A inédita picape nacional da Ram acaba de ter mais informações reveladas. Um novo vídeo de teaser divulgado pela montadora mostrou um pouco mais do desenvolvimento da novidade. Isso incluiu imagens virtuais do propulsor e também a picape em testes no fora de estrada, ainda que camuflada.

O nome do vídeo é "O Estado da Arte" e grande novidade mesmo é a confirmação do propulsor. A Ram afirmou na divulgação apenas que a nova picape nacional utilizará o motor Hurricane 4. Mas, questionada pelo Motor1.com Brasil, a empresa afirmou que se trata do 2.0 turbo de quatro cilindros já utilizado pelo Jeep Wrangler. Isso é confirmado por outro trecho do comunicado, onde a Ram diz que será a primeira aplicação do propulsor em modelos fabricados na América Latina.

Picape nacional da Ram: novo teaser fala sobre motor e desempenho

Picape nacional da Ram: novo teaser fala sobre motor e desempenho

E o que é este motor Hurricane 4? É um propulsor 2.0 turbo a gasolina com 4 cilindros em linha. No Wrangler, tem 16 válvulas com duplo comando variável e injeção direta de combustível. Ainda não se sabe se ele será transformado em flex para o mercado brasileiro. No entanto, no modelo da Jeep com gasolina já entrega 272 cv de potência 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque a 3.000 rpm. Apesar de os dados específicos para a picape da Ram ainda não terem sido divulgados, a marca já afirmou que será a picape mais rápida produzida no Brasil.

No entanto, como a picape nacional da Ram utiliza a base Small Wide 4x4, a mesma de modelos como Fiat Toro e Jeep Commander, o sistema de transmissão deverá ser diferente. Por aqui, a novidade deve adotar um câmbio automático de 9 marchas e um sistema de tração integral, como os irmãos de plataforma. O Jeep Renegade, por exemplo, já oferece tração nas quatro rodas em associação ao motor 1.3 turbo flex. Ou seja, não será necessário optar por um motor a diesel para se ter tração total.

Ram nacional a diesel ainda não está descartada

A Ram ainda poderia usar o conhecido 2.0 turbo de 170 cv e 38,7 kgfm que está na linha da Jeep e na Fiat Toro, porém alguns apontam que a Stellantis estaria preparando um novo 2.2 turbodiesel para a picape, que poderia chegar a alguns carros da Jeep em um segundo momento. No entanto, dada a potência no motor 2.0 turbo a gasolina, que além disso tem mais torque que o 2.0 diesel, poderia ser um indicativo de que o diesel não estará presente.

A Ram não deve demorar muito mais para apresentar a sua picape média nacional. Durante a feira Agrishow, executivos da marca disseram que farão uma apresentação em breve para falar sobre os detalhes da produção em Goiana (PE). E, considerando a frequência com que os protótipos são vistos pelas ruas, a caminhonete está praticamente pronta. Apareceu até mesmo nos Estados Unidos novamente.

Galeria: Ram nacional em testes nos EUA

Picape nacional da Ram: versões e preços

Até o momento, os rumores dão conta de que a nova picape Ram terá quatro versões: Big Horn, Laramie, R/T e Rebel. A Big Horn é a variante básica e que buscará os clientes que querem uma caminhonete para carga. Na linha normal da Ram, costuma ser a segunda opção mais barata, acima da Tradesman. Por este posicionamento, deve perder alguns equipamentos para ficar mais acessível e ter um preço próximo das outras picapes médias – que hoje partem de R$ 250 mil.

A versão seguinte seria a Laramie, nome bem conhecido e usado também por 2500 e 3500, que já começa a trazer mais equipamentos para ficar alinhada com o posicionamento normal da Ram de ser uma opção mais premium entre as picapes. Adotaria acabamento em couro marrom e peças cromadas no exterior.

Para quem quer uma pegada mais esportiva, a Ram apostará em uma versão R/T, resgatando o nome que foi usado pela Dakota no Brasil, usando itens escurecidos como faróis e lanternas, saída dupla de escapamento e pneus de asfalto de série. Parte destes detalhes em preto serão compartilhados pela versão Rebel, que seguiria a ideia vista na Ram 1500 Rebel.

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