Da 'pole' para vitória! Deu Max Verstappen na sprint race de Austin. A corrida curta que antecede o GP principal da Fórmula 1 nos Estados Unidos teve o tricampeão mundial como vencedor sendo seguido por Lewis Hamilton e Charles Leclerc completando o pódio.
A corrida
A largada da sprint foi limpa com Verstappen defendendo a posição de forma agressiva em relação à investida de Leclerc. Por conta disso, Hamilton aproveitou a briga a sua frente e ultrapassou o monegasco assumindo a segunda colocação.
Um pouco mais atrás, Norris e Sainz tiveram um pequeno entrave com o espanhol conseguindo assumir a posição do britânico. Na segunda volta, Pérez tentou atacar Piastri, mas acabou saindo da pista e ainda sim não conseguiu assumir a posição.
Uma volta depois, o mexicano fez o movimento de 'X' e conseguiu superar o australiano. Logo atrás, Russell conseguiu fazer a ultrapassagem sob Oscar, mas foi acusado por Gasly, no rádio, de ter saído da pista.
Os comissários entenderam a mesma coisa que o francês do Alpine e puniram o piloto da Mercedes em 5s. Ainda em uma briga particular, praticamente na metade da corrida, Norris conseguiu ultrapassar Sainz, mas acabou tomando o 'X' do rival da Ferrari que foi o único a largar de pneu macio.
Na décima volta, finalmente, o britânico da equipe papaia conseguiu superar a Ferrari do espanhol. Com os pneus já bem desgastados em relação aos adversários, Sainz também perdeu a posição para Pérez.
Restando cinco voltas para o fim, Sainz foi vítima novamente, desta vez por parte de Russell, da Mercedes. Contudo, o britânico foi surpreendido pelo espanhol que conseguiu devolver o bote. O problema no freio, que perseguiu Stroll durante todo o fim de semana, retomou e o canadense precisou abandonar restando duas voltas para o fim. Na derradeira, Zhou foi punido com cinco segundos.
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | M. VERSTAPPENRed Bull Racing | 1 | 19 | - | 8 | ||||
2 | L. HAMILTONMercedes | 44 | 19 | +9.465 9.465 | 9.465 | 7 | |||
3 | C. LECLERCFerrari | 16 | 19 | +17.987 17.987 | 8.522 | 6 | |||
4 | L. NORRISMcLaren | 4 | 19 | +18.863 18.863 | 0.876 | 5 | |||
5 | S. PEREZRed Bull Racing | 11 | 19 | +22.928 22.928 | 4.065 | 4 | |||
6 | C. SAINZ JR.Ferrari | 55 | 19 | +28.307 28.307 | 5.379 | 3 | |||
7 | P. GASLYAlpine | 10 | 19 | +32.403 32.403 | 4.096 | 2 | |||
8 | G. RUSSELLMercedes | 63 | 19 | +34.250 34.250 | 1.847 | 1 | |||
9 | A. ALBONWilliams | 23 | 19 | +34.567 34.567 | 0.317 | ||||
10 | O. PIASTRIMcLaren | 81 | 19 | +42.403 42.403 | 7.836 | ||||
11 | E. OCONAlpine | 31 | 19 | +44.986 44.986 | 2.583 | ||||
12 | D. RICCIARDOAlphaTauri | 3 | 19 | +45.509 45.509 | 0.523 | ||||
13 | F. ALONSOAston Martin Racing | 14 | 19 | +49.086 49.086 | 3.577 | ||||
14 | Y. TSUNODAAlphaTauri | 22 | 19 | +49.733 49.733 | 0.647 | ||||
15 | N. HULKENBERGHaas F1 Team | 27 | 19 | +56.650 56.650 | 6.917 | ||||
16 | V. BOTTASAlfa Romeo | 77 | 19 | +1'04.401 1'04.401 | 7.751 | ||||
17 | G. ZHOUAlfa Romeo | 24 | 19 | +1'07.972 1'07.972 | 3.571 | ||||
18 | K. MAGNUSSENHaas F1 Team | 20 | 19 | +1'11.122 1'11.122 | 3.150 | ||||
19 | L. SARGEANTWilliams | 2 | 19 | +1'11.449 1'11.449 | 0.327 | ||||
dnf | L. STROLLAston Martin Racing | 18 | 16 | | 1 |