O grupo Stellantis contabiliza os números de vendas das 14 marcas do conglomerado nos primeiros 6 meses do ano e coloca a Fiat em destaque. No período, a fabricante italiana entregou em todo o mundo 645.000 veículos e avançou 10% na comparação com igual período do ano passado. Na prática, foi a fabricante mais vendida do grupo.

Do montante vendido, pelo menos 50% correspondem às vendas realizadas fora da Europa. Nesse ponto, destaque para a participação de 14,1% na América do Sul. No Brasil, maior mercado da região, a Fiat fechou o semestre com representação de 22% e vendas robustas da picape Strada (mais de 50.500 unidades no período).

Outros modelos brasileiros bem posicionados são o Mobi (30.443 exemplares vendidos no semestre), Argo (31.920), Toro (25.287), Pulse (21.446) e Fastback (17.498). O sedã Cronos, que chega por aqui importado da Argentina, vendeu 19.195 unidades. Já o 500e, elétrico, teve apenas 38 unidades comercializadas.

No seu país de origem, a Itália, a Fiat conquistou 12,8% de participação e teve o Panda como veículo mais vendido do primeiro semestre. Na Turquia, onde a marca também é forte, a participação de mercado foi de 18,2% graças ao sucesso do Tipo. Neste dois países, assim como no Brasil, a Fiat é líder.

Na Europa, em geral, o 500e obteve vendas sólidas e foi o veículo elétrico mais vendido da Stellantis no continente. Liderou ainda as vendas do segmento de carros pequenos e esteve entre os cinco mais vendidos na Itália, Alemanha, França e Espanha.

Teste Fiat 500e

Fiat 500e

O CEO da Fiat, Olivier François, disse que o plano de produtos da empresa para os próximos três anos "vai levar a Fiat de volta ao seu lugar: um líder, uma referência, uma marca de amor". Recentemente, a marca lançou na Europa o crossover 600 (irmão do Jeep Avenger) e prepara para 2024 o lançamento da nova geração do Panda. No Brasil, a próxima linhagem do Argo deverá ter influência direta deste projeto.

Corre por fora ainda a chegada da nova geração do Tipo, que será transformado em SUV e terá alcance comercial global.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com