A Aston Martin mostrou o novo Vantage GT3 durante a prova Rolex 24 em Daytona, e o próximo Vantage GT4 também estava lá. Mas ninguém o viu assim, porque ele ainda usava alguns disfarces inteligentes para esconder pelo menos algumas das mudanças. Agora, chegou a hora de o novo carro de corrida Vantage GT4 entrar no centro das atenções.
Como os regulamentos da GT4 exigem que os carros de corrida estejam intimamente ligados aos modelos de produção, o mais novo Vantage voltado para a pista não parece muito diferente de seu irmão de rua. Na verdade, a Aston Martin diz que o Vantage GT4 compartilha aproximadamente 80% de seus componentes mecânicos e estruturais com o carro de rua, incluindo o chassi de alumínio, o motor, a transmissão e a maioria dos painéis da carroceria. Você notará uma asa com a especificação GT4 na traseira, um grande divisor na dianteira e um capô ventilado para melhor fluxo de ar. Essas mudanças, de acordo com a Aston Martin, aumentam o downforce e reduzem o arrasto em comparação com o antigo Vantage GT4.
Falando em fluxo de ar, há mais indo para um radiador maior para melhorar o resfriamento. Também há mais ar chegando aos freios. Eles ficam atrás de rodas de 18 polegadas, um grande passo em relação às rodas de 21 polegadas do carro de rua. Ousamos dizer que o Vantage GT4 fica mais bonito com rodas menores - mais esguio e um pouco mais malvado. É certo que as alterações aerodinâmicas gerais podem estar atrapalhando nossa visão.
As coisas também permanecem praticamente as mesmas sob a carroceria. Em termos de suspensão, o GT4 recebe amortecedores ajustáveis e mais capacidade de ajuste das configurações de cambagem. O motor 4.0 B8 biturbo conta com uma ECU de corrida dedicada da Bosch Motorsport, porém teve o seu desempenho reduzindo, dos 665 cv do GT3 para 476 cv.
A transmissão automática é a mesma do modelo mais potente. Tecnicamente, ainda há oito engrenagens no interior, mas um remapeamento de software bloqueia as duas primeiras e desativa a troca automática de marchas. As seis que permanecem são trocadas manualmente por meio dos paddle shifters no volante.
As maiores mudanças estão no cockpit, que parece totalmente transformado para as corridas. Os visores digitais substituem o equipamento padrão, e o elegante console central desapareceu há muito tempo, sendo preenchido com uma caixa de fibra de carbono contendo vários controles. A gaiola de proteção e os sistemas de supressão de incêndio são requisitos óbvios, mas, além disso, esse é basicamente o mesmo Aston Martin Vantage disponível nas concessionárias.
"O novo Vantage GT4 é uma evolução do carro anterior", disse Adam Carger, chefe de automobilismo de resistência da Aston Martin. "As sinergias mais estreitas entre os programas de carros de corrida e de estrada da Aston Martin permitiram que a AMR capitalizasse as melhorias feitas no novo carro de estrada Vantage para aumentar a velocidade e a eficiência, mantendo as principais qualidades que tornaram o GT4 anterior tão popular entre equipes e pilotos."
Tendo feito sua estreia nas corridas em Daytona, a Aston Martin está trabalhando duro para atender aos pedidos das equipes de corrida. Mais de 40 Vantage GT4s estão planejados para produção este ano.