mercados como o japonês e o europeu, enquanto por aqui só deve pintar no ano que vem.
Infelizmente, não temos muito detalhes sobre o Honda HR-V 2022, pois a fabricante não divulgou informações como motores ou medidas. Neste primeiro momento, a ideia era falar do design e de como ele foi desenvolvido para atender um público jovem no país de origem – a marca fez discussões entre influenciadores (chamados de embaixadores do SUV) e o time de desenvolvimento, para usar a opinião como guia para criar o veículo.
Galeria: Honda HR-V 2022
O resultado é que o HR-V agora tem um visual mais limpo do que o anterior. A frente, por exemplo, traz um novo estilo de grade que não tem bordas, para se misturar naturalmente com o resto da carroceria, abandonando o estilo “Solid Wing” usado até então. Os faróis são bem finos, com a parte superior com o LED de iluminação diurna formando uma linha com uma barra cromada na beirada do capô. Até a grade inferior é mais suave por também não usar bordas, enquanto os faróis de neblina são separados por uma linha leve.
Ao passar para a lateral, a primeira coisa a se notar é o teto que segue reto até passar as portas traseiras, sem a curva que existia na atual geração, passando a sensação de ser um carro mais esguio. Entrou para a moda dos crossovers-cupês, utilizando o mesmo estilo para o caimento do teto na traseira, bem mais inclinado. Outro detalhe é a ausência de vincos nas portas, exceto pela linha de cintura na altura da maçaneta e logo acima das caixas de roda. Falando nelas, as rodas variam de 16” a 18” dependendo da versão.
Na parte de trás está outra novidade para a Honda, adotando lanternas com uma linha vermelha que percorre toda a tampa do porta-malas, embora o resto do conjunto ótico não faça o mesmo – é outra moda entre os carros, usada por diversas marcas. Olhando mais de perto, é possível notar os LEDs quadriculados fazendo o contorno inferior das lanternas, indicando que terá um funcionamento separado.
A ausência de vínculos no resto do veículo é compensada pela tampa traseira. No centro, onde está o logo da empresa, há uma depressão usando um friso cinza claro e, logo abaixo, um vinco que ajuda a destacar ainda mais as lanternas. Olhando para o carro um pouco mais de lado, esses elementos ajudam a dar a impressão de que é o HR-V está maior.
O interior mudou completamente e sem copiar o que foi visto no novo Fit, dando uma identidade própria ao HR-V. As saídas de ar foram posicionadas de forma a criar uma linha central na parte superior, indo de porta a porta e sendo interrompida somente pela multimídia e pelo painel de instrumentos. Em uma ideia curiosa, os controles de abertura e fechamento das passagens de ar estão enormes, com um botão giratório nas duas laterais. E ainda utiliza um teto panorâmico para deixar o interior mais iluminado.
Traz o novo volante do Fit, usando o mesmo design, botões de controle da multimídia e do computador de bordo. Tem somente duas diferenças, com uma terceira haste que não existe no hatchback; e o acabamento todo preto. O painel de instrumentos ainda utiliza um velocímetro analógico e, dependendo da versão, uma tela para o outro contador e o computador de bordo.
A propsota de ser moderno faz com que se apoie muito nas tecnologias. Conta com uma nova central multimídia no estilo tablet, com tela de 9”, carregador wireless para smartphones, freio de estacionamento eletrônico em todas as versões e abertura do porta-malas por gestos. A multimídia utiliza o sistema Honda Connect, com conexão WiFi 4G nativa e que permite controlar o veículo pelo smartphone. Dá até para usar o celular como chave para o carro.
Cada vez mais presente nos carros da Honda, o pacote de segurança Honda Sensing também vem de série no novo HR-V, com controle de cruzeiro adaptativo com leitura de placas de trânsito, alerta de tráfego cruzado, farol alto automático, frenagem automática de emergência com detector de pedestre, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego e mais.
Não temos qualquer detalhe oficial sobre suas medidas, embora os rumores no Japão tenham dito que o crossover ficaria maior e que passaria a medir 4,40 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,59 m de altura – o atual tem 4,32 m, 1,77 m e 1,58 m, respectivamente. Esta alteração no tamanho foi feita para criar um espaço abaixo dele na gama Honda, que a fabricante supostamente irá utilizar com um novo SUV, este com uma cara mais convencional e que pode ser batizado como ZR-V.
A única novidade divulgada sobre a mecânica é que terá um sistema híbrido formado pelo motor 1.5 aspirado e um motor elétrico, podendo vir com tração dianteira ou integral. Na Europa, esta será a única opção no mercado, como aconteceu com o Fit, mas o Japão terá uma versão não-eletrificada – e o motor não foi revelado.
O Honda HR-V 2022 fará sua estreia comercial primeiro no Japão em abril, seguindo para a Europa no final do ano. Executivos da marca nos EUA disseram que o país terá sua própria versão do veículo, sem especificar se é uma mudança no design ou se será um carro totalmente diferente, o que pode afetar o modelo brasileiro. Por aqui, a estreia só acontecerá no ano que vem, pois a fabricante irá focar na chegada do novo City, agora com uma versão hatchback que será o novo carro de entrada da marca.