Vídeo teste: Vale a pena comprar o VW Gol automático?

Mesmo com a próxima geração à caminho, com a plataforma MQB-A00, o atual Volkswagen Gol ainda tem lenha para queimar no mercado brasileiro. Inédito após décadas de produção, o VW com câmbio automático chega como opção de um segmento que só cresce, dos populares sem pedal de embreagem, e terá como principais oponentes o Chevrolet Onix 1.4 AT, Ford Ka 1.5 AT e Toyota Etios 1.3 AT, além do Hyundai HB20 1.6 AT este um pouco mais caro. 

Leia também:

Para tanto, o Gol recebeu o motor 1.6 16 válvulas EA-211 (mesma família do 1.0 de 3 cilindros do Gol, Up! e Polo), que gera 120 cv e 16,8 kgfm de torque, aliado ao conhecido câmbio Tiptronic de 6 marchas - mesmo usado em modelos como o Jetta, Golf e os próprios Polo e Virtus. Testamos o Gol AT na cidade, na estrada e na pista; contamos como ele anda, seus pontos positivos e negativos e se a idade do projeto já começou a prejudicá-lo. Veja também os números do nosso teste instrumentado (aceleração, retomada, frenagem e consumo urbano e rodoviário). 

Vídeo: Paulo Henrique Trindade / Fotos: divulgação

Ficha técnica - Volkswagen Gol 1.6 AT6

MOTOR dianteiro, 4 cilindros em linha, 1.598 cm³, 16 válvulas, duplo comando de válvulas com variador da admissão, flex
POTÊNCIA/TORQUE

110/120 cv a 5.750 rpm; 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm

TRANSMISSÃO automática de 6 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO indepen...