Assim que o mercado de veículos elétricos começou a mostrar sinais de desaceleração, várias fabricantes, especialmente aquelas com produção de baixo volume e preço alto, ajustaram sua posição em relação ao futuro. Elas anunciaram que continuarão produzindo carros com motores a combustão por mais tempo do que as estimativas anteriores e que não planejam parar até que sejam legalmente obrigadas a fazê-lo.

A Aston Martin é a última empresa a fazer um anúncio semelhante. Seu plano oficial era lançar seu primeiro veículo elétrico em 2025, mas, em fevereiro deste ano, anunciou que a data havia sido adiada para 2026. Isso fez com que o compromisso da empresa com os veículos elétricos não parecesse tão forte quanto antes, o que parece ter sido confirmado por uma declaração feita recentemente pelo presidente executivo da empresa, Lawrence Stroll.

De acordo com o PistonHeads, o chefe da Aston, referindo-se ao primeiro veículo elétrico da marca, disse: "Planejávamos lançar o primeiro carro no próximo ano, em 2025. Estávamos prontos para fazê-lo, mas parece que há muito mais entusiasmo no mercado de veículos elétricos que foi impulsionado politicamente e não pela demanda do consumidor. Especialmente em uma faixa de preço como da Aston Martin".

Ele também confirmou que grande parte do trabalho de desenvolvimento da plataforma dedicada de veículos elétricos da Aston já foi feito e que a fabricante pretende usá-la como base para quatro modelos diferentes: "um carro esportivo, um SUV, um tipo de crossover e um hipercarro. Todos esses produtos foram projetados e tecnicamente desenvolvidos, portanto, esse processo está concluído".

Stroll também disse que "vamos investir muito mais em nosso programa PHEV para ser uma ponte entre a combustão e a eletricidade", porque os clientes da marca querem carros que façam barulho e tenham um motor empolgante centrado na combustão. Ele também anunciou que o elétrico da Aston Martin seria adiado em mais um ano para chegar em 2027 e que seria dada mais ênfase aos híbridos plug-in até lá.

Esses futuros híbridos plug-in da Aston contarão com o V8 biturbo feito pela Mercedes-AMG e com o V12 da própria marca, de modo que podemos esperar que a potência chegue perto de 1.000 cv nos modelos mais potentes. Esses carros terão motores dianteiros e centrais, e não há motivo para a Aston parar de vendê-los até meados da década de 2030 ou "enquanto tivermos permissão legal, continuaremos a fabricá-los. Acredito que sempre haverá demanda, embora essa demanda possa diminuir", de acordo com Stroll.

Espera-se que o primeiro plug-in produzido em série da Aston Martin seja uma versão PHEV do DBX, o primeiro SUV da marca. Atualmente, ele está disponível com o V8 biturbo que produz 550 cv na variante básica, mas com a adição de um motor elétrico, ele poderia produzir mais de 800 cv e fornecer algumas dezenas de quilômetros de autonomia no modo totalmente elétrico. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com