O grupo Stellantis comemora neste mês de fevereiro aniversário de 5 anos de lançamento do sedã Fiat Cronos. Produzido na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina, o três-volumes é comercializado em diversos países da América do Sul e, neste período, soma mais de 270 mil unidades vendidas em toda a região. Desse total, diz a empresa, 145 mil exemplares foram entregues no Brasil.

Na fábrica de Córdoba, o Cronos se destaca por contar com aproximadamente 44% de conteúdo local - índice considerado alto para os padrões argentinos. Na história local da Fiat, é o segundo veículo mais produzido pela empresa no país, perdendo apenas para o clássico 600 (294 mil unidades produzidas em 22 anos).

O gosto dos argentinos pelo Cronos é tão grande que o sedã lidera o mercado local há nada menos que 31 meses consecutivos. Só em 2022, por exemplo, foram aproximadamente 38 mil unidades vendidas por lá. Entre outros diferenciais, o modelo conta com o maior porta-malas do segmento (cerca de 525 litros) e versões que constam entre as mais acessíveis da categoria.

Desde meados do ano passado, o Cronos é vendido na linha 2023 com novidades no visual e na lista de equipamentos. Por fora, ganhou grade dianteira com duas linhas cromadas e rodas de liga leve redesenhadas de acordo com cada versão. Por dentro, passou a contar com novo volante multifuncional (o mesmo usado pelo Pulse).

Fiat Cronos Drive 1.3 CVT 2023

Na mecânica, a novidade ficou por conta do motor 1.3 Firefly associado ao câmbio automático do tipo CVT, repetindo o conjunto já usado pela Strada e pelo Pulse. Além disso, passou a ter versões equipadas com motor 1.0 Firefly de até 77 cv e 10,9 kgfm. A gama é composta pelas versões 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3 MT, Drive 1.3 CVT e Precision 1.3 CVT. O pacote S-Design é opcional.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com