BYD confirma marca de ultraluxo Yangwang no Brasil em 2027
Linha mais exclusiva da BYD terá loja flagship em São Paulo e lançará três modelos no País
A BYD prepara a chegada da marca de ultraluxo ao Brasil. A Yangwang deverá iniciar a operação no segundo semestre de 2027, com uma loja em São Paulo e o SUV U8 entre os primeiros modelos. O cronograma foi confirmado pelo vice-presidente sênior da BYD no País, Alexandre Baldy, ao colunista Jorge Moraes, da CNN Brasil. O anúncio formal está previsto para novembro deste ano.
A estreia amplia a atuação do grupo em três faixas do mercado: a BYD com modelos de maior volume, a Denza no segmento premium e a Yangwang no topo da linha. Para esta última, a vitrine tecnológica terá mais peso que o volume de vendas. A primeira loja será uma flagship na capital paulista.
Galeria: Yangwang U8
U8 será a principal atração
O Yangwang U8 é um SUV de mais de 5,3 metros com quatro motores elétricos, um para cada roda, e potência combinada próxima de 1.200 cv. Um motor 2.0 turbo a gasolina funciona como gerador para recarregar a bateria, sem tracionar diretamente as rodas. A arquitetura permite controlar o torque de cada roda e fazer o veículo girar praticamente no próprio eixo.
A bateria de 49,05 kWh proporciona autonomia elétrica declarada de 180 km no ciclo chinês CLTC, que não equivale ao padrão de medição brasileiro. O U8 também pode flutuar por tempo limitado em uma emergência, recurso que ajudou a torná-lo conhecido fora da China. Mas vale dizer que a função não transforma o SUV em um veículo anfíbio para uso recreativo.
A vinda do U8 foi antecipada pelo InsideEVs Brasil em 2024. A novidade agora é o prazo para a operação da Yangwang, com plano para uma loja própria e uma apresentação inicial com três veículos. A BYD ainda não divulgou preços brasileiros nem especificações finais para o mercado local.
Galeria: Yangwang U9
Superesportivo U9 também está nos planos
O segundo carro citado por Baldy é o Yangwang U9, superesportivo totalmente elétrico equipado com quatro motores. Na versão convencional, são 1.305 cv e suspensão ativa DiSus-X, capaz de controlar os movimentos verticais das rodas. O Motor1.com Brasil já publicou as impressões ao volante do modelo na China; uma unidade também foi vendida a um brasileiro.
A Yangwang ganhou ainda mais visibilidade com o U9 Xtreme, série limitada a 30 unidades. Em testes na Alemanha, o carro atingiu 496,22 km/h, segundo a BYD. Trata-se de uma versão distinta do U9 convencional: sua presença na operação brasileira não foi anunciada como parte da gama inicial.
China logo - YangWang
Terceiro modelo será revelado em novembro
A loja paulistana deverá apresentar um terceiro veículo, ainda não identificado. De acordo com a CNN Brasil, sua estreia mundial está prevista para o começo de novembro, em Dubai, com apresentação de Stella Li, vice-presidente global da BYD e CEO da empresa nas Américas. A marca já possui outros integrantes na China, como o sedã U7, mas não há confirmação de que ele faça parte desse plano para o Brasil.
Com carros de preço potencialmente milionário, a Yangwang será uma prova de fogo para a BYD. Loja, atendimento e pós-venda terão de sustentar a proposta de exclusividade anunciada para a marca. Por enquanto, a empresa confirmou o cronograma e os modelos que pretende exibir; valores, versões e datas de início das vendas serão anunciados mais adiante.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Mini 2027 já está nas lojas, mas guarda novidades para quem paga mais
Hyundai HB20 não só não acabará por conta do novo i20 como receberá linha 2028 no ano que vem
Sedãs em setembro: BYD King supera Corolla pelo 2º mês seguido
Acima do 911, novo conceito da Porsche dispensa multimídia e deixa você usar o próprio celular
BYD Dolphin Mini 2027 já tem novidades nas lojas; veja o que muda
Teste: Leapmotor B10 híbrido custa R$ 179.990, anda como elétrico e é melhor que o C10
Hatches em setembro: BYD Dolphin Mini tem recorde e turbina segmento