Max Verstappen ficou com a vitória do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 em uma corrida definida pela estratégia de pneus devido a alta degradação dos compostos em COTA. Lewis Hamilton e Lando Norris completaram o pódio. 

A corrida

A largada em Austin foi intensa, com Lando Norris conseguindo dar um bote certeiro em Charles Leclerc assumindo a ponta antes mesmo da metade da primeira volta ser completada. Piastri, pouco atrás, subiu quatro posições e teve um dos melhores inícios.

Na terceira volta, Ocon informou pelo rádio que tinha um dano no sidepod, em toque com Piastri - muito provável adquirido em uma disputa com Russell, que ultrapassou o francês logo em seguida. Pérez, no embalo, aproveitou a disputa entre os dois e também deu o bote no piloto da Alpine.

A briga por um lugar no pódio, Hamilton conseguiu ultrapassar Sainz com um 'mergulho' conseguindo assumir o terceiro lugar. Se recuperando por ter largado em sexto, Verstappen também 'vitimou' o espanhol da Ferrari e se tornou o P4.

Antes mesmo da décima volta, o heptacampeão começou a caça ao líder Norris. Com apenas sete voltas completadas, Ocon precisou abandonar. Zhou foi o primeiro a parar, na volta de número 10. Pouco depois, o carro de Piastri apresentou problema e ficou bem lento na pista.

Pensando que o problema do australiano iria promover uma bandeira amarela, muitos pilotos foram ao box, mas o representante da McLaren conseguiu levar o carro para o pit e abandonou. Enquanto isso, na pista, Leclerc e Verstappen começaram um 'arranca rabo' com o monegasco indo para fora da pista na tentativa de defesa.

E na volta 17, Verstappen foi aos boxes - sendo um dos primeiros da turma da frente a fazer a troca. O holandês colocou pneus médios. Logo na sequência, Norris, Sainz e Pérez também seguiram o movimento do tricampeão.

A vigésima volta também marcou uma nova leva de paradas. Com pneus novos, Norris ultrapassou Russell sem dificuldade, uma vez que o britânico da Mercedes estava com pneus muito desgastados. 

A briga de estratégias começou a ficar mais evidente na volta 24, com McLaren, Ferrari, Mercedes e Red Bull tentando entender qual a melhor hora de parar e qual o melhor pneu usar para superar o adversário. 

Levou 28 voltas para que Verstappen assumir a liderança. Com uma bela manobra, o tricampeão mergulhou no momento exato, onde o britânico não conseguiu nem se movimentar para se proteger do ataque. A volta 35 marcou a segunda ida de Norris aos boxes, a Red Bull, em resposta, chamou Verstappen para o pit, com Sainz seguindo o 'trenzinho'.

Hamilton parou na volta 39, acabando com o 'sonho' de uma única parada. Lá na frente, Norris conseguiu superar Leclerc - com pneus muito mais gastos. Hamilton, que parou por último entre os primeiros colocados, conseguiu dar o bote em Leclerc sem dificuldades.

No finalzinho, Hamilton e Norris ficaram lado a lado na briga pelo segundo lugar. O piloto da McLaren fez um movimento muito arriscado na hora de 'trancar' pela posição e quase acertou a Mercedes 44, mas no fim, o heptacampeão conseguiu dar o 'X' e assumir o segundo lugar.

Problemas no assoalho fizeram com que Alonso precisasse abandonar há menos de 5 voltas para o fim. E com muita facilidade, Pérez superou Leclerc pelo quinto lugar.

 
1 NetherlandsM. VERSTAPPENRed Bull Racing 1 56

1:35'21.362

  194.054 2 25
DSQ United KingdomL. HAMILTONMercedes 44 56

+2.225

1:35'23.587

2.225 193.979 2 18
2 United KingdomL. NORRISMcLaren 4 56

+10.730

1:35'32.092

8.505 193.691 2 15
3 SpainC. SAINZ JR.Ferrari 55 56

+15.134

1:35'36.496

4.404 193.542 2 12
4 MexicoS. PEREZRed Bull Racing 11 56

+18.460

1:35'39.822

3.326 193.430 2 10
DSQ MonacoC. LECLERCFerrari 16 56

+24.662

1:35'46.024

6.202 193.221 1 8
5 United KingdomG. RUSSELLMercedes 63 56

+24.999

1:35'46.361

0.337 193.210 2 6
6 FranceP. GASLYAlpine 10 56

+47.996

1:36'09.358

22.997 192.440 2 4
7 CanadaL. STROLLAston Martin Racing 18 56

+48.696

1:36'10.058

0.700 192.417 2 2
8 JapanY. TSUNODAAlphaTauri 22 56

+1'14.385

1:36'35.747

25.689 191.564 3 2
9 ThailandA. ALBONWilliams 23 56

+1'26.714

1:36'48.076

12.329 191.157 2  
10 United StatesL. SARGEANTWilliams 2 56

+1'27.998

1:36'49.360

1.284 191.115 2  
11 GermanyN. HULKENBERGHaas F1 Team 27 56

+1'29.904

1:36'51.266

1.906 191.052 2  
12 FinlandV. BOTTASAlfa Romeo 77 56

+1'38.601

1:36'59.963

8.697 190.767 2  
13 ChinaG. ZHOUAlfa Romeo 24 55

+1 Lap

1:35'24.938

1 Lap 190.466 2  
14 DenmarkK. MAGNUSSENHaas F1 Team 20 55

+1 Lap

1:35'29.434

4.496 190.317 2  
15 AustraliaD. RICCIARDOAlphaTauri 3 55

+1 Lap

1:35'30.214

0.780 190.291 2  
dnf SpainF. ALONSOAston Martin Racing 14 49

+7 Laps

1:24'38.227

6 Laps 191.273 3  
dnf AustraliaO. PIASTRIMcLaren 81 10

+46 Laps

17'39.564

39 Laps 186.213 1  
dnf FranceE. OCONAlpine 31
Envie seu flagra! flagra@motor1.com