A Fiat revelou o 600e recentemente, seu novo SUV compacto e, durante a apresentação, fez uma coisa bem incomum, mostrando um projeto que foi cancelado. O que torna isto interessante é que trata-se de um modelo que seria o substituto do Punto, algo que muitos pediam há tempos na Europa.

De acordo com Antonio Massacesi, chefe de novos produtos da Fiat, o ex-CEO e falecido Sergio Marchionne tinha suas dúvidas sobre o segmento do Punto, argumentando que era muito competitivo e pouco lucrativo. Como resposta, a equipe de Massacesi apareceu com a ideia de um 500 maior, que parece muito com o 500X lançado um ano depois, em 2014. O executivo descreve o projeto abortado como "mais aspiracional do que um Punto, um Fiesta ou um Clio" por um preço mais baixo. Marchionne teria gostado do novo plano e aprovou o carro, só que acabou abortado alguns meses depois.

Fiat 500X 2022

Ficou neste vai e vem por algum tempo até que a Fiat descartou de vez a produção do sucessor do Punto. Massacesi diz que precisaria de uma nova plataforma para atender as regulamentações de emissões e segurança. Até então, o Punto estava utilizando a plataforma SCCS desenvolvida em parceria com a General Motors (que usou no Corsa).

As outras marcas da então Fiat-Chrysler se recusaram a compartilhar o custo de desenvolvimento da nova arquitetura, levando ao cancelamento do projeto. A Fiat fez as contas e decidiu que fazer uma plataforma para somente um veículo não valia a pena. O Punto acabou saindo de linha em 2018 e a fabricante vê o novo 600 como um sucessor indireto. Desta vez, o trabalho foi compartilhado por usar a plataforma e-CMP2 desenvolvida pela Stellantis e que é utilizada também pelo Jeep Avenger.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com