Respondendo por mais de 19% de todos os 151.721 veículos registrados no Brasil, o segmento de picapes comercializou 29.589 unidades em abril, somados os modelos das três categorias. O resultado representou um crescimento de quase 28% em relação ao mesmo período de 2022 (23.190). Na comparação com março (35.802), que contou com cinco dias úteis a mais, houve uma queda de pouco mais de 17%.
Entre as picapes pequenas, a forte evolução da Saveiro (3.152) nos últimos doze meses – vale ressaltar que, naquele momento, a Volkswagen estava com problemas produtivos – reduziu em mais de 7 pontos percentuais a liderança da Strada (8.047). No acumulado do quadrimestre, no entanto, a vantagem da representante da Fiat já é superior a 21 mil unidades.
Já na faixa intermediária, a folga da Fiat Toro (3.812) em relação às rivais caiu bastante. A diferença em relação à nova Chevrolet Montana (3.085), que em março havia sido superior a 1,6 mil unidades, caiu para pouco mais de 700 unidades. Atrás da Renault Oroch (1.158), a Ford Maverick (169) teve seu melhor resultado desde julho passado (183).
Picapes Compactas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | ABR/23 | MAR/23 | ABR/22 | % ABR 23 | % MAR 23 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | FIAT STRADA | 31812 | 8047 | 9928 | 7982 | 71,85% | 79,01% | -18,95% | 0,81% |
2º | VW SAVEIRO | 10595 | 3152 | 2637 | 42 | 28,15% | 20,99% | 19,53% | 7404,76% |
42407 | 11199 | 12565 | 8024 | 100,00% | 100,00% | -10,87% | 39,57% |
Picapes Intermediárias | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | ABR/23 | MAR/23 | ABR/22 | % ABR 23 | % MAR 23 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | FIAT TORO | 15891 | 3812 | 5607 | 5105 | 46,35% | 51,53% | -32,01% | -25,33% |
6º | CHEVROLET MONTANA | 7512 | 3085 | 3987 | 0 | 37,51% | 36,64% | -22,62% | - |
7º | RENAULT OROCH | 3800 | 1158 | 1208 | 297 | 14,08% | 11,10% | -4,14% | 289,90% |
8º | FORD MAVERICK | 451 | 169 | 80 | 264 | 2,05% | 0,74% | 111,25% | -35,98% |
27654 | 8224 | 10882 | 5666 | 100,00% | 100,00% | -24,43% | 45,15% |
Na faixa de cima, a enorme vantagem da Toyota Hilux (3.199) registrada nos meses anteriores caiu bastante, com a Chevrolet S10 (2.752) encurtando para aproximadamente 400 unidades uma diferença superior a 1,6 mil em março. Com a maior alta do pódio, a Ford Ranger foi a preferida por 1.361 consumidores.
Logo atrás da Mitsubishi L200 (810), a Volkswagen Amarok (716) teve seu melhor desempenho no ano. Praticamente repetindo o recorde de vendas de março, a Ram 3500 (550) foi a 6ª colocada. A marca norte-americana, que ganhará uma nova representante nos próximos meses, colocou seus outros três modelos no top 10 pelo 2º mês seguido. Abril marcou o 3º aparecimento da GMC Hummer EV (2), que não conta com importação oficial, no ranking em 2023.
Picapes Médias e Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2023 | ABR/23 | MAR/23 | ABR/22 | % ABR 23 | % MAR 23 | VARIAÇÃO ABR/MAR | VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º | TOYOTA HILUX | 13810 | 3199 | 4362 | 4069 | 31,47% | 35,31% | -26,66% | -21,38% |
2º | CHEVROLET S10 | 9004 | 2752 | 2701 | 2736 | 27,07% | 21,86% | 1,89% | 0,58% |
3º | FORD RANGER | 5341 | 1361 | 1978 | 1111 | 13,39% | 16,01% | -31,19% | 22,50% |
4º | MITSUBISHI L200 | 3332 | 810 | 952 | 1055 | 7,97% | 7,71% | -14,92% | -23,22% |
5º | VW AMAROK | 2337 | 716 | 601 | 101 | 7,04% | 4,86% | 19,13% | 608,91% |
6º | RAM 3500 | 1612 | 550 | 553 | 2 | 5,41% | 4,48% | -0,54% | 27400,00% |
7º | NISSAN FRONTIER | 2113 | 452 | 571 | 337 | 4,45% | 4,62% | -20,84% | 34,12% |
7º | RAM CLASSIC | 707 | 129 | 251 | 0 | 1,27% | 2,03% | -48,61% | - |
8º | RAM 2500 | 526 | 82 | 191 | 83 | 0,81% | 1,55% | -57,07% | -1,20% |
9º | RAM 1500 | 430 | 81 | 176 | 4 | 0,80% | 1,42% | -53,98% | 1925,00% |
10º | JEEP GLADIATOR | 47 | 16 | 9 | 0 | 0,16% | 0,07% | 77,78% | - |
11º | FORD F150 / F250 | 30 | 15 | 8 | 2 | 0,15% | 0,06% | 87,50% | 650,00% |
12º | GMC HUMMER EV | 6 | 2 | 1 | 0 | 0,02% | 0,01% | 100,00% | - |
13º | CHEVROLET SILVERADO | 4 | 1 | 1 | 0 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | - |
39299 | 10166 | 12355 | 9500 | 100,00% | 100,00% | -17,72% | 7,01% |
Fonte: Fenabrave