Argo e Polo batem recorde em outubro

As vendas de hatches compactos, segmento mais importante do mercado brasileiro, fecharam o mês de outubro em baixa. Na faixa superior, a mais representativa, a retração chegou a quase 10% e não poupou nenhum dos três modelos preferidos dos consumidores.

Com 21.198 unidades, o Chevrolet Onix recuou 5%, apesar de manter vendas acima das 18 mil unidades pelo 13º mês ininterrupto. O Ford Ka, vice-líder com 9.691 unidades, caiu pouco mais de 7%. Já o Hyundai HB20 (8.332), cuja nova geração começou a ser comercializada no último dia 10, perdeu 11% dos emplacamentos de um ano atrás.

Comparativo Fiat Argo 1.3 x VW Polo 1.6

Últimos representantes do top 5, Argo e Polo foram os grandes destaques. O Fiat, com 7.586 emplacamentos, registrou o seu novo recorde de vendas. Já o VW cresceu ainda mais (+19%) e atingiu 7.245 unidades, também o seu melhor momento desde o seu lançamento. Em baixa de quase 27%, o VW Gol (6.570) não vendia tão pouco desde fevereiro (4.565).

Atrás do Renault Sandero (4.288), que perdeu mais de mil compradores em relação a setembro, o Toyota Yaris (3.192) praticamente repetiu o desempenho de um ano atrás. Ambos em baixa superior a 27%, VW Fox (2.764) e Honda Fit (1.961) completaram as dez primeiras colocações. Discreto nos últimos tempos, o Toyota Etios (1.686) foi o campeão de crescimento sobre 2018 (+35%).

Comparativo: Fiat Argo Trekking x Ford Ka Freestyle
Comparativo: Renault Sandero CVT x Fiat Argo AT

Com o Nissan March (685) à sua frente, o Peugeot 208 (390) reagiu levemente em relação ao fraquíssimo resultado do ranking anterior. Já o C3 continuou seu calvário: atrás do já descontinuado Ford Fiesta (150), o Citroën chegou ao seu nível mais crítico desde maio de 2003 (168) e só não foi o lanterna porque um único consumidor registrou o aposentado Fiat Palio.

Hatches Compactos II

POS.

MODELO

OUT/19

SET/19

OUT/18

% OUT 19

% SET 19

VARIAÇÃO OUT/SET

VARIAÇÃO 2019/2018

CHEVROLET ONIX

21198

21044

22324

27,38%

29,28%

0,73%

-5,04%

FORD KA

9691

7891

10461

12,52%

10,98%

22,81%

-7,36%

HYUNDAI HB20

8332

7145

9361

10,76%

9,94%

16,61%

-10,99%

FIAT ARGO

7586

5730

6880

9,80%

7,97%

32,39%

10,26%

VW POLO

7245

6282

6090

9,36%

8,74%

15,33%

18,97%

VW GOL

6570

6850

8973

8,49%

9,53%

-4,09%

-26,78%

RENAULT SANDERO

4288

5355

6058

5,54%

7,45%

-19,93%

-29,22%

TOYOTA YARIS

3192

2711

3148

4,12%

3,77%

17,74%

1,40%

VW FOX / CROSSFOX

2764

2552

3792

3,57%

3,55%

8,31%

-27,11%

10º

HONDA FIT

1961

1965

2861

2,53%

2,73%

-0,20%

-31,46%

11º

TOYOTA ETIOS HATCH

1686

1345

1248

2,18%

1,87%

25,35%

35,10%

12º

FIAT UNO

1527

1504

2309

1,97%

2,09%

1,53%

-33,87%

13º

NISSAN MARCH

685

918

733

0,88%

1,28%

-25,38%

-6,55%

14º

PEUGEOT 208

390

240

511

0,50%

0,33%

62,50%

-23,68%

15º

FORD FIESTA

150

185

691

0,19%

0,26%

-18,92%

-78,29%

16º

CITROËN C3

142

153

390

0,18%

0,21%

-7,19%

-63,59%

17º

FIAT PALIO

1

0

9

0,00%

0,00%

-

-88,89%

 

 

77408

71870

85839

100,00%

100,00%

7,71%

-9,82%

MODELOS DE ENTRADA

Único modelo do segmento de entrada a crescer em relação a 2018, o Renault Kwid (6.066) teve o seu resultado mais fraco desde março e viu cair de 4,4 mil para menos de 1,5 mil unidades a sua vantagem em relação ao Fiat Mobi (4.569), que avançou nas últimas semanas.

Fiat Mobi Cross

Em mais um mês de queda, o VW up! (1.229) perdeu quase 1/3 dos compradores do ano passado. Lanterna, o Chery QQ (31) não vendia tão pouco desde abril de 2017 (84). O Fiat 500, que havia sido o último colocado no mês passado, desta vez passou em branco.

Hatches Compactos I

POS.

MODELO

OUT/19

SET/19

OUT/18

% OUT 19

% SET 19

VARIAÇÃO OUT/SET

VARIAÇÃO 2019/2018

RENAULT KWID

6066

8826

5939

51,00%

61,30%

-31,27%

2,14%

FIAT MOBI

4569

4377

4996

38,41%

30,40%

4,39%

-8,55%

VW UP!

1229

1162

1788

10,33%

8,07%

5,77%

-31,26%

CHERY QQ

31

33

284

0,26%

0,23%

-6,06%

-89,08%

 

 

11895

14398

13007

100,00%

100,00%

-17,38%

-8,55%

Fonte: Fenabrave

Galeria: Teste: Hyundai HB20 TGDI Diamond Plus