A Aston Martin fabrica o Vantage há 74 anos. A geração atual está à venda desde 2018 e, após seis anos no mercado, recebe uma grande atualização. Pense nisso como um facelift normal, mas cheio de mudanças mecânicas com as quais você realmente se importa. Novos comandos de válvulas, transmissão revisada, alterações no chassi, esse tipo de coisa, e também uma aparência muito melhor.

O resultado final é naturalmente impressionante. O motor V8 de 4,0 litros, biturbo, de origem Mercedes-AMG agora produz uma enorme potência de 665 cv, 153 a mais que o anterior. Esse não é o resultado de apenas alguns reajustes eletrônicos, mas dos comandos mencionados acima, turbos maiores e uma taxa de compressão alterada. Um total de três novos trocadores de calor foram adicionados para gerenciar a temperatura do líquido de arrefecimento e do ar da admissão. O resfriador de óleo também é maior.

2025 Aston Martin Vantage 27
2025 Aston Martin Vantage 16
2025 Aston Martin Vantage 14

O AMG V8 é acompanhado pela conhecida transmissão automática ZF de 8 velocidades, que envia potência para as rodas traseiras por meio de um diferencial eletrônico de deslizamento limitado. A transmissão final no diferencial foi encurtada para 3,083:1, resultando uma aceleração mais rápida, mas não afetou a velocidade máxima do Vantage. O novo Aston pode não apenas atingir 100 km/h em apenas 3,4 segundos, mas também alcançar uma velocidade máxima de 320 km/h. 

O novo Vantage, assim como o anterior, é colado. A natureza do processo permite alguma flexibilidade na construção do chassi, da qual a Aston decidiu tirar proveito. Recebeu uma parte inferior da carroceria revisada que acrescenta rigidez de torção. A empresa também reposicionou um dos principais membros transversais dianteiros, o que, segundo ela, aumenta a rigidez dos pontos de montagem da suspensão e melhora as respostas de direção. O suporte do amortecedor também é mais leve e mais rígido.

A rigidez do chassi também foi aprimorada na parte traseira com uma variedade de alterações, o que permite que os novos amortecedores adaptativos Bilstein DTX tenham um desempenho ainda melhor. É difícil quantificar no papel o resultado de tudo isso, mas a Aston Martin insiste que, ao volante, há diferenças tangíveis entre os dois carros.

Galeria: Aston Martin Vantage 2025

O software permite todas essas alterações de hardware. A Aston diz que os vários modos de gerenciamento de tração do carro, o sistema de controle de largada e a direção elétrica foram todos reajustados para proporcionar mais desempenho e envolvimento do motorista. A empresa falou detalhadamente sobre como todos esses sistemas coletam dados e operam, mas o verdadeiro teste será como tudo isso se comporta em uma estrada sinuosa.

Para parar toda essa tecnologia, há um sistema de freios composto por discos dianteiros de aço de 400 mm com pinças de seis pistões e discos traseiros de 360 mm com pinças de quatro pistões. Um conjunto de cerâmica de carbono também é opcional, o que elimina quase 30 kg de peso não suspenso.

Há mais mudanças acontecendo aqui do que pode ser razoavelmente listado fora de uma planilha, mas o resultado final é que basta olhar para ele. Ele é mais largo e os painéis da carroceria foram consideravelmente renovados. É um carro GT de duas portas com o motor na frente e tração nas rodas traseiras. As proporções não podem dar muito errado. Também já vimos a maior parte desse carro em Daytona, o que ninguém pareceu notar.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com