Definitivamente, 2023 é o ano das picapes no Brasil, com cada vez mais novidades chegando ao mercado. A Fiat não ficará de fora, com a inédita Titano, entrando no segmento das caminhonetes médias. E não será a única novidade da fabricante italiana. A empresa confirmou que fará a apresentação oficial da Fiat Strada 2024 em agosto para a imprensa. Adotará o 1.0 turbo de 130 cv compartilhado com Pulse e Fastback, além de outras mudanças.
A chegada da Fiat Strada 2024 havia sido revelada pela própria fabricante em um evento feito em janeiro na Argentina. Na ocasião, os executivos afirmaram que o lançamento seria no 3º trimestre, trazendo um design atualizado para a picape compacta, novos faróis de LED, central multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas e o 1.0 turbo. Falou-se também de mais equipamentos e existe um rumor de que teria itens como frenagem automática de emegência, alerta de saída de faixa e farol alto automático, ao menos na versão mais cara.
O motor 1.0 turbo já é bem conhecido pelos brasileiros, usado pelos Fiat Pulse e Fastback e, em breve, também estará sob o capô do Peugeot 208 e do inédito Citroën C3 Aircross. São 130 cv e 20,4 kgfm de torque, controlados por um câmbio automático do tipo CVT, com 7 marchas simuladas. É um número que vai ajudá-la a enfrentar a nova Chevrolet Montana, que usa um 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm. A rival da GM pode até ser mais potente, mas a Strada pode ter uma vantagem no peso.
+ Kit da China converte Fusca em elétrico pelo equivalente a R$ 10 mil
+ Microcarro elétrico Citroën Ami tem lançamento confirmado no Brasil
A Strada 2024 já foi vista em testes algumas vezes, ainda bem camuflada. As unidades fotografadas aparentam estar com um para-choque redesenhado e uma leve mudança na grade. A Fiat não deve mexer muito no visual, como foi o caso do facelift de outros modelos, como Argo e Cronos.
A expectativa é que a Fiat Strada 2024 receba o motor turbo somente nas configurações mais caras, como Volcano e Ranch, mantendo o 1.3 Firefly de 109 cv nas versões intermediárias e o 1.4 Fire Evo de 88 cv para a Strada Endurance de entrada. Como receberá mais equipamentos, os preços devem subir. Hoje, a Strada Volcano 1.3 com câmbio CVT custa R$ 118.990, enquanto a Ranch é vendida por R$ 126.990.